• Carregando...

A parceria com a família foi ingrediente essencial para zerar a evasão e diminuir as faltas escolares na Escola Municipal Samuel Klabin, em Telêmaco Borba, município localizado na região dos Campos Gerais. O projeto que já existe há três anos em caráter experimental nessa escola é semelhante ao que está para ser aprovado em Curitiba. Neste ano, a prefeitura ampliou o programa para funcionar em outras duas escolas.

Uma vez por mês, profissionais da escola e das secretarias de saúde e assistência social do município realizam encontros com as famílias dos estudantes. Nessas reu­­niões são dadas orientações sobre saúde, bem-estar e psicológicas. De acordo com a secretária de Edu­­cação da cidade, Cláudia Maria da Cruz, o bairro onde está localizada a escola é um dos mais pobres do município. Do total de 572 alunos matriculados, 426 são beneficiários do programa Bolsa Família, do governo federal. Com o programa, o governo paga uma quantia mensal para cada família desde que seus filhos frequentem a escola. "No início foi difícil contar com a participação de todos. Eles tinham receio de entrar na escola", diz.

A diretora da escola, Kitty Gisele Endo, conta que a união com as famílias refletiu positivamente na aprendizagem dos alunos e ninguém mais reprovou por faltas. "O programa se transformou num ombro amigo dos pais. Quando sentimos necessidades encaminhamos as famílias para assistentes sociais, psicólogos, entre outros", diz. Para que os pais participem tranquilamente das reuniões, os professores se revezam nos cuidados dos filhos, sempre em horários diferentes ao de aula.

Para a dona de casa Neuza Cae­­tano, 51 anos, a participação ajudou muito em suas atitudes com sua filha Vidiwane, 9 anos, que estuda na 4.ª série do ensino fundamental. A menina tem paralisia infantil e antes frequentava escola especial para portadores de deficiência. "Antes eu não sabia como lidar com ela e não tinha coragem de chegar até a diretora e perguntar. Ela ainda tem um pouco de dificuldade em algumas matérias, mas melhorou muito", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]