• Carregando...
MEC e Capes lançam programa de capacitação para professores de ciências do ensino fundamental
| Foto: Unsplash / Reprodução

O Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes) divulgaram nesta sexta-feira (27) o lançamento dos editais do Programa Ciência 10. A iniciativa vai destinar R$ 3,5 milhões da Capes para a formação de 4 mil professores de ciências que dão aula em escolas públicas, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O programa, realizado em parceria com 19 instituições de ensino superior federais e estaduais e 125 municípios, terá 3.920 vagas para professores de sala de aula. O Ciência 10 oferecerá aulas de aperfeiçoamento a distância durante três semestres - 480 horas -, por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com um encontro presencial obrigatório por mês em algum dos polos da instituição. O governo prevê, na primeira edição do programa, beneficiar indiretamente 400 mil estudantes.

"Essa é a primeira vez que a gente está trazendo esse tipo de ação para a sala de aula, investindo na capacitação do professor para melhorar lá na ponta a qualidade da educação", afirmou o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A escolha da área de ciências e dos anos finais do ensino fundamental deu-se, segundo o Presidente da Capes, Anderson Correia, por ser uma das de maior carência no Brasil. Na última edição da avaliação internacional feita pelo Pisa, da OCDE, o Brasil ficou nessa disciplina em 63º lugar entre 70 países.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]