• Carregando...

Foi exonerado nesta quarta-feira (24) o reitor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Hélgio Trindade. De acordo com publicação no Diário Oficial da União (DOU), a exoneração foi solicitada em janeiro deste ano a pedido do próprio ex-reitor, que está passando por um tratamento doloroso, devido a problemas na visão.

No lugar de Trindade, que é cientista político e havia sido reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi designado o economista Josué Modesto dos Passos Subrinho, ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) entre 2004 e 2012.

De acordo com a assessoria de comunicação da instituição, o novo reitor será empossado pelo ministro Aloizio Mercadante na próxima segunda-feira, às 10h, em Brasília, na sede do MEC. Na terça-feira ele já estará em Foz do Iguaçu para assumir as novas funções. Até lá, o cargo está sendo exercido temporariamente pelo atual vice-reitor, o professor Nielsen de Paula Pires.

Hélgio Trindade era reitor da Unila desde março de 2010, e participou da criação da universidade, como presidente da Comissão de Implantação da Unila. É também membro da Academia Brasileira de Ciências e um dos maiores especialistas no estudo do integralismo brasileiro.

Em janeiro deste ano, o vice-reitor Gerónimo de Sierra já havia sido exonerado, também a pedido. A solicitação havia sido enviada ao Ministério da educação quatro meses antes, em setembro de 2012, por motivos de saúde, pois, de acordo com a instituição, Sierra havia sido recomendado a fazê-lo pelo próprio médico, já que o tratamento só poderia ser realizado em Montevidéu (Uruguai).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]