• Carregando...
 | Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo

Aprender música ajuda a acelerar o desenvolvimento do cérebro de crianças. Este é o resultado preliminar de um levantamento realizado por neurocientistas do Instituto do Cérebro da Universidade da Carolina do Sul.

Durante dois anos, os pesquisadores avaliaram a evolução das atividades cognitivas de crianças de 6 e 7 anos de comunidades de baixa renda em Los Angeles. As crianças foram divididas em três grupos: algumas começaram a receber instrução musical em um projeto de orquestra juvenil, outras entraram em uma escola de futebol e o restante ficou fora de atividades extraclasse.

As crianças que passaram pelo ensino da música registraram maiores índices de crescimento nas habilidades cognitivas, principalmente de fala e leitura, além de um impacto positivo no desenvolvimento social e emocional.

Os resultados foram publicados na revista Cognitive Neuroscience. Para os neurocientistas, o estudo mostra que o ensino da música faz amadurecer com mais velocidade a via auditiva tendo como consequência uma eficiência maior das funções cerebrais, aumentando a neuroplasticidade. Os especialistas pretendem apresentar novas conclusões nos próximos meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]