• Carregando...

O Enade cujo resultado preliminar foi divulgado ontem pelo MEC, é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira. Em 2012, fizeram a prova quase 470 mil estudantes concluintes dos cursos superiores de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo, além de cursos superiores de tecnologia.

Três universidades paranaenses estão entre as 25 melhores do país, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), publicado ontem pelo jornal Folha de S. Paulo, que classifica as 192 instituições reconhecidas como universidades pelo Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aparece na 9.º posição, seguida pela Estadual de Maringá (UEM), na 22.ª colocação, e Estadual de Londrina (UEL), em 23.º lugar. Em primeiro no ranking está a Universidade de São Paulo (USP), em segundo a Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em terceiro a Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em sua segunda edição, o RUF contemplou a produção científica (com base em indicadores de pesquisa, inserção internacional e inovação) e a graduação, baseada na avaliação da qualidade de ensino.

A avaliação também traz o ranking de cursos. São avaliados os 30 cursos com maior número de matriculados, com base em três indicadores de qualidade do ensino: o número de professores com doutorado, a nota do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e a opinião dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Confira o desempenho das instituições no RUF pelo site http://ruf.folha.uol.com.br/2013/.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]