• Carregando...
Grace Kelly passou de atriz
a princesa com a mesma elegância | Reprodução
Grace Kelly passou de atriz a princesa com a mesma elegância| Foto: Reprodução

Com o fim da greve dos professores, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se reúne nesta segunda-feira (17), às 9 horas, para redefinir o calendário de retorno às aulas. Os docentes da instituição decidiram na última quinta-feira suspender a paralisação iniciada há quatro meses. De acordo com o reitor da instituição, Zaki Akel Sobrinho, as aulas poderiam recomeçar amanhã, mas é preciso analisar a viabilidade dessa alternativa.

Akel Sobrinho afirma ainda que o Cepe terá de estudar uma fórmula que atenda à diversidade de circunstâncias dentro da instituição. "Alguns setores pararam totalmente desde o início do movimento, outros parcialmente e outros até terminaram o semestre letivo", afirma. Entre as aulas que continuaram normalmente em regime de excepcionalidade dentro da universidade estão as referentes aos últimos períodos do curso de Medicina e a alguns cursos do Litoral.

A reposição das aulas do primeiro semestre poderia ser feita em um mês, mas nada está confirmado. As datas de outras atividades acadêmicas, como a eleição para Reitor – prevista para os dias 8 e 9 de outubro em Palotina e 9 e 10 de outubro em Curitiba – deverão ser mantidas.

UTFPR

Já na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o novo calendário será definido pelo Conselho de Graduação e Educação Profissional com a confirmação da decisão do retorno das aulas em todos os campi. Na semana passada, os professores decidiram terminar a greve, mas só se o Comando Nacional de Greve indicar pela volta às aulas. Nesse caso, os docentes definiram o retorno para 24 de setembro.

Dos 12 câmpus da instituição, continuam em greve os localizados em Curitiba, Ponta Grossa, Campo Mourão e Toledo. Nas unidades localizadas em Londrina, Cornélio Procópio, Apucarana, Francisco Beltrão, Medianeira, Dois Vizinhos e Pato Branco as atividades já foram retomadas. O campus de Guarapuava não participou da mobilização e as aulas do segundo semestre recomeçaram em 6 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]