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Nossa reflexão parte para dialogar sobre o cotidiano escolar e a definição dos sujeitos que nele atuam. Segundo Forquin (1993), a escola constitui um "mundo social", com ca­­racterísticas próprias, ritos, modos de regulação e gestão simbólica. O autor acrescenta a ideia de escola singular, que relaciona o cotidiano com o instituído pelas políticas públicas e a cultura científica. Com­preender o que vem a ser o espaço escolar e as demandas so­­ciais diante do co­­nhecimento, bem como as articulações específicas da área na qual atua: esses são os desafios enfrentados pelos educadores no seu cotidiano profissional.

Isso gera claramente uma pedagogia conflitiva socialmente, pois articula interesse e busca respostas para a solução dos conflitos. O que gesta nos processos mediadores e formativos de professores, essa nova postura, a que denomino a postura do olhar sobre sujeito e contexto, e principalmente combativa às formas opressoras de emancipação e saneadora às estagnações possíveis geradas pelos conflitos sociais.

A escola medeia, hoje e sempre, os conflitos sociais, pois os sujeitos que a fazem são atores sociais e, portanto, pessoas que buscam cada vez mais respostas e soluções individuais dentro de um coletivo de intenções. Os sujeitos, no universo escolar, são capazes de articular as opções culturais com o cotidiano em que se circunstanciam, em um universo máximo de conteúdos. Porém compreender esse cotidiano e compreender-se nele é um dos maiores desafios representados nos espaços escolares. Exis­tem crises, que vão do pessoal ao familiar, e que se entrecruzam com a própria crise do conhecimento. Há um espaço que necessita urgentemente ser preenchido pelo estudo e pelo diálogo entre os sujeitos do universo es­­colar, e esses precisam se perceber ou­vidos pelo constante narrar, se identificar em seus sonhos e nas possibilidades de realizar sua identidade dentro do reconhecimento do espaço escolar em que atua e que esse é formado por culturas determinadas pelos sujeitos que o edificam.Marlei Malinoski, mestre em Educação, professora da Universidade Tuiuti do Paraná e dos Ensino Fundamental e Médio da SEED /PR, doutoranda em Educação pela PUC/PR e membro do Conselho de Educação IGRPCOM.

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