• Carregando...

Governo usará detector de metais no Enem, informa Paim

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse, neste sábado, 24, que o crescimento de 21,8% número de inscritos, neste ano, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação a 2013 eleva a responsabilidade do governo na aplicação da prova

Leia matéria completa

As inscrições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 terminaram no fim da noite desta sexta-feira (23) com 9.519.827 milhões de inscritos, número 21,8% maior que a edição da prova em 2013.

O Ministério da Educação chamou uma coletiva, nesta sábado (24), para anunciar o número final de inscrições, com as presenças do ministro Henrique Paim (Educação) e do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), José Francisco Soares.

Um número aproximado, no entanto, já havia sido festejado pela presidente Dilma Rousseff, na noite desta sexta, em sua conta do Twitter. "O #Enem alcançou 9 milhões de inscritos, um recorde", escreveu a presidente.

Segundo o presidente do Inep, o sistema registrou 1,8 milhão de inscrições somente nesta sexta (23), com um ritmo de até 4 mil inscrições por minuto em momentos de maior movimentação.

O Sudeste é a região que concentra a maior parte dos candidatos (3,4 milhões), seguida pelo Nordeste (cerca de 3 milhões), pelo Sul (1,1 milhão), pelo Norte (1 milhão) e o Centro-Oeste (857 mil).

Entre os Estados, São Paulo é o campeão de candidatos, com 1,47 milhão de participantes cadastrados, seguido por Minas Gerais (1,06 milhão) e Bahia (707,8 mil).

O ministro chamou a atenção para o expressivo número de participantes no Nordeste e, em especial, no Ceará (com 596,5 mil inscritos).

O número definitivo de participantes confirmados, porém, só será conhecido após o fim do prazo para o pagamento das inscrições, em 28 de maio. O ministério reforça que é preciso que o pagamento seja efetivado até o dia 28, e não apenas agendado no dia 28.

O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos.

O Enem é utilizado na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]