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Crianças com pais ou outros parentes que sofrem de dislexia, um tipo de transtorno de aprendizagem caracterizado pela dificuldade para ler e escrever, têm grandes chances de desenvolver o distúrbio, já que é genético e hereditário. São diversos os sinais que permitem identificar o problema desde os primeiros anos de vida. Mas é na idade escolar que ele começa a ser detectado, geralmente em sala de aula, segundo a psicopedagoga Maria Luiza Silva, do Am­­bu­­la­tório de Neuropediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC/UFPR). "Pais bem esclarecidos conseguem perceber que há algum problema, mas os professores estão ainda mais qualificados para identificar, pois têm um padrão normal para poder comparar." Veja no quadro abaixo como pais e professores podem notar sinais da existência de dislexia.

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Como identificar

Fique alerta se a criança apresentar alguns desses sintomas:

Pais

Pré-escola

- Atraso no desenvolvimento da fala

- Dificuldade em aprender rimas e canções

- Fraco desenvolvimento da coordenação motora

- Dificuldade com quebra-cabeça

- Falta de interesse por livros impressos

Idade escolar

- Confusão entre esquerda e direita

- Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança)

- Dificuldade em manusear mapas, dicionários e listas telefônicas

- Frequentes perdas de materiais escolares

- Dificuldade na memória de curto prazo, como instruções e recados

- Dificuldade em decorar sequências, como meses do ano, alfabeto e tabuada

- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias)

- Troca de letras na escrita

- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua

- Problemas de conduta, como depressão e timidez excessiva

Professores

Pré-escola

- Dispersão

- Fraco desenvolvimento da atenção

- Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem

- Dificuldade em aprender rimas e canções

- Fraco desenvolvimento da coordenação motora

- Dificuldade com quebra-cabeça

- Falta de interesse por livros impressos

Idade escolar

- Dificuldade na aquisição e automação da leitura e escrita

- Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras)

- Desatenção e dispersão

- Dificuldade em copiar de livros e da lousa

- Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança)

- Constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares

- Confusão entre esquerda e direita

- Dificuldade com dicionários

- Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou sentenças longas e vagas

- Dificuldade na memória de curto prazo

- Dificuldades em decorar sequências, como meses do ano, alfabeto e tabuada

- Dificuldade na matemática e desenho geométrico

- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias)

- Troca de letras na escrita

- Dificuldade na aprendizagem de uma segunda língua

- Problemas de conduta, como depressão, timidez ou extroversão exageradas

O fato de apresentar alguns desses sintomas não indica necessariamente que seja disléxica, pois há outros fatores a serem observados. Porém, representam um quadro que pede maior atenção e/ou estimulação.

Se a criança não for acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e continuarão até a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e, consequentemente, sociais e profissionais.

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