• Carregando...

Moradores de cinco casas de estudantes universitários de Curitiba realizam um protesto nesta quarta-feira, dia 9, na Praça Santos Andrade, Centro da capital. Eles reivindicam verbas para reformas do Lar da Acadêmica de Curitiba (LAC), Casa do Estudante Nipo-Brasileiro de Curitiba (Cenibra), Casa da Estudante Universitária de Curitiba (Ceuc), Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) e Casa do Estudante Luterano Universitário. Estes estudantes são originários de outras cidades ou estados e não têm muitos recursos para se manterem. A única fonte de renda da maioria das casas, atualmente, é o pagamento de mensalidades.

A estudante de arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Fernanda Pereira de Souza é moradora do LAC. Ela contou para a reportagem do jornal Gazeta do Povo que a cerca elétrica da casa não funciona, que os vidros estão quebrados e que as instalações elétrica e hidráulica precisam ser trocadas com urgência. Segundo a presidente do LAC, Gabriela Hayashida, seriam necessários pelo menos R$ 80 mil para resolver os problemas do local, de acordo com um levantamento.

Na Cenibra, o problema é uma rachadura na parede da lavanderia. Na Ceuc, os estudantes reclamam da mobília da sala de estudos, afirmando que está praticamente inviável a sua utilização. Na Casa do Estudante Luterano Universitário, os móveis são uma das três prioridades. Segundo informações da Gazeta do Povo, nenhum diretor da CEU, a maior das residências estudantis da capital, foi encontrado para comentar os problemas que a casa enfrenta.

Além do dinheiro para as reformas, os estudantes também pedem uma maior assistência, como as bolsas que estudantes do Rio de Janeiro que moram em entidades semelhantes recebem. Os estudantes também reivindicam a permissão para que os moradores de qualquer casa de estudantes, independente da instituição onde estuda, poder almoçar no Refeitório Universitário da UFPR a R$ 1,30.

Saiba mais sobre as reclamações dos estudantes na reportagem de Marcio Antonio Campos, na edição desta quarta-feira da Gazeta do Povo.

Alunos da PUC acampam no câmpus Curitiba por redução de mensalidades. Programação cultural marca protesto

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]