• Carregando...

O atual reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Clemente Ivo Juliatto, vai permanecer no cargo por mais quatro anos. A recondução do reitor para o período de 1.º de janeiro de 2006 a 31 de dezembro de 2009 foi divulgada pela instituição neste sábado (27).

Juliatto é reitor da PUC-PR desde 1998. Durante sua gestão, a universidade cresceu em praticamente todos os setores nos quais executa atividades. Foram criados três câmpus no interior do estado, em Londrina, Toledo e Maringá. A instituição tem outros dois câmpus, um em Curitiba e outro em São José dos Pinhais.

Para o reitor, os planos para a próxima gestão continuam sendo de expansão e de continuidade. "Vamos dar ênfase em três grandes linhas. Em primeiro lugar, pretendemos aumentar nossa qualidade, depois vamos aumentar nossa sintonia social, com os programas que atendem a comunidade. Por último, pretendemos promover um crescimento seletivo nos câmpus do interior, que são novos, e aumentar a oferta de cursos de pós-graduação em Curitiba", resume Juliatto. O reitor adianta que no ano que vem a universidade deve passar a ofertar seis novos cursos de doutorado.

Atualmente, nos cinco câmpus da PUC-PR, estudam 20.721 alunos em 52 cursos de graduação, 2533 alunos em cursos de especialização, 1243 em cursos de mestrado e doutorado, 523 em cursos seqüenciais e 653 em cursos de nível técnico, um total de 25.673 estudantes. Hoje, 76% dos docentes da PUC-PR são mestres e doutores. Devidamente credenciados junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), há 94 grupos de pesquisas, nos quais atuam mais de 600 pesquisadores e cientistas.

Perfil

Juliatto nasceu em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e iniciou a carreira como professor de Ensino Fundamental em 1961. Durante quase uma década, ele estudou para ser gestor universitário. Na Universidade de Harvard (EUA) concluiu doutorado em Administração Universitária em 1990. No mesmo ano, como bolsista da Comissão Fulbright, desenvolveu pesquisa sobre a melhoria da qualidade da Educação e do desempenho nas instituições de ensino superior.

Alguns anos antes, em 1984, na Universidade de Columbia, também nos EUA, completou o Doutorado em Administração Universitária. Na mesma instituição, em 1982, realizou dois cursos de mestrado na área de Ensino Superior: Educação - Planejamento e Pesquisa Institucional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]