PROVA ENEM – PUC – CURITIBA| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A segunda fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu neste domingo (10), em todo o país, sem muitas surpresas. De tendência mais conteudista e menos interpretativa, e sem gerar "polêmica", como nas versões anteriores, o exame foi considerado por muitos candidatos, nas redes sociais, como "equilibrado".

CARREGANDO :)

Em coletiva de imprensa na tarde de hoje, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que foi "o melhor Enem da história do Brasil", em termos de execução, logística, participação e qualidade das provas. Ele atribuiu o sucesso do exame à "postura republicana do governo Bolsonaro".

"Sucesso estrondoso"

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), não houve orientação à equipe que escolheu as questões. O conteúdo da prova é tirado de um banco de itens, que é alimentado ao longo de vários anos.

Publicidade

Nas redes sociais, no máximo, foi possível observar brincadeiras dos internautas quanto a questões do Enem que revelaram, por exemplo, que, utilizando batatas, é possível "salvar" o feijão que ficou salgado demais.

O nível de dificuldade, segundo a grande maioria dos especialistas que comentaram a prova nas redes sociais, foi equilibrado, sem alteração significativa em comparação aos outros anos.

Para o ministro, as críticas em relação à realização da prova deste ano, na verdade, não têm embasamento. "Foi um sucesso estrondoso, e eu tive que acalmar a população este ano dizendo que iria ter Enem, enquanto alguns veículos divulgavam fake news", disse. Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), voltou a afirmar que os servidores do órgão sofreram pressão da mídia durante todo o ano quanto a realização e qualidade da prova.

Vazamento da prova

Neste segundo dia de provas, imagens do exame foram compartilhadas via internet antes do horário de saída permitido aos candidatos, conforme publicou o jornal O Globo, que teve acesso às imagens.

Weintraub, no entanto, afirmou que a atitude não pode ser considerada como vazamento, além de não comprometer o Enem. "O dano disso foi zero. Foi um garoto de 18 anos que vai ter que passar o resto da vida explicando por que ele foi sabotar o Enem", disse.

Publicidade

"Aliás, não teve vazamento, não dá para caraterizar dessa forma, foi só um comportamento equivocado. Acho que não houve caso premeditado. É um trouxa, um babaca. Não devemos dar publicidade a um idiota desses", continuou.

O vazamento que ocorreu na semana passada também já teve os autores identificados. Weintraub disse que, "aparentemente, são militantes". "No primeiro dia da prova, sim, foi premeditado, na tentativa de lesar a sociedade. Tem uma pessoa no Ceará que é realmente culpada, a gente tem que escangalhar a vida dela, ela tentou fazer terrorismo com a sociedade", disse.

Mais cedo, ele havia publicado no Twitter: "Ceará / A Polícia Federal deflagrou a Operação Thoth que busca provas de atos irregulares cometidos em 3/11 no ENEM. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão nas casas de duas aplicadoras, identificadas pelo MEC/INEP. Caso condenadas, a pena pode ser de 5 anos de reclusão. Aquelas duas senhoras que aprontaram bagunça da primeira fase já estão identificadas, afastadas e agora, nesse momento, devem estar tendo uma conversa muito interessante com a polícia federal. Elas terão com certeza um belíssimo domingo".

Sem dar muitos detalhes, o ministro contou que há ainda outros indícios mais graves, como casos de pessoas que teriam sido pagas para fazer a prova.

Números

Na tarde de hoje, cerca de cinco milhões de candidatos tiveram de responder questões de matemática e ciências da natureza. Segundo o Inep, o Enem de 2019 teve a menor taxa de abstenção de "todos os tempos".

Publicidade

Foram dois dias de prova do exame, cada uma com 90 questões de múltipla escolha. No primeiro, foram 45 sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e 45 sobre ciências humanas e suas tecnologias, além da redação com tema "democratização do acesso ao cinema no Brasil". No segundo dia, foram 45 sobre ciências da natureza e 45 sobre matemática.