• Carregando...
Fernanda está no segundo ano do Curso de Policial Militar | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Fernanda está no segundo ano do Curso de Policial Militar| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
  • Veja os mitos e verdades sobre o curso

Para muitos jovens, seguir a carreira de Policial ou de Bombeiro é um sonho que começa na infância. Para alcançar este objetivo é preciso muito empenho, que começa no vestibular: o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná é o mais concorrido do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Depois que o aluno supera a concorrência de mais de 50 candidatos por vaga, a dedicação está apenas no início.

O curso funciona em regime de internato, em que o aluno mora e estuda na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, podendo sair apenas nos fins de semana. "A vida militar exige posturas como disciplina, respeito, educação e hierarquia, aprendidas desde o começo do curso, durante a adaptação", conta o tenente coronel Renato, subcomandante da Aca­­de­mia. Para Fernanda Pegorini, 23 anos, aluna do segundo ano do curso de Policial Militar, a adaptação não é muito diferente do que outros cursos superiores exigem. "É importante passar por esta fase, para aumentar a maturidade, a união do grupo e se desvincular da família. Para quem realmente quer seguir essa vida é uma adaptação tranquila."

A rotina começa cedo, às 6 horas, momento de acordar, tomar o café da manhã e fazer o hasteamento da bandeira nacional. As aulas são em período integral. De manhã começam às 7h30 e vão até o meio-dia. O intervalo para descanso e almoço, servido no alojamento, é de uma hora e meia e em seguida os alunos retornam às aulas, até às 17h30. À noite os cadetes têm o horário livre para se dedicar aos esportes, ao descanso e ao estudo.

Estágios e carreira

Logo no primeiro ano o aluno faz estágios internos nas escalas de fim de semana, em que acompanha o trabalho administrativo dos policiais e bombeiros, tanto na capital quanto nas cidades do interior. A partir do segundo ano segue os serviços operacionais dos oficiais, nos policiamentos e ocorrências nas ruas. "As experiências que os superiores nos passam agregam muito conhecimento, pois conhecemos de perto o que é o trabalho do militar", explica Fernanda.

Como em toda graduação, no fim do curso os alunos precisam apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso, em que buscam desenvolver novos conhecimentos para a prática dos profissionais de segurança pública. "Isso gera frutos para a própria polícia, pois incentivamos propostas de novas abordagens para os problemas que os policiais enfrentam e também desenvolvimento de produtos melhores para atender a população", explica o tenente coronel Renato. Depois de formados os cadetes se tornam aspirantes a oficiais e são encaminhados para unidades da Polícia Militar em outras cidades do estado. "O curso é apenas o início da nossa carreira militar. Durante os três anos nós ficamos aptos a trabalhar em qualquer função, prontos para atender ocorrências em qualquer lugar do estado", afirma Felipe Aparecido dos Santos, de 19 anos que está no último ano do curso de Bombeiro Militar.

* * * * *

Ficha Técnica - Conheça melhor o curso e a rotina da profissão:

Onde estudar

O vestibular para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná – tanto para Policial quanto para Bombeiro – é realizado pela UFPR, mas a graduação é na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais.

Duração do curso

A partir de 2011 o curso terá 4 anos.

Disciplinas

Direito Constitucional, Direito Penal, Inteligência Policial Militar, Economia Política e Sociologia são comuns aos dois cursos. No de Policial Militar, o aluno terá mais disciplinas de Administração, Conduta e Abordagem em situações de rua, além de aulas de Estudo do Armamento Orgânico, Táticas para Confrontos Armados, Tiro de Combate, Defesa Pessoal. Na formação de Bombeiro Militar ele terá disciplinas das Engenharias Elétrica e Hidráulica com foco em Química, Física e a Matemática.

Mercado

O formado recebe o título de bacharel em Segurança Pública e é encaminhado para unidades da Polícia Militar em diversas cidades do Paraná, onde inicia sua carreira militar. Ele pode atuar em diversas áreas dentro dos batalhões, como por exemplo Informática, Logística, Jurídica, Tesouraria, Policiamento, Educação Física, entre outras.

Remuneração

Um aspirante a oficial, titulação dos graduados no curso, recebe em média R$ 4 mil por mês. Conforme sua posição na hierarquia militar avança, sua remuneração aumenta, podendo chegar a aproximadamente R$ 11 mil, no cargo de coronel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]