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A internet já pode ser considerada indispensável no ensino contemporâneo. Além de auxiliar os estudantes na hora de estudar e pesquisar assuntos para trabalhos, ela agora também está sendo utilizada como plataforma de ensino. Algumas instituições de ensino superior desenvolveram projetos que ajudam muito a vida dos universitários. Imagine ver o conteúdo de uma aula antes dela ser dada e não ter que copiar o que o professor fala, ou então entregar trabalhos através do computador de casa no horário que achar mais conveniente. Essas e várias outras facilidades fazem parte do dia a dia de milhares de alunos do Paraná.

O projeto Eureka, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), é um exemplo. O sistema nasceu em 1997 e permite a criação de "salas virtuais", onde os professores podem colocar os conteúdos das aulas antes mesmo delas acontecerem. As salas são acessíveis a partir de qualquer computador conectado à internet. Um cronograma de atividades também fica disponível para os alunos, o que facilita no planejamento e no estudo. É possível já ir preparado para as aulas e estudar antes. "Isso tem facilitado muito o ensino", conta o professor Marco Eleotério, um dos criadores do Eureka. "Nós sentimos uma falta de interatividade entre alunos e professores e por isso desenvolvemos esse projeto".

Essa interatividade fora da sala de aula é alcançada através de chat, e-mail e fórum. Além disso, os estudantes e os professores podem colocar links para outros sites que complementam o debate. O estudante não tem mais desculpa para não entregar no dia, pois pode entregar pelo sistema. Segundo Eleotério, atualmente os acadêmicos da PUC-PR não abrem mão da ferramenta. São cerca de 60 mil usuários em todo o estado. "O Eureka não pode dar problema. Se desligarmos ele, temos que desligar os telefones também, porque senão vamos ouvir um monte de reclamação. Sempre tem alguém usando, não importa o horário", exemplifica.

Unicenp

No Centro Universitário Positivo (Unicenp), também existe um sistema de acompanhamento de aulas pela internet. O Portal Universitário, como é chamado lá, foi criado há dois anos e é muito similar ao Eureka. O procedimento é praticamente o mesmo: os professores põem todo o material didático no portal, que pode ser acessado de qualquer computador que tenha acesso à internet. Dessa forma, os estudantes podem estudar a matéria antes mesmo de irem às aulas e não precisam copiar nada enquanto o professor explica. "Isso melhora o ambiente de ensino e aumenta a possibilidade de discussão e reflexão que é o que deve ter uma aula de verdade", diz Cosme Massi, pró-reitor de planejamento e avaliação institucional do Unicenp, um dos responsáveis pelo gerenciamento do sistema.

As facilidades são evidentes: além de acessar, os estudantes podem também baixar o conteúdo das aulas em seus próprios computadores, para uma consulta posterior. Outra vantagem apontada por Massi é a possibilidade dos professores poderem ver o que os outros professores estão ensinando. No Unicenp, o portal pode ser acessado em todas as salas de aula, pois todas elas possuem computadores conectados à rede mundial. A entrega de trabalhos a distância também é possível.

UFPR

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), há também um sistema de ensino pela internet, mas ele ainda está dando seus primeiros passos. O Projeto Disciplina Virtual surgiu em 2003 a partir de programas de educação a distância. Hoje em dia um protótipo é utilizado pelos cursos de Agronomia, Informática e pelo Centro de Línguas Estrangeiras (Celin). Sandramara de Paula Soares, coordenadora do projeto, explica que a intenção é aperfeiçoar o sistema e implantá-lo para toda a universidade em 2006. "Esse projeto surgiu por uma necessidade do Núcleo de Ensino a Distância da UFPR. A partir de uma solicitação de um professor é que criamos o sistema para os cursos presenciais. Nós agora vimos que toda a universidade quer utilizar o programa", explica.

O sistema funciona praticamente da mesma forma do que os da PUC-PR e do Unicenp. "O ambiente é basicamente o mesmo, só muda de acordo com as necessidades específicas de cada instituição", compara Soares. Os professores preparam as aulas e colocam na sala virtual artigos, links, conteúdo programático, plano de aula, listas de exercícios, apostilas, apresentações em PowerPoint, enfim, todo o material didático disponível. Depois o acompanhamento é feito por meio dos já mencionados fóruns, chats e listas de discussões. A coordenadora ressalta que o Projeto Disciplina Virtual foi desenvolvido totalmente em software livre, ou de código aberto.

Outras

Outras instituições do Paraná que utilizam sistemas de ensino pela internet são a Faculdade Evangélica do Paraná e a FAE Business School. A primeira usa o mesmo software do Unicenp, enquanto a FAE utiliza uma versão mais antiga do Eureka da PUC-PR. É... Do jeito que vai, daqui a pouco os universitários vão ficar mais tempo na internet do que nas salas de aula.

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