• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) lançará nesta segunda-feira (4) um documento com indicadores para avaliar a qualidade da educação infantil, que atende crianças até os seis anos de idade. A proposta é que as instituições públicas e conveniadas façam autoavaliação com base em questionários.

"A escola receberá um caderno com perguntas e terá de avaliar a sua situação de acordo com cada indicador. Eles podem marcar no campo vermelho, amarelo ou verde. Com isso, poderão ter um mapa da sua realidade", afirmou ao G1 a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar. Serão distribuídos 300 mil exemplares desse caderno.

O trabalho foi feito em conjunto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a Ação Educativa e a Fundação Orsa. O lançamento do documento ocorrerá durante o Fórum Nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Curitiba.

"Com os seus principais problemas mapeados, a escola poderá traçar um plano de ação. Assim, poderemos apresentar quais programas temos para sanar essas deficiências", diz Maria do Pilar. A adesão ao projeto é voluntária. "Não pretendemos fazer a centralização dessa análise. O objetivo é de formação e não de fiscalização."

Dimensões

A análise é dividida em sete dimensões: planejamento institucional, multiplicidade de experiências e linguagens (formas de a criança conhecer e experimentar o mundo e se expressar); interações (espaço coletivo de convivência e respeito); promoção da saúde; qualidade e condições dos espaços, materiais e mobiliários; formação e condições de trabalho das professoras e demais profissionais; cooperação e troca com as famílias e participação na rede de proteção social.

A secretária afirma que, numa próxima etapa, o ministério pretende conversar com os secretários para obter um retorno dessa avaliação. Segundo o MEC, os indicadores foram testados com sucesso em 22 instituições públicas e privadas em todo o país.

A partir do dia 15 de maio, o documento estará disponível nos seguintes sites:www.mec.gov.br, www.acaoeducativa.org.br, www.fundacaoorsa.org.br, www.unicef.org.br, www.undime.org.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]