A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que no Paraná terá campi em Laranjeiras do Sul e Realeza, no Sudoeste do estado, contará com 36 cursos. Já a inovação do projeto pedagógico ficará por conta de uma base geral de disciplinas que todos os alunos, independente da graduação escolhida, deverão cursar. Além disso, o ingresso na instituição será realizado via o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As novidades foram divulgadas nesta quarta-feira (1.º) no portal do Ministério da Educação.

CARREGANDO :)

Em relação ao projeto pedagógico, segundo o presidente da comissão de implantação da UFFS, Dilvo Ilvo Ristoff, é o que ele chama de tronco comum. "São dez disciplinas de formação geral para atender as habilidades instrumentais e a formação cidadã dos alunos", diz. As disciplinas são obrigatórias para todos os alunos. Já as graduações serão divididas na área agrária, de tecnologia de alimentos, saúde, meio ambiente e licenciaturas, além de arquitetura e urbanismo.

O processo seletivo da UFFS também é novo. A seleção será feita com base no Enem. Ainda está em discussão o sistema de cotas, mas Ristoff prevê a proporcionalidade de vagas em relação ao número de alunos de escolas públicas da região.

Publicidade

As aulas terão início em março de 2010, com 2,16 mil alunos. Nos próximos quatro anos, o número deve chegar a dez mil estudantes. O objetivo é atender um universo de 3,8 milhões de habitantes da mesorregião da grande fronteira do Mercosul. A universidade vai suprir a carência de instituições públicas de educação superior numa área que abrange 396 municípios.

A universidade também tem instalações em Chapecó, Santa Catarina, e campi em Erechim e Cerro Largo, no Rio Grande do Sul.