Departamento Educação Física ocupado| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

As ocupações iniciadas na segunda-feira (24) tomaram novo corpo nesta quarta-feira (26) na Universidade Federal do Paraná (UFPR), com a adesão dos alunos dos cursos de Educação Física, Turismo e Filosofia, segundo o movimento Ocupa UFPR. Depois da paralisação no prédio Dom Pedro I, os alunos decidiram ocupar o departamento de Educação Física, no Jardim Botânico. No Litoral, os estudantes deliberaram em assembleia por uma greve por tempo indeterminado, mas sem ocupação.

CARREGANDO :)

Os estudantes de Educação Física também fizeram uma manifestação de rua nesta quarta, nas proximidades do Centro Politécnico, com faixas e cartazes contra a PEC 241, que delimita um teto para os gastos públicos. A proposta foi aprovada em segundo turno na noite desta terça (25) no plenário da Câmara dos Deputados.

ERRAMOS

Ao contrário do que publicamos anteriormente, o Departamento de Educação Física fica no campus Jardim Botânico, que é vizinho ao Centro Politécnico. A informação sobre a localização do prédio havia sido passada pela assessoria da UFPR.

Publicidade

Eles também contestam a medida provisória que propõe reformular o currículo do ensino médio, além da resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR que estabelece novas regras para o cancelamento e a suspensão do registro acadêmico.

Segundo o movimento Ocupa UFPR, “a MP 746, que determina reformas para o ensino médio, imposta sem diálogo com a comunidade estudantil, afeta negativamente os 19 cursos de licenciatura da UFPR. São alterações na carga horária, disciplinas obrigatórias, ensino técnico, línguas estrangeiras, vestibulares e formação e contratação dos professores”.

Já a resolução 96/15-CEPE determina que terão seu registro acadêmico cancelado, caracterizado como abandono de curso, alunos com desempenho acadêmico insuficiente e reprovação por frequência, tanto nos cursos de Graduação, quanto na Educação Profissional e Tecnológica da UFPR. Os alunos alegam que essa medida “pode vir a cancelar a matrícula dos estudantes em situação de fragilidade socioeconômica”.

Até o momento, a assessoria de imprensa da UFPR não se manifestou sobre a ocupação do departamento de Educação Física, mas informou que o setor administrativo da universidade não está sendo afetado. As ocupações estão acontecendo apenas nas salas de aula.

Ocupação no Dom Pedro I

As ocupações começaram no prédio Dom Pedro I na segunda-feira (24) à noite, motivadas pelos alunos do curso de Pedagogia, que realizaram assembleias e deliberaram pela intervenção. Alguns outros cursos também já aderiram ao movimento.

Publicidade

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) realiza nesta quarta uma assembleia com todos os alunos para debater tanto a MP 746 como a PEC 241. Dependendo da decisão dos alunos, pode crescer ainda mais a mobilização dos estudantes da universidade.