• Carregando...
 | Reprodução Web
| Foto: Reprodução Web

Ranking

O Ranking Universitário Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo, traz o levantamento das melhores instituições de ensino superior do país. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) aparece em 9º lugar, atrás da Federal de Santa Catarina (UFSC). Já USP, UFRJ e UFMG lideram entre as 192 instituições avaliadas. Confira o desempenho das universidades paranaenses.

O resultado preliminar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012 foi divulgado esta segunda-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC). As instituições de educação superior têm acesso ao Conceito Enade e à informações sobre o cálculo no e-MEC e podem se manifestar até o dia 15 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 23.

O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira. As instituições poderão acessar informações sobre o curso e a área avaliados em 2012, além de respostas do questionário do estudante sobre infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Em 2012, foram avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais também foram avaliados. Em todo o país, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova.

ExameO Enade tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. Os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons. A avaliação é feita a cada três anos.

2013

Neste ano, a prova será aplicada no dia 24 de novembro e vai avaliar o desempenho dos estudantes de bacharelado em Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social e Zootecnia. O exame também avaliará os cursos de tecnólogo em Agronegócio, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]