i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Novo ano letivo

Sindicatos recorrem à judicialização e a greves para impedir volta às aulas presenciais

  • PorGabriel Sestrem
  • 06/02/2021 22:01
Sindicatos recorrem à judicialização e a greves para impedir volta às aulas presenciais
| Foto: Reuters / Adriano Machado

Com mais de 40 semanas sem aulas presenciais na maioria das escolas públicas do país, o Brasil está entre os últimos lugares quando o assunto é a reabertura das instituições de ensino. O prejuízo é amplo e não se restringe a perdas educacionais. Como já mostrado pela Gazeta do Povo, além de impactos diretos no aprendizado, o período prolongado de aulas presenciais suspensas tem favorecido a evasão escolar e gerado impactos na saúde mental e física, além de prejuízos à alimentação de crianças carentes e maior exposição a violência, especialmente por parte de alunos cujos pais trabalham fora de casa e não têm um local seguro para deixá-los durante o dia.

Mesmo diante dessa situação, com entidades como Unicef e organizações médicas pedindo o retorno às aulas presenciais de acordo com os protocolos de segurança adequados, sindicatos que defendem professores e demais profissionais de educação têm lançado mão de greves e investidas judiciais contra estados e municípios com o objetivo de impedir a volta às aulas presenciais no início do ano letivo de 2021 até que haja vacinação em massa contra a Covid-19. Como a imunização total ainda pode demorar vários meses para se tornar realidade, a medida condena dezenas de milhões de crianças e adolescentes a um período ainda mais prolongado fora das escolas.

De um lado, “quedas de braço” na justiça...

Evidências científicas atestam que as crianças representam menos de 10% dos casos de Covid, têm baixo número de internações e de mortalidade (de até 0,3%) e não são grandes disseminadoras do vírus (a maioria é assintomática ou apresenta sintomas leves e, desta forma, transmitem menos). Por isso, estados e municípios têm buscado favorecer o retorno seguro principalmente para alunos mais carentes que possuem dificuldades no acesso à internet e para aqueles cujos pais precisam trabalhar fora e não têm um local seguro para deixar os filhos durante o dia.

Mesmo assim, os entraves judiciais para impedir o retorno – ainda que voluntário apenas para aquelas famílias que mais necessitam enviar os filhos às escolas – têm sido uma realidade em vários locais do Brasil.

Uma dessas “quedas de braço” judiciais entre sindicatos e entes federados ocorreu no estado de São Paulo. No dia 13 de janeiro, a Secretaria de Educação do estado informou que as escolas retornariam às atividades presenciais a partir de 1º de fevereiro, na rede privada, e 8 de fevereiro nas escolas públicas estaduais – na capital, a rede municipal sinalizou o retorno para o dia 15.

Entretanto, uma ação civil pública movida pelo sindicato dos professores da rede paulista de ensino (Apeoesp) e pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp), que representa os docentes da rede privada, foi julgada como procedente, no dia 29 de janeiro, pela Justiça de São Paulo. A decisão barrou o retorno presencial às escolas, públicas e privadas, em todo o estado. Na mesma data, contudo, a resolução foi revista pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que autorizou novamente a reabertura.

“Neste momento, devemos seguir as regras técnicas e científicas, emitidas pelas autoridades de saúde, sob pena de instalação do caos. E regras tais, ao fim e ao cabo, são da competência e responsabilidade do Poder Executivo, lastreadas sempre, como no Estado de São Paulo, no conhecimento científico, fato notório e incontroverso”, destacou o desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, presidente do TJ-SP, em sua decisão.

Outros estados que já definiram datas para o retorno presencial têm registrado ameaças de entraves judiciais parecidos, como Rio de Janeiro, Tocantins e Minas Gerais.

... do outro, “braços cruzados”

Porém, quando a investida não alcança a via judicial, os sindicatos têm buscado mobilizar a categoria em greves para impedir a volta às aulas presenciais. Um desses casos ocorreu no estado do Rio de Janeiro: nos dias 29 e 30 de janeiro, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe-RJ) decidiu, em assembleia realizada com professores e funcionários de escolas da rede pública estadual e municipal (da capital fluminense), entrar em greve contra o retorno das atividades presenciais nas escolas, mantendo o trabalho remoto.

Na esfera estadual, a decisão, deliberada por 289 profissionais de educação sindicalizados em uma assembleia on-line, impactaria até 700 mil alunos (número de estudantes matriculados na rede pública estadual estimado pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro – Seeduc-RJ) em 1.230 escolas. Já na capital, a decisão contou com votos de 387 profissionais sindicalizados e pode impactar mais de 644 mil alunos em uma eventual adesão em massa à greve.

Em nota enviada à reportagem, a Seeduc-RJ informou que, no retorno às aulas presenciais, em 1º de março, serão priorizados os 70 mil alunos em situação de maior vulnerabilidade social, o equivalente a 10% da rede estadual de ensino.

Situação parecida ocorre no Paraná: o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) deliberou pela Greve Geral da Educação que terá início no dia 18 – data em que o governo do estado definiu para a volta às aulas presenciais da rede estadual de ensino.

“A nossa greve é em defesa da vida de todos e todas. Para que educadores, pais, mães, responsáveis e estudantes tenham acesso à vacina. Não há condições sanitárias para retorno, mesmo que da forma híbrida, pois não há vacina para todos”, afirma Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato.

Já no estado de São Paulo, o Apeoesp deliberou, em assembleia realizada na sexta-feira (5), uma uma greve para que a categoria não retorne às salas de aula a partir de segunda-feira (8). Também em São Paulo, o Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação de São Paulo (Afuse) está consultando seus associados para avaliar a adesão a uma greve e a uma “campanha contundente contra o retorno às aulas presenciais na pandemia”. A mesma entidade, no entanto, está com sua colônia de férias – que possui piscinas, campo de futebol, áreas de recreação e dezenas de apartamentos – em funcionamento desde novembro de 2020.

Outras entidades, como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet), já se manifestaram sobre possível realização de greve ou estão consultando seus associados para deliberar sobre a paralisação para impedir a volta às aulas presenciais.

Decisão sobre volta às aulas deve ser tomada pelos governos após discussão com a categoria, dizem especialistas

Para Fernando Luís Schüler, docente do Insper, mestre em Filosofia e doutor em Ciências Políticas, é compreensível que haja um temor quanto ao retorno ao ambiente de ensino, já que há maior contato com outras pessoas. Porém, afirma ele, a decisão sobre o retorno deve ser feita sempre por meios técnicos e científicos.

“É compreensível que profissionais de educação tenham restrições quanto à volta ao trabalho presencial, já que o professor em sala de aula lida com uma classe, tem contato direto com pessoas. É um problema real. Por outro lado, cabe aos estados e municípios avaliar, de forma técnica, se há condições de atender aos protocolos de segurança”, observa.

“É obvio que os sindicatos devem reivindicar, é legitimo. Mas não é uma decisão que possa ser tomada de forma política. Qualquer tentativa de imposição acaba incentivando um jogo político, de lobby, de pressões, frequentemente judicializando o tema e aí ingressa em um terreno que dificilmente corresponde com o interesse público. É o momento de a ciência oferecer os insumos para uma tomada de decisão técnica e não política – não na base da pressão, de quem grita mais alto, de quem tem mais força”, afirma.

Schüler também destaca que os interesses dos sindicatos que representam profissionais de educação nem sempre estão relacionados ao melhor para os estudantes já que, pelo caráter natural dos sindicatos, essas entidades defendem os interesses das próprias categorias a que representam, o que não significa que seja o melhor para a comunidade em geral. “Em algumas circunstâncias os interesses dos sindicatos podem confluir com os interesses da comunidade, mas isso não é regra porque frequentemente os interesses gerais colidem com os interesses dos profissionais prestadores de serviços”, declara.

Por outro lado, o doutor em educação e professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Ocimar Munhoz Alavarse, afirma que a judicialização por parte dos sindicatos ocorreu porque não houve negociações suficientes entre as entidades que defendem os profissionais de educação e os estados e municípios. “É uma situação em que os canais de discussão não foram ativados. Às vezes pode ter um conflito de interesses – os direitos das famílias e dos alunos podem em alguns momentos se chocar com os direitos de outros segmentos. Isso faz parte da vida em sociedade. Mas acho que o grande problema, especialmente em São Paulo, é quanto à falta de negociação com o governo”.

O educador defende que não cabe às famílias a decisão pela volta das aulas, e sim ao poder público. Porém, a falta de credibilidade por parte dos governos, segundo ele, seria outro fator a dificultar a chegada a uma solução adequada. “Essa decisão do estado tem que ser minimamente fruto de uma negociação. Não estou dizendo que os governos tem que pedir autorização, mas para algumas decisões precisa haver articulação, debate. Além disso, durante a pandemia criou-se uma situação de desconfiança com relação ao poder público quanto ao dar uma definição segura também para esse retorno”, declara.

100 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 100 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • S

    SALADINO

    07/02/2021 23:39:51

    Vergonha de uma nação. Uma classe que deveria ser a mais respeitada e deveria dar o exemplo, não quer saber de trabalhar. Mal formados e desmoralizados não conseguem redpeito dos próprios alunos. Em vez de ensinar as respectivas matérias, só ficam a doutrinar. Responsáveis pela lamentável qualidade da educação do país. Uma reforma urgente é necessária.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Claudir Marcelo dos Santos

      07/02/2021 23:24:44

      1- Quem está criticando os sindicatos deveriam visitar as escolas nas periferias e verificar se realmente as escolas estão preparadas para receber os estudantes nas escolas públicas. Inclusive vale a dica para a Gazeta em fazer uma reportagem "imparcial" mostrando as escolas públicas da periferia de Curitiba.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Leandro

        07/02/2021 23:08:29

        epoca.globo.com/mundo/reino-unido-monitora-alta-em-sindrome-infantil-associada - enquanto essa carnificina nao chegar aqui, os carniceiros (pais) não irão parar.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          PAULO

          07/02/2021 19:09:36

          CLARO QUE NÃO, A DESCULPA E PARA NAO VOLTAR AO TRABALHO PREFEREM IR A PRAIA ,SHOPPING FESTAS!!! ESTAO TENDO VIDA NORMAL FREQUENTANDO TODOS OS LUGARES COM AGLOMERAÇÃO...E SÓ CORTAR O SALÁRIO VOLTAM IMEDIATAMENTE..E MUIRA CARA DE PAU E MA FÉ DESSA TURMA...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Leitor de Olho

            07/02/2021 18:10:13

            Professores de escolas particulares - da mesma forma como comerciários, industriários, profissionais liberais - querem voltar a trabalhar, pq precisam e querem dignamente sustentar suas famílias. Agora essa raça de vermelhoides querem ganhar sem fazer p...nenhuma. agora é a pandemia, antes era a previdência, antes era não sei o que. Nunca estarão satisfeitos. Só querem o bom e velho úbere público, jorrando o leitinho da mamata. Cambada de desocupados esses sindicalistas

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Destemido

              07/02/2021 18:04:01

              Sindicato = ATRASO Enquanto tiver guarida para esses pinguços a baderna vai continuar. Ferro nos ****

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • E

                Eudo

                07/02/2021 17:37:02

                Triste verificar que parte da categoria dos professores (que possuem um notório respeito de toda a sociedade por sua profissão) acabem seguindo esta linha dos sindicados de hipocrisia, egoísmo e oportunismo junto ao assunto.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  Leandro

                  07/02/2021 16:45:43

                  O governo quer multar e fechar as baladas lotadas de jovens, mas querem socar as crianças e adolescentes nas escolas. Interessante a lógica do governo. Quero ver o que Rafael Greca II acha sobre isso...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  4 Respostas
                  • E

                    Ernani

                    08/02/2021 16:10:11

                    Torcendo para o vírus, né, Leandro! Quer ficar em casa, ir para o shopping, praia e, no final do mês, salário na conta. Os outros, ah, que trabalhem, que ande de ônibus lotado, mesmo o entregador de pizza na tua casa, né? H-i-pó-cri - ta!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Flavio Teixeira

                    08/02/2021 0:54:30

                    Falou mais um que quer férias eternas...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Leandro

                    07/02/2021 23:04:31

                    Claro, um monte de crianças vão seguir os protocolos. Acho que os pais não aguentam mais seus filhos em suas casas, então estão desesperados para mandarem eles para as escolas, genial! Vamos aguardar a carnificina na faixa etária iniciar, daí quero ver....

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luiz Rodrigo

                    07/02/2021 21:02:51

                    Isso mesmo. Nestas festas têm protocolo de segurança, todos de máscara, controle de entrada, fiscalização, etc. tudo bem igual vai ter nas escolas. Oh planeta...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • D

                  Daniel

                  07/02/2021 16:43:05

                  Só tem uma solução, reforma administrativa e fim da estabilidade. Gente procurando trabalho não falta.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • L

                    Leandro

                    07/02/2021 16:46:28

                    Mas a questão é não querer trabalhar ou a falta de segurança? Se libera escola, libera tudo de uma vez. É esse ponto.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • F

                  francisco de assiso uchôa freitas filh

                  07/02/2021 16:33:39

                  Será que é impressão minha mas o Gazeta do Povo a cada dia se assemelha a Folha de São Paulo?!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Célio Oppezzo

                    07/02/2021 16:29:13

                    A última preocupação dos professores e dos sindicatos é com a educação.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • P

                      Plinio

                      07/02/2021 16:25:40

                      Alunos completamente idiotizados pelos professores e pela mídia ,o BRASIL está num dos últimos lugares em tudo que se relaciona acontecimento,criação,empreendimento e resultados. Sem aulas presenciais seria melhor dispensar esses professores por ausência sem argumentação e criar urgentemente homeschooling.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • Z

                        Zyss

                        07/02/2021 15:37:02

                        É simples de resolver, quem não quer trabalhar não recebe.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Fernando Bolonhezi Giannasi

                          07/02/2021 15:26:17

                          Funcionário público não querendo trabalhar? Já voltou ao normal então

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • K

                            Klin

                            07/02/2021 15:05:27

                            Sindicalistas são sanguessugas. Não trabalham e fazem de conta que estão defendendo os professores e alunos. Para os sindicatos, o bom mesmo é ficar sem fazer nada e usufruir das contribuições salariais dos sindicalizados. Estão causando mal e muito retrocesso na precária educação deste país.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Meg Litton

                              07/02/2021 14:53:53

                              Que venha a tal greve!!! Assim acabam de uma vez com o restinho de dignidade que tem e ficam sem o apoio do público... Tiro no pé, não, "PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO"????

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                Júlio César segantini

                                07/02/2021 14:47:35

                                Os sindicatos como sempre não surpreendem ninguém.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  PAULO

                                  07/02/2021 14:36:07

                                  OS PROFESSORES ESTÃO PRATICAMENTE UM ANO EM CASA TOTALMENTE ISOLADOS! NÃO FREQUENTAM PRAIA;MERCADO ;CINEMA ;SHOPPING ;ETC NÃO É JUSTO CORREREM O RISCO DE CONTAMINAREM COM A VOLTA A AULA..O TRANSITO ESTÁ MELHOR AS FINANÇAS DA PREFEITURA E DO ESTADO PROVAVELMENTE ESTEJAM MELHOR( CONSUMO DE ÁGUA E LUZ DAS ESCOLAS BEM MENOR) COM CERTEZA NÃO ESTÃO PAGANDO HORAS EXTRAS E OUTRAS GRATIFICAÇÕES . MUITAS PROFISSÕES ACABAM/REDUZEM E SERÃO SUBSTITUIDAS POR TECNOLOGIAS!! O RISCO É DE QUE AS AULAS SE TORNAREM MAIS REMOTAS !!NO FUTURO VÃO VER QUE DERAM UM TIRO NO PRÓPRIO PÉ!!! DÁ TEMPO DE ACORDAR !!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • P

                                    Plinio

                                    07/02/2021 16:28:11

                                    Mas os alunos não são os principais trans.missores.E os demais trabalhadores que estão no volante dos carros,balcão de mercearia,fábricas .Esses estão tirando seu sustento sem argumentos fracos ,nada científicos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Francisco José Coelho de morais

                                  07/02/2021 14:28:04

                                  CORTA O PONTO E VAMOS VER QTO TEMPO CONTINUAM COM ESSA ABERRAÇÃO TUDO A VER COM VAGABUNDAGEM MONETIZADA E NADA A VER COM SAUDE E EDUCAÇÃO

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                    07/02/2021 14:27:18

                                    É uma vergonha o que fazem esses sindicatos .....Parasitas da nação.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                                      07/02/2021 14:40:00

                                      Deprimente o que estão fazendo com essas crianças. Algumas abordagens, lógico sem a certeza absoluta que tem amparo científico, poder-se-iam mitigar tantas semanas sem aula. Professores idosos e alunos com doenças afastados, álcool gel, máscaras. Alguém poderá objetar que há escolas sem estrutura. Para que se nivele toda a estupidez humana, faz-se necessário então que ninguém tenha aula? Daqui há alguns anos culparão governos, principalmente o federal, por não oferecer a vacina e ser negacionista. Milhares de "papers" nas universidades públicas comunistas proporcionarão as desculpas para o nosso atraso intelectual. Sim, aquele governo fascista e genocida é o culpado.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Camila M.

                                        07/02/2021 14:06:39

                                        E tem gente que acredita qie este grupo está preocupado com a "educação" e "bem estar" dos filhos alheios. Por isso tem que participar de todas as reuniões e saber todas as atividades que este grupo propõe para as crianças, do contrário, pode acontecer uma lavagem cerebral - ou deseducação mesmo, que é o princípio do socioconstrutivismo - e as famílias acabarem sendo vítimas desta desatenção, resultando nas aberrações que vemos hoje de filhos que se voltam contra os pais por questões políticas ou querem encher o nariz de hormônio para "virarem trans". Eles sequer querem trabalhar, e, muitos, quando o fazem, estão ali é pra doutrinar mesmo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Svetlana Yurievna Tchekov

                                          07/02/2021 13:53:09

                                          No lugar de ficar jogando professores (e sindicato) contra a sociedade, a Gazeta poderia realizar uma reportagem sobre as verdadeiras condições estruturais das escolas. Estão equipadas para o ensino híbrido? Houve licitação para instalar a parafernália prometida? Quanto custou? Todas as escolas e salas terão internet à altura das necessidades de transmitir as aulas online para os alunos que ficarem em casa? Os professores estão sendo capacitados para o ensino híbrido? As informações que disponho dão conta que a maioria das escolas não estarão prontas para a fantasia do ensino híbrido no dia 18/02. Reportagem parcial e desonesta!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          17 Respostas
                                          • S

                                            Svetlana Yurievna Tchekov

                                            07/02/2021 21:57:35

                                            Vórtice, a situação não se resume ao álcool gel e máscara, mas no plano do próprio governo que é equipar as salas de aula para o ensino híbrido (alunos em sala e alunos em casa online). Até agora ninguém respondeu como será a mágica do governo para disponibilizar nas escolas câmeras, microfones, notebook, projetores, telões, internet capaz de suprir essa demanda? Continuam feito rebanho repetindo as baboseiras da reportagem e culpabilizando professores. Perguntem ao Ratinho e ao Feder de onde sairão os recursos, qual empresa fornecerá os equipamentos, quanto tempo para instalar etc. Que tal sair um pouco do pasto bolsonarista e começar a pensar?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Claudia

                                            07/02/2021 19:48:10

                                            Tiveram 1 ano p organizar tudo isso !

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • V

                                            vortice

                                            07/02/2021 19:29:33

                                            Svetlana, a preparação que vc tanto insiste é: Alcool em gel e máscara! Não coloque barreiras, afinal todos estão se virando como podem para manter os empregos, pagar os impostos e garantir os salários dos servidores! Não espere tudo do estado! Vá a luta, faça seu papel e proteja-se de acordo com as recomendações. Se todos fossem esperar a vacina eu garanto: VOCÊ NÃO TERIA SALÁRIO!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            07/02/2021 18:46:25

                                            Exato, amiga. A situação patrocinada pelo MEC é, de fato, má gestão a anos, e que abrange tanto o ensino público quanto o privado, principalmente nas universidades. Não é à toa que obtivemos os piores índices do PISA em português e Matemática. Formamos id-iot-as út-e-is, adultos infantilizados, incapazes de contribuírem de fato com algo essencial ao País; daí porque seus posicionamentos, como crianças mal educadas, mal preparadas e malcriadas que ficam cobrando e fazendo birras, tais quais como parte da classe e dos sindicatos. Acertastes nesse ponto; e como constatamos, isso é fruto do aparelhamento de esquerdistas e de Paulo Freire e Antônio Gramsci!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Svetlana Yurievna Tchekov

                                            07/02/2021 18:36:03

                                            O assunto não é ensino público? Quem é a entidade mantenedora? Governo do Estado do Paraná. Se a situação está sendo mal gerida é papel da sociedade cobrar. Ficar colocando a culpa apenas nos professores e sindicato, como faz a Gazeta e certos leitores é coisa de gente mal intencionada ou mal informada! Nesse caso ambas opções estão corretas.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            07/02/2021 19:10:33

                                            Agora prezada Svetiana, a amiga deixa escorregar o mantra mais rudimentar do marxismo, enaltece uma categoria além dos limites enquanto critica o capitalismo. Não há como a amiga entender, repete em seguida e o Estado? O que faz? Como se o Estado não fossemos nós! Verdade, o Estado com sindicatos, com essas classes que se utilizam de nossos impostos compulsórios, e com as limitações e corrupções dos líderes da seita, não há nada a entender, apenas a criticar, cobrar e aguardar que o Estado faça algo, enquanto todos vivendo em bolhas "protegidas" às nossas custas! Entregastes um pouco mais de ti!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Svetlana Yurievna Tchekov

                                            07/02/2021 17:34:03

                                            Ainda não respondeu, qual o papel do Estado nisso tudo? Os professores ficaram em casa esse tempo todo, ministrando aulas via meet, usando computador, celular, internet própria, energia elétrica, inclusive fora de seus horários de aula. Serão ressarcidos pelo custo adicional? Capitalismo funciona somente para o andar de cima? Os professores querem trabalhar com dignidade e condições mínimas. Basta de empulhação do Rato e Renato Feder!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            07/02/2021 17:29:42

                                            A questão continua a mesma, sem dúvida, sempre empecilhos e mais empecilhos. Concordaria plenamente com a amiga, todos esperando melhores condições, mas, enquanto não chegam, todos sem receber, e sem quitações dos respectivos planos assistenciais e contribuições para o tempo e cálculo de aposentadoria. Imagino que essa seria a única condição no mínimo justa para uma sociedade pobre, ignorante, refém e manipulada por castas, tais como a dos sindicatos e dos "chantagistas profissionais” que se dizem os balaústre da Instrução e da Saúde! Falta muito chão para chegarmos ao mínimo necessário; a hipocrisia é um dos maiores males do comportamento humano! O MEC é onde se encontra Ovo da Serpente!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Svetlana Yurievna Tchekov

                                            07/02/2021 16:45:43

                                            As questões continuam sendo as mesmas: as escolas estão adaptadas para o retorno presencial? Alunos que ficarem em casa terão como acompanhar as aulas online de forma decente? Professores estão sendo treinados e equipados para o ensino híbrido? Quem vai fornecer os equipamentos para as escolas? Quanto vai custar? Algum bolsominion por aí é capaz de responder pelo menos uma dessas indagações?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Plinio

                                            07/02/2021 16:32:56

                                            Está querendo tapar o sol com a peneira.Quem não gosta de sala de aula que peça demissão.Ficar em casa recebendo é ótimo, não? E os profissionais de saúde que lutam contra as doenças e para não se contaminarem ? Farão greve também?

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            07/02/2021 16:11:05

                                            Pois é, prezado IvoHM, é triste constatarmos tanto despautério!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            07/02/2021 16:24:55

                                            Prezada Svetiana, nem Educação são capazes de praticar. A ideologia fomentada por desajustados e alienados, com pavor de matemática, física, química e ciências naturais, matérias essenciais para a compreensão da natureza e, consequentemente, suas peculiaridades, diferenças e pluralidades, foram substituídas, nesse mundo de id-i-otas ú-teis, por cartilhas gramscianas e freirianas, dando ao limitado a falha percepção de “Educados”. Ledo engano, essa nefasta ideologia marxista, infelizmente foi a que passou a imperar no MEC. Daí porque vocês serem incapazes de entender que Bolsonaro é fruto de nossa Decisão, e não o inverso, de que nós é que somos frutos do que Bolsonaro pensa ou deseja!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • I

                                            IvoHM

                                            07/02/2021 15:51:17

                                            Marco Polo, não perca tempo coma Sovietlana Tovaritchova. Você está agindo da mesma forma que uma abelha tentando convencer a mosca que a flor é muito melhor que o cocô. Está na natureza dela, e não vai mudar.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Svetlana Yurievna Tchekov

                                            07/02/2021 15:40:35

                                            Qual a ideologia boa? Os conceitos tacanhos dos bolsonaristas? O assunto por aqui é a Gazeta sendo parcial com relação ao tema educação. Investiguem a situação real das escolas antes de jogar na conta dos professores e APP.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            07/02/2021 15:27:22

                                            Prezada Svetiana, agradeço o tio se for gentil, quanto ao Whats App, já me encontrava em condições de aposentadoria por ocasião de sua divulgação. Sou da época que não existiam tantos alienados desvirtuando à instrução, e sequer computador em qualquer lugar, me utilizei de uma régua de cálculo que guardo até hoje. Talvez por isso não consigas entender o que eu disse. Fora do tempo, fora da ideologia e fora da esquerda, o mundo real vive do dia a dia, dia a dia em que foram construídas pontes, edificações, drogas medicinais, aparelhos médicos, facilidades, ..., e que não podem esperar a utopia de quem, sem as cartilhas Paulo Freirianas, não consegue nem andar para trás!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Svetlana Yurievna Tchekov

                                            07/02/2021 15:00:46

                                            Está aí um típico tiozão de WhatsApp, o assunto que mencionei foi relacionado com as condições atuais das escolas. Professores terão que ministrar simultaneamente aulas para alunos em sala e online mas as escolas não estão estruturadas para tal. E se forem o custo será exorbitante! Tio, isso é o teu dinheiro também! Mais barato e rápido investir em vacinas!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            07/02/2021 16:28:09

                                            Minha amiga, pareces querer um mundo de utopia; talvez possas esperar por ele!. Extinguem-se os Sindicatos, instrua os professores em relação ao Vírus, contaminação, prevenção e procedimentos de cura, dispensemos os militantes infiltrados como professores, entreguemos livros que levem, de fato, à instrução, e deixemos o barco navegar; os consertos, remendos, reparos e melhorias aparecerão onde, após a eliminação da cracalhada!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JULIANO RIBAS DEA

                                          07/02/2021 13:52:52

                                          APP Sindicato sendo APP Sindicato. Os caras só querem saber de folga, greve licença e dinheiro.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            Luciano

                                            07/02/2021 13:43:35

                                            Sou professor e me desvinculei do sindicato anos atrás, por não concordar com seus métodos espúrios. Todo mundo sabe como funciona o mundo dos sindicatos, o dos professores não é muito diferente. Os sindicatos são importantes, mas da forma como estão, tomados por uma turma barulhenta, comprometida não em apoiar os sindicalizados e contribuir com a melhoria da educação, mas para fazer política.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • M

                                              Maria Ilda

                                              07/02/2021 18:27:22

                                              Também já fui sindicalizada mas me afastei pois em momento nenhum falam em deveres, compromisso profissional com o processo.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Marco Polo

                                            07/02/2021 13:23:07

                                            Sindicatos, esquerdalha, Globo, desinformação e péssima instrução para que possam continuar manipulando o povão; tudo a ver!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              J. Cruz

                                              07/02/2021 12:55:00

                                              Os sindicatos serão um dos instrumentos que trarão sobre a Terra um tempo de angústia tal como nunca houve desde o princípio do mundo. ... Eventos Finais 116.3 Ellen G White, 1864

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • L

                                                Leandro

                                                07/02/2021 16:56:05

                                                Esqueceu de citar sábado nos finais do tempo? A união da igreja católica, protestantes e estados unidos para uma união do mal? Como esqueceu? Patético citar tal autora que se referia aos seu próprio tempo, 99% do que escreveu falava de seu tempo, exemplos: a formação e tensão do estado norte americano (guerra civil), o decreto dominical rebatido do Jones no congresso americano, a luta racial (ela tem uns textos bem racistas), Sem contar que tal livro reflete o lado mais desprezível dela: sectária (anti católica e anti qualquer igreja que não adore o sábado) e legalista (adora os mandamentos).

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Regina Rocha

                                              07/02/2021 12:54:42

                                              Quanto à paralisação: os professores não devem ter prioridade na vacinação porque esse não é o real motivo da recusa ao trabalho. São covardes que não pensam nos alunos. Estou aposentada, mas sempre vi como nefasta a atuação dos sindicatos nos rumos da educação. Conheço os bastidores dos esquemas montados para tentar prejudicar os governos que não comungam com suas ideias e interesses escusos. Lamentável tudo isso! Eu diria: repugnante!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Regina Rocha

                                                07/02/2021 12:54:18

                                                Destacando alguns pontos dos comentários: sou professora há 50 anos e entendo que o baixo salário não justifica o mau profissional. Não gosta do salário? Muda de profissão. (Quando aceitou o emprego, já sabia quanto ia ganhar.) Logo que me formei, ao invés de ficar me lamentando nos cantos e levantando bandeiras que escondem interesses escusos, fiz dois concursos públicos, faculdade e fui trabalhar no ensino privado. Comprei casa, carro e hoje, com minhas aposentadorias, levo uma vida confortável. Em tempo: acho justo lutar por melhores salários (vale para todas as categorias profissionais), mas nunca às custas do prejuízo dos estudantes. Quanto à paralisação...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Ricardo

                                                  07/02/2021 12:47:16

                                                  É a "COVIDUCAÇÃO" pela cartilha de livrinhos vermelhos. "Nunca antes nesse país" nossa educação caminhou tanto para o "mao".

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Paula Asinelli

                                                    07/02/2021 12:42:53

                                                    Uma VERGONHA!!! Absurdo... e cresce a desigualdade entre quem pode pagar escola particular e quem não pode!!! Aí esses M. E. R. D. A. S. nossos políticos criam cota p os pobres e miseráveis!! Como se fosse resolver o problema...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • V

                                                      vortice

                                                      07/02/2021 12:38:30

                                                      Bem, continuamos pagando impostos para um serviço que mal funciona, e que agora está reduzido e em alguns estados praticamente suspenso. Nos moldes da iniciativa privada, não seria justo também uma redução de salário ou suspensão de contratos? Sei que é utopia, que muitos são concursados e tem "direitos eternos", mas fica a reflexão. Enquanto a iniciativa privada sangra e se arrisca na pandemia para sobreviver, o funcionalismo permanece praticamente numa colônia de férias!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Camila Tsu

                                                        07/02/2021 12:27:35

                                                        No estado do Rio a decisão de greve foi tomada por 289 profissionais da educação. Nem da para dizer que foi uma decisão representativa.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          Alessandra

                                                          07/02/2021 12:21:46

                                                          É hipocrisia deixar a escola fechada com o discurso de "estamos resguardando a vida", e manter o resto aberto. Assim como há a preocupação de manter o comércio, a economia, mercados e tals abertos, o mesmo deve acontecer com as universidades e colégios de modo geral...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            MAX TINS CORREA

                                                            07/02/2021 12:14:53

                                                            É um absurdo... querem continuar recebendo em casa...

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              Jacqueline de Fatima Rezende

                                                              07/02/2021 11:39:31

                                                              Me preocupo pelas crianças carentes que estão vulneráveis quando seus pais precisam trabalhar. Muitos dos cuidadores estão expostos em transporte público lotados e ainda preocupados com a segurança dos seus. Muito preocupante! Esse mesmo sindicato vai gritar na rua que o governo não acredita na ciência. E eles? O que estão fazendo? Aff!!!!!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • N

                                                                Nm

                                                                07/02/2021 11:32:02

                                                                é simples, SUSPENDE O PAGAMENTO DE SALÁRIOS e que os professores recorram a justiça para receber e quando receberem sejam com precatórios. Como diz Paulo em uma de suas cartas: QUEM NÃO QUER TRABALHAR QUE TAMBÉM NÃO COMA!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Marcio Nichele

                                                                  07/02/2021 11:29:46

                                                                  Uma classe que outrora era respeitada. Infelizmente perdeu toda a credibilidade devido a atuação política de seus sindicatos. Erramos ao culpar apenas os governos pela péssima educação que existe nos país.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • P

                                                                    Paulo Roberto Pinheiro

                                                                    07/02/2021 11:14:39

                                                                    O que se pode esperar dos discípulos de Paulo Freire? Depois, quando aparecermos, mais uma vez, na rabada do ranking internacional da educação, vão botar a culpa no Bozo.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • L

                                                                      Luiz Carlos Giublin Junior

                                                                      07/02/2021 11:01:13

                                                                      Vergonha!!! Onde estão os defensores da ciência. Ela diz que as crianças tem baixa possibilidade de contagio e transmissão do vírus. Quase todos os países do mundo já retornaram às aulas. Mas os sindicatos dos professores querem a paralização eterna das aulas, mas com o pagamento em dia. Como pode uma categoria, que em épocas remotas(antes da década de 80) tinha o respeito de todos, chegar ao fundo do poço. Se a Justiça e os governos(federal, estadual e municipal) não tomarem medidas enérgicas e obrigarem os professores a retribuir à sociedade o salário e estabilidade que possuem, jamais nossas crianças terão aulas novamente. Sindicato só serve para isso. Atrasar a vida de um país.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • M

                                                                        Maycon Polidorio

                                                                        07/02/2021 10:54:11

                                                                        simples querem fazer greve NÃO RECEBEM . contratamos professores que querem dar aula, duvido que vão fazer greve. não estão nem aí para os ALUNOS. só militância mas tenho uma notícia para vocês tão afundando junto com os sindicatos fiquem ligados.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • M

                                                                          Maycon Polidorio

                                                                          07/02/2021 10:54:01

                                                                          simples querem fazer greve NÃO RECEBEM . contratamos professores que querem dar aula, duvido que vão fazer greve. não estão nem aí para os ALUNOS. só militância mas tenho uma notícia para vocês tão afundando junto com os sindicatos fiquem ligados.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • F

                                                                            Flavio Teixeira

                                                                            07/02/2021 10:51:57

                                                                            P lantras! E ainda se dizem "professores". Essa raça de sindicalistas do hell deveria ser exterminada

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • J

                                                                              José Luiz A. C.

                                                                              07/02/2021 10:43:35

                                                                              Negacionistas da Educação.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • V

                                                                                Val

                                                                                07/02/2021 10:37:11

                                                                                Se tem sindicato envolvido, boa coisa não pode ser. Os professores não querem retornar ao trabalho mas o " resto" do país pode. A educação pública, infelizmente, é de péssima qualidade. Imagina o resultado disso. Interessante, não vi essa categoria "lutando" para ser inclusa como prioridade na vacinação. Alô sindicatos, alô professores, vacinação para os professores já!!!!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                1 Respostas
                                                                                • R

                                                                                  Regina Rocha

                                                                                  07/02/2021 12:36:35

                                                                                  Só discordo de um ponto, Val: os professores não devem ter prioridade na vacinação porque esse não é o real motivo da recusa ao trabalho. São covardes que não pensam nos alunos. Sou professora aposentada e sempre vi como nefasta a atuação dos sindicatos nos rumos da educação. Conheço os bastidores dos esquemas montados para tentar prejudicar os governos que não comungam com suas ideias e interesses escusos. Lamentável tudo isso! Eu diria: repugnante!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • D

                                                                                Denilson Luiz da Silva

                                                                                07/02/2021 10:34:11

                                                                                É uma pouca vergonha o que esses sindicatos e seus associados estão fazendo com o futuro dos nossos filhos! Os ônibus lotados não passam o vírus, mas os alunos voltarem a estudar passa? VEERGONHA desses professores, educadores e sindicalistas de **** que não se preocupam com nossas crianças e jovens. Governadores, deixem de pagar os salários deles já que inventaram um jeito de não voltarem 100% suas atividades presenciais. #Prontofalei

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • A

                                                                                  ARMINDO VILSON ANGERER

                                                                                  07/02/2021 10:05:45

                                                                                  O que chama a atenção nessa posição dos professores é a falta de foco na qualidade do ensino! Os sindicatos via de regra somente entram em cena na época da data base. Sem grandes expectativas quanto a ganhos salariais estão levantando outra bandeira! Porque não brigar para exigir vacinação para a categoria como prioridade? Vale registrar que os sindicatos no Brasil jamais contribuem pela melhoria da educação e nem pelo bem estar dos associados! São política e ideologia! Só isso?

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • G

                                                                                    GLH

                                                                                    07/02/2021 9:52:45

                                                                                    Professores são incompetentes, **** e irresponsáveis. E isto não é culpa da direita e tampouco da esquerda.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • R

                                                                                      Rodrigo Gomes

                                                                                      07/02/2021 8:40:04

                                                                                      Os professores estão se queimando enormemente com essa postura. Acho que não existe nenhuma outra categoria que ainda não voltou ao trabalho, algumas numa pararam. Enquanto isso, os sindicalista da educação acabam com o futuro de uma geração inteira. Lamentável, caíram em profundo descrédito com a sociedade.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • E

                                                                                        Evandro

                                                                                        07/02/2021 8:10:22

                                                                                        Professor que vira sindicalista é uma doença grave como a Covid e que vem matando a Educação Brasileira ha muito tempo. Mais indigno ainda é ter magistrados que acolhem uma tese absurda dessas.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • E

                                                                                          Evandro

                                                                                          07/02/2021 8:10:21

                                                                                          Professor que vira sindicalista é uma doença grave como a Covid e que vem matando a Educação Brasileira ha muito tempo. Mais indigno ainda é ter magistrados que acolhem uma tese absurda dessas.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          1 Respostas
                                                                                          • F

                                                                                            Flavio Teixeira

                                                                                            07/02/2021 10:54:54

                                                                                            Eles querem se aposentar de férias. Gostaram do bem bem. Receber sem trabalhar. Párias da sociedade

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        • R

                                                                                          RPM

                                                                                          07/02/2021 8:01:03

                                                                                          O péssimo salário faz por merecer, pois a grande maioria dos professores são esquerdalhas e não querem nada com nada.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          4 Respostas
                                                                                          • R

                                                                                            Regina Rocha

                                                                                            07/02/2021 12:46:00

                                                                                            Sou professora há 50 anos e entendo que o baixo salário não justifica o mau profissional. Não gosta do salário? Muda de profissão. Logo que me formei, ao invés de ficar me lamentando nos cantos e levantando bandeiras que escondem interesses escusos, fiz 2 concursos públicos, faculdade e fui trabalhar no ensino privado. Comprei casa, carro e hoje, com minhas aposentadorias, levo uma vida confortável. Em tempo: acho justo lutar por melhores salários (vale para todas as categorias profissionais), mas nunca às custas do prejuízo dos estudantes.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • F

                                                                                            Flavio Teixeira

                                                                                            07/02/2021 10:56:05

                                                                                            Só agora? Todo início de ano é a mesma coisa. Acostumam com as férias e não querem mais voltar...

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • G

                                                                                            GLH

                                                                                            07/02/2021 9:51:08

                                                                                            O salário é péssimo porque são imcompetentes e **** , e agora temos a prova que tambem são irresponsáveis.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                          • M

                                                                                            MIGUEL VALERIANO DA CRUZ MORAES

                                                                                            07/02/2021 9:17:16

                                                                                            São a minoria, mas que dominam os sindicatos e fazem todo esse barulho. Acompanhe dia 18 e vejam quantas escolas estarão fechadas.

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                        • J

                                                                                          J. Neto

                                                                                          07/02/2021 4:03:05

                                                                                          Reforma administrativa vem, entre outras coisas, para acabar com essas palhaçadas! Não quer trabalhar, RUA!!!!!

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • G

                                                                                            Gustavo Garcez

                                                                                            07/02/2021 3:17:26

                                                                                            Pra rede particular a solução é simples: professores não querem dar aula, pais se organizam pra não pagarem à escola. Vamos ver quanto tempo dura a palhaçada..

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • O

                                                                                              O Pragmático

                                                                                              07/02/2021 2:45:58

                                                                                              Tem de aprovar a lei que considera educação serviço essencial. E pagar adicional de periculosidade.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • B

                                                                                                Bamberg

                                                                                                07/02/2021 2:36:04

                                                                                                Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • B

                                                                                                  Bamberg

                                                                                                  07/02/2021 2:35:31

                                                                                                  A eterna pauta das amebas esquerdóides...

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • W

                                                                                                    wilmar scoz

                                                                                                    07/02/2021 2:13:50

                                                                                                    Sindicatos, sempre prestando serviço imprestável ao povo. Nunca agem para o bem. São simplesmente opositores. São sanguessugas dos trabalhadores. Agem mais por ideologias. Fanatizados, corroem e atrasam o país e o povo. Os professores que aderem as idiotices sindicais, devem ser demitidos. Por isso que no Brasil, precisamos do ensino domiciliar. Assim os pais não serão presas dos sindicatos e nem do corporativismo dos professores.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • S

                                                                                                      Silvio Luhm

                                                                                                      07/02/2021 1:47:02

                                                                                                      Professores com menos de um 50 anos que não voltarem ao trabalho devem ser sumariamente demitidos por abandono de função.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      1 Respostas
                                                                                                      • R

                                                                                                        Regina Rocha

                                                                                                        07/02/2021 12:47:53

                                                                                                        Desculpe, mas não deve haver limite de idade, pois os professores com mais de 50 anos têm frequentado praia e restaurantes sem nenhum medo de ser feliz.

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • B

                                                                                                      BANESTADO

                                                                                                      07/02/2021 1:37:39

                                                                                                      Sindicatos APARELHADOS PELA CUT DEU NISSO NOS GOVERNOS DO CACHACEIRO E DE DILMA> Uma Vergonha> Eles querem o quanto pior MELHOR NA EDUCAÇÃO, PODEREM DEPOIS DE AVALIAÇÕES NEGATIVAS DO ENSINO QUEREREM CRITICAR OS GOVERNOS. Cambada de f.dp. Sem Vergonhas, cambadas de VADIOS.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      1 Respostas
                                                                                                      • F

                                                                                                        Flavio Teixeira

                                                                                                        07/02/2021 10:57:44

                                                                                                        Eu não iria tão longe nos adjetivos, mas cabe um f d p também

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • L

                                                                                                      Luiz Gouvea

                                                                                                      07/02/2021 1:36:41

                                                                                                      Mais uma vez a cambada do Sindicato, que claro são ligados a CUT, um câncer no Brasil. Essas desgraças tinham que acabar! Cambada de va.gabun.do.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      • G

                                                                                                        Germano

                                                                                                        07/02/2021 1:32:22

                                                                                                        Acho que devemos procurar esses sindicalistas nas praia e nos shoppings!!!!

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                        • A

                                                                                                          Araucária

                                                                                                          07/02/2021 1:32:04

                                                                                                          Pronto, ta explicado a qualidade da nossa educação, basta ver o tipo desses sindicalistas que representam a classe....um dos poucos lugares do mundo a ficar esse tempo todo sem aula....condenaram toda uma geração.....

                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • B

                                                                                                            Bruno Santos Teles

                                                                                                            07/02/2021 1:26:51

                                                                                                            Deve ser ótimo ficar em casa recebendo sem trabalhar, melhor ainda é que a colônia de férias está aberta para aglomerar e desestressar né? Porque ninguém é de ferro.

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • M

                                                                                                              MARCELO JOSÉ TULESKI

                                                                                                              07/02/2021 1:25:55

                                                                                                              Os sindicatos novamente... será que vão obrigar os pais a pagarem por aulas que não são dadas? Pois, pelo menos no mundo real, onde se paga por um serviço, quando não é entregue deixamos de pagar. Aí quero ver como os sindicatos vão contornar o desemprego nas instituições de ensino privado fechadas ou falidas.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • M

                                                                                                                Marcos K

                                                                                                                07/02/2021 1:19:35

                                                                                                                Isso é brincadeira. Quer dizer: profissional da saúde que trabalha com COVID não pode faltar., mercados, postos de gasolina, empregadas do.esticas, etc tem que trabalhar. Dar aulas para publico em geral não pode. Fim dos sindicatos já.

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                1 Respostas
                                                                                                                • P

                                                                                                                  Paula Asinelli

                                                                                                                  07/02/2021 12:52:56

                                                                                                                  Concordo plenamente!! Sindicatos não servem p nada, só p tirar dinheiro das empresas!! Taí o resultado da Ford indo embora....

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                              Fim dos comentários.