Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Punição revista

Calouros de Jornalismo da UFPR, enfim, vão às aulas

Desde dezembro de 2013, curso estava impedido de matricular novos alunos

Aulas dos calouros de Jornalismo começam efetivamente hoje. | Marcos Solivan / UFPR
Aulas dos calouros de Jornalismo começam efetivamente hoje. (Foto: Marcos Solivan / UFPR)

Depois de três meses de incertezas e espera, os 25 calouros aprovados no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começarão, efetivamente, as aulas hoje. Até a última terça-feira, a instituição continuava impedida pelo Ministério da Educação (MEC) de matricular novos alunos na graduação devido a duas avaliações insatisfatórias consecutivas no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que leva em conta a estrutura do curso, o desempenho dos estudantes no Enade, o programa curricular, entre outros aspectos. Após uma nova vistoria, ocorrida em fevereiro, a suspensão foi revogada.

As matrículas dos alunos foram feitas até sexta-feira e para esta semana está prevista a convocação de candidatos para preencher as vagas remanescentes, inclusive as cinco que deixaram de ser ofertadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). "Estou bem otimista. As expectativas são altas e tenho certeza de que serão correspondidas", afirma Monique Ryba Portela, 17 anos.

Compromissos

Para reverter a suspensão do MEC, a coordenação do curso de Jornalismo assumiu um protocolo de compromissos. Entre as propostas está a melhoria da biblioteca da graduação, que foi transferida recentemente para o câmpus Juvevê e deve receber, até o final do ano, investimento de R$ 50 mil em acervo. A reforma curricular proposta está em andamento e novas disciplinas deverão ser incluídas no programa em 2015. Além disso, um sistema de autoavaliação começou a ser estruturado.

As aulas dos cursos de Comunicação Social começaram em 17 de fevereiro e, desde então, alguns alunos – mesmo não matriculados – já vinham acompanhando as aulas. A orientação dada pela Reitoria aos professores é de que o conteúdo seja reposto para que os novos alunos não sejam prejudicados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.