• Carregando...

Mais de 60% dos estudantes que estão entrando ou saindo das universidades preferem a televisão para se manter atualizados sobre os acontecimentos do mundo contemporâneo. Os dados foram retirados do questionário socioeconômico do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2004 e divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Segundo a pesquisa, estudantes de estabelecimentos públicos utilizam mais a TV do que os colegas das instituições privadas. Estes preferem a internet. Perguntados sobre a freqüência com que lêem jornal, cerca de um terço - entre ingressantes e concluintes de ambas as redes - declarou que o faz "raramente" ou "algumas vezes por semana".

Livros

Sobre a quantidade de livros que leram em 2004, os estudantes de ambas as redes apresentaram o mesmo perfil: 65%, em média, declararam ter lido entre um e cinco livros, enquanto 20% não leram nenhum e apenas cerca de 10% leram mais que seis. A questão excluía livros escolares.

Perguntados também sobre quais livros que mais lêem, 30% dos ingressantes e 20% dos concluintes instituições públicas declararam preferir obras literárias de ficção. Entre os alunos das privadas, a maioria prefere livros técnicos: 23% dos ingressantes e 37% dos concluintes.

Participaram do Enade 2004 apenas alunos ingressantes e concluintes matriculados nas seguintes áreas do conhecimento: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]