• Carregando...

A Justiça determinou que a Secretaria Estadual da Educação libere cerca de R$ 15 milhões para o custeio do transporte escolar dos alunos de 280 municípios do Paraná até o fim do mês. A decisão foi do desembargador Vidal Coelho, do TJ do Paraná, que concedeu a liminar pedida pela Associação dos Municípios do Paraná. As informações são da Gazeta do Povo.

Na sentença, o desembargador lembrou que as verbas do transporte escolar dos alunos de 2005 não podem ser transferidas para 2006. Em todo o estado, existem 160 mil alunos de 5.ª a 8.ª séries, tanto na zona urbana como na rural.

A Secretaria da Educação, embora não tenha sido oficialmente comunicada da decisão, divulgou, através de sua assessoria, que o dinheiro será liberado uma vez que já está previsto no orçamento e separado. Segundo o departamento jurídico da Secretaria, os recursos não foram liberados antes, uma vez que a legislação determina que as prefeituras apresentem certidões negativas do Tribunal de Contas do Estado e da Previdência. Muitos destes municípios teriam pendências e sem condições de receber a verba. Com a decisão da Justiça, a Secretaria ficaria desobrigada a exigir o documento para realizar a liberação.

O montante é composto de dois terços de recursos do governo estadual e um terço de dinheiro federal. A legislação atual prevê um pagamento de R$ 206,06 por aluno por ano. O transporte dos estudantes de 5.ª a 8.ª série deve ser pago pelo estado e dos de 1.ª a 4.ª séries pelo município, com repasses da União.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]