• Carregando...
Foto: Divulgação | UFSC.
Foto: Divulgação | UFSC.| Foto:

A Corregedoria-Geral da União (CGU) aplicou penalidade de suspensão de 10 dias, convertida em multa, ao reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar. A determinação foi publicada na no Diário Oficial da União.

A decisão foi tomada após a CGU entender que o reitor teria escolhido indevidamente Ronaldo David Viana Barbosa para atuar na Corregedoria-Geral da UFSC, pois o "servidor não preenchia os requisitos para o cargo". Mesmo tendo sido alertado, Balthazar manteve a indicação do nome, que foi aprovado em Conselho Universitário em 8 maio de 2018.

Em comunicado oficial no site da UFSC, o reitor alegou que não houve "qualquer notificação formal" dos resultados dos trabalhos feitos em comissão de Processo Administrativo Disciplinar, expressou tranquilidade, mas não comentou o motivo apontado pela CGU para suspendê-lo.

MPF e a greve de alunos

Balthazar também é investigado em inquérito civil do Ministério Público de Santa Catarina, por possíveis atos de improbidade administrativa durante a greve de alunos de 2019, realizada entre os dias 10 de setembro e 17 de outubro deste ano.

Durante a paralisação, foram registrados diversos atos de vandalismo na universidade, desde o bloqueio da entrada da instituição e de vias públicas até a destruição de patrimônio público, registrado em vídeos e imagens.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]