• Carregando...
Professores e alunos do núcleo de Jornalismo Investigativo da UP: Matheus Klocker, Rosiane de Freitas, Amanda Bacilla, Pamela Castilho, Renata Martins e Julius Nunes | Fábio Muniz / UP
Professores e alunos do núcleo de Jornalismo Investigativo da UP: Matheus Klocker, Rosiane de Freitas, Amanda Bacilla, Pamela Castilho, Renata Martins e Julius Nunes| Foto: Fábio Muniz / UP

Reconhecimento

Prêmio valoriza currículos de alunas

O apoio do Concurso Tim Lopes ao projeto da Universidade Positivo (UP) deve valorizar os currículos das estudantes de Jornalismo Amanda Bacilla e Renata Martins. Alunas do 3º período do curso, elas participam do núcleo de Jornalismo Investigativo da UP desde o ano passado. Esta é a primeira vez que se envolvem na investigação profissional de um tema tão complexo.

"Fiquei surpresa e sei que esta matéria vai trazer reconhecimento ao meu trabalho, além de toda a experiência", diz Renata. Para amanda, a pauta está cada vez mais envolvente. "Está sendo superinteressante, e eu entrei de cabeça na discussão." A apuração começa neste mês e resultará em um hotsite com previsão de publicação para o dia 23 de julho deste ano. O conteúdo estará vinculado ao site laboratorial de notícias do curso de Jornalismo da UP – o www.teianoticias.com.

Professores e estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo (UP) foram os vencedores de uma das categorias do VI Concurso Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, que divulgou os premiados na semana passada. A equipe da UP receberá o subsídio de R$ 10,5 mil para desenvolver um trabalho sobre as falhas existentes no controle de hospedagem de crianças e adolescentes em hotéis, o que acaba abrindo brechas para a violência sexual infanto-juvenil.

Ao contrário dos prêmios jornalísticos que reconhecem matérias já veiculadas o Concurso Tim Lopes seleciona os melhores projetos de reportagem, oferecendo apoio técnico e financeiro para a execução do trabalho dos escolhidos. O jornalista da Gazeta do Povo Mauri König também foi um dos vencedores desta edição com a proposta "Infância sem Copa". König viajará a cinco das 12 capitais que receberão os jogos da Copa do Mundo para investigar o turismo sexual nessas cidades, assim como as ações que o governo está ou não tomando para evitar o problema.

A equipe da UP, liderada pela professora Rosiane Correia de Freitas, conta com a colaboração do professor Julius Nunes e das alunas Amanda Bacilla e Renata Martins. Segundo Rosiane, o projeto premiado faz parte de uma iniciativa maior, o Núcleo de Jornalismo Investigativo da universidade, no qual os alunos exercitam a produção de matérias jornalísticas. Embora o núcleo conte com mais estudantes, Amanda e Renata são as que irão representá-los no projeto.

Para cumprir a pauta premiada, a equipe deve viajar a Foz do Iguaçu e para as cidades do Litoral paranaense para coletar dados e fazer entrevistas. "Temos o objetivo de investigar como ocorre o abuso [sexual] na rede hoteleira e as falhas no Sistema Nacional de Registro de Hóspedes", diz Rosiane. O sistema deveria servir como controle para evitar a entrada de menores desacompanhados dos pais em locais de hospedagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]