• Carregando...

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta quinta-feira (16) novos dados sobre o vestibular da unidade do litoral, cuja primeira fase acontece neste próximo domingo (19). Esse é o primeiro processo seletivo da UFPR Litoral, inaugurada no dia 16 de maio em Matinhos. Estão sendo oferecidas 60 vagas em dois cursos superiores (Fisioterapia e Gestão Ambiental) e outras 131 vagas em quatro cursos técnicos (Técnico em Agroecologia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Hotelaria e Técnico em Transações Imobiliárias).

De acordo com o reitor da UFPR, Carlos Moreira Junior, foi feita uma análise detalhada das necessidades do litoral para implantar os cursos. "Em conversas com lideranças e empresários locais, nós observamos que os cursos seriam importantes para a região, como o curso de Técnico em Transações Imobiliárias. Há uma grande demanda de profissionais nessas áreas e nós acreditamos que os estudantes serão rapidamente absorvidos pelo mercado após sair da universidade", disse o reitor em entrevista coletiva.

No total, 1756 candidatos se inscreveram para o vestibular da UFPR Litoral. Para o curso de Técnico em Agroecologia existem 36 vagas e 79 candidatos inscritos, o que dá uma relação de 2,19 candidatos por vaga. Para o curso de Técnico em Enfermagem se inscreveram 255 vestibulandos para 25 vagas, uma relação de 10,20. Para o curso de Técnico em Hotelaria se inscreveram 189 candidatos para 35 vagas, uma relação de 5,40. Para o curso de Técnico em Transações Imobiliárias são 35 vagas para 113 candidatos, o que dá uma relação de 3,23 candidatos por vaga.

O curso de Fisioterapia é o mais concorrido: são 30 vagas para 703 inscritos, uma relação de 23,43 candidatos por vaga. Por último, o curso de Gestão Ambiental oferece 30 vagas para 417 candidatos, uma concorrência de 13,90 candidatos por vaga. É a primeira vez que a universidade oferece estes cursos.

Um dado curioso é que, deste total, 558 candidatos são homens e 1.199 são mulheres. A professora Cyntia Cristina Zaruck, coordenadora de implantação da UFPR Litoral, acredita que o número de mulheres é maior pelo fato de Fisioterapia e Enfermagem – dois cursos bem concorridos - terem uma procura maior por pessoas do sexo feminino. Cerca de 1.000 candidatos são do litoral, o que representa a maioria dos inscritos. Quase 500 são de Curitiba, e os demais estão espalhados pelo Paraná, Santa Catarina e outras regiões do país.

Do total de candidatos, 90 se inscreveram pelo sistema de cotas raciais, destinadas a estudantes negros, e 677 pelas cotas sociais, para alunos de escolas públicas. São 38 vagas para cada grupo de cotistas, o que dá uma relação candidato/vaga de 2,36 para os negros e de 17,81 para os alunos de escolas públicas. Como há mais candidatos do que vagas, os que não passarem pelo sistema de cotas concorrem normalmente com os outros candidatos.

Provas

O vestibular começa às 14 horas de domingo, mas os candidatos devem chegar no máximo até 13h30, horário em que os portões fecham e ninguém mais entra. É necessário levar documento de identidade, caneta preta e o comprovante de ensalamento, que pode ser retirado no site www.nc.ufpr.br. Nesta primeira fase serão aplicadas 80 questões de Conhecimentos Gerais para os candidatos aos cursos de graduação e 40 questões de Conhecimentos Gerais e duas questões de Redação para os candidatos aos cursos técnicos. As provas serão aplicadas em Paranaguá e Matinhos.

O gabarito oficial das provas deve ser divulgado no dia 20 deste mês. No dia 27 será divulgada a lista com os candidatos aos cursos de graduação aprovados para a segunda fase, que acontece no dia 3 de julho. Na segunda fase os candidatos devem fazer a prova de Compreensão e Produção de Texto. O gabarito sai no dia 4 de julho. Os candidatos aos cursos técnicos não participam da segunda fase. O resultado geral do vestibular está programado para sair no dia 14 de julho. As matrículas dos novos calouros devem ser feitas então no dia 18. Nos dias 20 de julho e 5 de agosto serão divulgadas respectivamente a 1ª e 2ª chamadas complementares.

Novos cursos

A coordenadora Cyntia Zaruck disse que há na UFPR a intenção de implantar novos cursos na unidade do litoral no ano que vem. "Pensamos em oferecer algum curso na área de saúde ou de Educação Física em 2006 e inclusive cursos de pós-graduação. Primeiro nós vamos experimentar o mercado e ver qual é a melhor opção", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]