A mestranda Juliana Chevônica prefere passar o dia na biblioteca e pesquisar em casa só à noite, evitando interrupções por parte da família.| Foto: Henry Milleo / Gazeta do Povo

Autocontrole

Há uma lista de programas que podem ajudar o pesquisador a resistir às tentações da internet, confira as sugestões da mestranda Juliana:

StayFocusd – impede o acesso a qualquer site que não conste numa lista de permissões criadas pelo próprio usuário. Além disso, uma vez acionado, ele impede a alteração de configurações até que o tempo previamente determinado se complete.

Facebook Nanny - É um complemento para o navegador Google Chrome que tem como função bloquear parcialmente o acesso ao Facebook.

Nanny (para Google Chrome) ou LeechBlock (para Firefox) – bloqueia sites estipulados e permite definir hora e dia em que o acesso é liberado.

Focus Booster – funciona como um cronômetro de atividades feitas no computador. Marca intervalos de tempo e pausas planejadas.

CARREGANDO :)

>>>> Interatividade

Você também têm uma rotina de estudo em pesquisa em casa? Quais são os maiores desafios e de que forma tem conseguido enfrentá-los?

Pesquisar em casa é um desafio constante para muitos universitários, mas especialmente para pós-graduandos. A maior das tentações a ser vencida é o uso inadequado da internet, ferramenta indispensável para quem opta por fazer trabalho acadêmico de casa. Mas as tarefas domésticas e aquele sofá confortável podem acabar se convertendo em perigos para um trabalho acadêmico bem sucedido.

Publicidade

Diferente da graduação, quando se tem aula praticamente todos os dias, programas de mestrado, doutorado e mesmo especializações deixam os estudantes mais livres de aulas presenciais para que se dediquem exclusivamente à produção do trabalho final. Quando essa fase chega, a determinação é a melhor companheira.

"A maior dificuldade é focar no que você está fazendo, pois é muito fácil deixar o trabalho para depois de arrumar a casa, depois de fazer almoço, depois de ir a ginástica", diz Marcia Regina Santiago Scarpin, doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. Para ela, a ausência de alguém que cobre o trabalho incentiva a protelação e faz o aluno se sentir bastante solitário. "Às vezes me pego falando comigo mesma", brinca.

Apesar da luta contra as distrações caseiras, ela prefere estudar no tentador aconchego de casa a passar dias no "clima tenso" de muitas bibliotecas. "O tempo que você passa lá te ajuda a concentrar, mas no final é como se tivesse passado o dobro do tempo, é muito cansativo", diz.

Preferência pela biblioteca

Segundo a mestranda em Direito do Estado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) Juliana Chevônica, a atraente possibilidade acessar redes sociais e vídeos a qualquer instante é que torna a internet ameaçadora. Para se precaver, ela escolheu instalar em seu próprio computador softwares que bloqueiam, por algumas horas, o acesso a Facebook, YouTube e quaisquer outros sites que considere inadequados para o momento.

Publicidade

Além das tentações online, Juliana diz que prefere pesquisar em bibliotecas durante o dia e em casa só à noite, por conta das interrupções típicas do convívio familiar. "É difícil a família entender [a rotina de mestranda]. Eles acabam pensando que a você só está na internet", lamenta.

Rigor na rotina é o segredo do sucesso

Confira atitudes recomendadas para se conseguir uma rotina de pesquisa produtiva dentro de casa:

- Contato pré-definidoEstabeleça uma política de relacionamento clara com o orientador. Alguns professores não suportam ser procurados de surpresa por alunos nas redes sociais, outros preferem um contato mais constante.

- Anote tudoMantenha blocos de papel, cadernos e canetas sempre ao alcance da mão. Muitas ideias passam pela cabeça num instante e não voltam mais.

Publicidade

- Duas telasQuem usa muitos arquivos digitais deve considerar o uso de dois monitores, como um notebook e um tablet, para agilizar as consultas. Quem usa uma única máquina tem de ficar procurando por janelas abertas, o que consome tempo e estressa.

- Rotina de trabalhadorEstabeleça para si horários típicos de quem sai para trabalhar numa empresa. Acorde todos os dias no mesmo horário, defina o horário de almoço e seja fiel ao fim do "expediente". Fontes: Professores Marlos Skora, coordenador da especialização em Recursos Humanos UniBrasil, e Clara Maria Roman Borges, vice-coordenadora do programa de pós-graduação em Direito da UFPR.