• Carregando...
Carolina Marques ainda não se formou, mas já trabalha na área | An
Carolina Marques ainda não se formou, mas já trabalha na área| Foto: An

Verdadeiro ou Falso

Saiba mais sobre a rotinaMarketing e telemarketing são a mesma coisa.

Falso. A comparação pode até parecer exagerada para alguns, mas muita gente ainda confunde. O curso de Marketing não forma os profissionais que ligam para promover produtos e oferecer promoções. "O profissional de Marketing é estratétigo. Ele olha para o mercado, o estuda e entende o comportamento do consumidor", explica a coordenadora do curso de Marketing da PUCPR, Miriam Mazo.

Os profissionais formados em Marketing e Publicidade e Propaganda são diferentes, mas podem atuar juntos.

Verdadeiro. Enquanto o profissional de Marketing atua estudando o mercado e planejando estratégias, o publicitário vai transformar essas ideias nos materiais de campanha, sejam impressos, vídeos, áudio ou até internet.

Carolina Marques tem 20 anos e cursa o terceiro ano de Marketing. Já está empregada e trabalha com Marketing de Produtos em uma empresa de planos de saúde empresariais. "Eu ajudo a melhorar os planos. Temos um produto, vejo como está e se o público está gostando". No dia a dia, explica, ela é o centro de um grande processo dentro da empresa. "Outras áreas dependem da minha. Elas demandam ajuda em problemas com clientes, como no Serviço de Atendimento ao Consumidor, e fazem solicitações de diversas ordens. E eu tenho de achar soluções", diz.

Amplo e difícil de definir. Esse é o trabalho de um profissional de Marketing. Miriam Mazo, coordenadora da graduação em Marketing da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), explica que ainda há uma boa dose de confusão sobre o que é a profissão. "Há muita gente que pensa que é vendas ou Publicidade e Propaganda. Até pouco tempo, confundiam até com telemarketing", conta.

Uma das definições mais usadas vem da Associação Americana de Marketing: "é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que beneficie a organização".

Traduzindo, é uma área "filha" da Administração, que com o passar do tempo tomou corpo próprio, caracterizando-se com uma profissão independente. Hoje está, inclusive, bastante na moda. "Se o nome fosse traduzido, seria algo como mercadologia. É o estudo do mercado. É a única área da Administração voltada para fora da organização. Procura-se entender o consumidor", explica. Dentro desses preceitos, o profissional vai estudar questões relacionadas aos chamados 4 Ps: produto, preço, promoção e praça.

"O mercado para um profissional formado em Marketing hoje está bastante aquecido. O profissional está sendo bastante procurado. Tanto é que, antes mesmo de terminar o curso, muitos já estão empregados", conta Miriam.

O curso

Segundo Carolina, o curso não é difícil, mas é muito dinâmico e trabalhoso. A amplitude dos conteúdos estudados é grande e há muitos trabalhos acadêmicos. Miriam explica que a graduação tem um pouco de tudo, de Psicologia e Sociologia a Raciocínio Analítico e Lógico. Há também muitas matérias de Administração, da parte financeira e estatística. E não ficam de foram questões recentes, como marketing eletrônico e em novas mídias.

Atualmente, em sua maioria os cursos oferecidos são tecnólogos. O da PUCPR é o único curso tradicional de graduação no Paraná. Ambos proporcionam o mesmo diploma de curso superior, mas a graduação leva mais tempo. "Os formados têm perfis diferentes. Enquanto no tecnólogo a formação é mais prática e rápida, na graduação há mais tempo para amadurecer e absorver melhor os conteúdos", afirma.

Ficha técnica

CursosDe acordo com o MEC, há cerca de 50 cursos superiores no Paraná. Todos estão em instituições particulares. PUCPR, Tuiuti, Universidade Positivo, FAE e Faculdades Dom Bosco são algumas.

Duração do cursoEntre 2 e 4 anos, dependendo se é superior de tecnologia ou graduação.

DisciplinaFundamentos do Marketing (1º período), Ferramentas Tecnológicas Aplicadas ao Marketing (2º), Desenvolvimento e Gestão de Produtos (4º), Marketing de Relacionamentos (5º), Gestão de Marcas (6º) e Planejamento Estratégico de Marketing (7º) são algumas das disciplinas do curso.

MensalidadeNa PUCPR, o investimento é de R$ 854 por mês.

MercadoO profissional pode atuar com comunicação coorporativa, levando informações de interesse do público interno de uma empresa; com consultoria para organizações, na qual assessora e promove o lançamento de produtos, por exemplo; com gerência, desenvolvimento e inovação dos produtos, planejando estratégias de venda, identificando a necessidade de consumidores e convertendo em produtos, serviços e ofertas que as satisfaçam; pesquisa de mercado; planejamento estratégico, entre outras áreas.

RemuneraçãoNão há um piso salarial, mas a média de remuneração segue a tendência dos profissionais de Administração. Um recém-formado recebe, em média, R$ 800 e R$ 1,5 mil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]