• Carregando...

Os aprovados no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram até o Prédio Histórico da instituição, nesta terça-feira (28), para exigir explicações sobre a situação do curso. A pressão dos estudantes possibilitou um encontro com a pró-reitora de Graduação, Maria Amélia Sabbag Zainko, que garantiu aos estudantes uma vaga em outro curso na área de Comunicação Social, caso a universidade não consiga revogar a suspensão imposta pelo Ministério da Educação (MEC).

A ação foi organizada via Facebook e contou a com a participação de familiares dos estudantes. Segundo Helena Chagas, 17 anos, uma das aprovadas, o encontro não ocorreu a convite da UFPR, mas sim por pressão dos próprios estudantes. "Dissemos que não sairíamos de lá até que a pró-reitora nos recebesse e explicasse o que está acontecendo", conta Helena. Segundo a estudante, na segunda-feira (27), depois que a UFPR informou a imprensa de que não faria a matrícula dos aprovados em Jornalismo, somente um e-mail foi encaminhado aos aprovados. "Ninguém nos ligou. Mandaram um e-mail que nem assinado estava. Teve gente que veio do Rio de Janeiro só para fazer a matrícula", reclama.

Durante o encontro, Maria Amélia pediu calma aos estudantes e disse acreditar que a situação esteja resolvida até o dia 10 de fevereiro, quando iniciam as aulas do primeiro semestre. Até essa data, uma nova visita dos avaliadores do MEC deve ocorrer. A UFPR garantiu que, caso a universidade não consiga revogar a medida cautelar que impede a matrícula de novos alunos, os aprovados poderão optar por vagas nos cursos de Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas.

Os estudantes saíram do encontro com uma declaração fornecida pelo Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) de que compareceram para realizar a matrícula e não puderam ser atendidos devido à punição imposta pelo MEC.

A pró-reitora foi procurada para comentar sobre a ação dos estudantes, mas optou por não falar com a imprensa.

Histórico

Em dezembro, os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiveram o vestibular suspenso porque, em duas avaliações consecutivas (2009 e 2012), ficaram abaixo da média no Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que leva em conta o desempenho dos alunos no Enade e o corpo docente das unidades, entre outros quesitos.

A visita dos avaliadores, ocorrida no fim de 2013, chegou a mudar a situação do curso de Publicidade e Propaganda, que teve a suspensão revogada. No entanto, Jornalismo continua impedido de receber novos alunos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]