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Também o professor Alexandre Sech Júnior, do Dom Bosco, afirma que a prova de Inglês da UFPR, que tem sido modelo para outras instituições de ensino, tem a tendência de questões relacionadas à leitura e compreensão de texto. Desta forma, o vestibulando deverá trabalhar a contextualização e buscar uma compreensão específica para aquelas palavras desconhecidas. "É importante o aluno não deixar aquele espaço vazio ou pular aquela palavra que não sabe o significado. A partir da contextualização, encontrará uma solução semântica; algo que se encaixe no todo. Se pular a palavra, perderá a noção do texto", explica.

Para o professor, a gramática é o elemento estruturador do estudo da disciplina. O vestibulando deverá encarar a gramática como um todo e irá ajudá-lo na compreensão do texto. "O aluno deve assistir às aulas e lembrar que, no vestibular, o Inglês pode sim reprovar. Segundo ele, nas aulas são trabalhadas habilidades e competências para que o aluno faça uma boa prova. "É preciso ser capaz de fazer esquemas e mapas conceituais, ter a prática de fazer anotações durante a leitura do texto, fazer exercícios e vocabulários e saber usar o dicionário".

O importante é ter o hábito do estudo, ter persistência, constância e regularidade nos estudos da língua inglesa. "O aluno deve procurar textos de áreas que lhe interessem e saiba como trabalhá-los. Outra coisa é que o aluno se mantenha informado. Na grande maioria, as instituições utilizam textos sobre atualidades", lembra.

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