• Carregando...
Maira Luísa, Olívia, Luísa e Rafaela estão entre os alunos que gereciam a empresa júnior JR consultoria | Henry Milleo / Gazeta do Povo
Maira Luísa, Olívia, Luísa e Rafaela estão entre os alunos que gereciam a empresa júnior JR consultoria| Foto: Henry Milleo / Gazeta do Povo

Campeãs

Confira algumas marcas campeãs do Top of Mind Universitário de 2011:

Marca campeã: Coca-Cola

Academia: Corpus

Agência de intercâmbio: C.I. Intercâmbio

Balada: Woods Bar

Barzinho: Bar do Alemão

Energético: Red Bull

Cerveja: Skol

Fast food: McDonald’s

Computador: HP

Idiomas: Fisk

Livraria: Livrarias Curitiba

Roupa: Levi’s

Motel: Você que Sabe

Pizzaria: Pizza Hut

Shopping: ParkShoppingBarigüi

Time de futebol: Atlético Paranaense

Empresa sustentável: Natura

Conhecer o universitário de Curitiba como consumidor. Essa é a proposta do prêmio Top of Mind Universitário, promovido pela empresa júnior encabeçada por alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – a JR Consultoria.

Todo início de ano, um grupo de pesquisadores percorre instituições de ensino superior da cidade – públicas e particulares – e faz aos estudantes uma série de perguntas sobre consumo: do barzinho ou balada à marca de roupa. "A ideia é que ele [o universitário] responda a primeira marca que vem à cabeça em cada categoria, não necessariamente a que ele mais usa ou frequenta", explica a consultora do projeto e aluna do 1º ano de Administração Olívia Pirola Krüger.

A pesquisa é feita por uma empresa contratada pela JR, mas a tabulação e a análise dos dados ficam por conta dos alunos. As perguntas abrangem 37 segmentos e não são de múltipla escolha. Portanto, vale qualquer marca lembrada pelo universitário. Além disso, uma pergunta geral analisa qual a marca mais lembrada, independentemente da área.

Embora a pesquisa seja local, nomes internacionais também aparecem entre os vencedores. O resultado geralmente fica pronto no meio do ano, mas só é divulgado nos últimos meses, quando uma grande festa de premiação revela as marcas mais lembradas pelos estudantes.

Prática desde cedo

A JR Consultoria segue o mesmo padrão de outras empresas juniores universitárias. Ela foi criada há 15 anos para simular uma empresa de verdade – com clientes reais – e proporcionar aos estudantes uma prática que eles não têm em sala de aula. "Geralmente são pequenas e médias empresas que vêm em busca de ajuda na área financeira, marketing ou precisam de um plano de cargos e salários", diz a estudante do 2 º ano de Administração e diretora de Negócios, Suelen Soares da Silva.

Todo trabalho e atendimento dos alunos é supervisionado por um professor. São cerca de 20 estudantes a cada ano, divididos em equipes que cuidam de cada projeto. Os cargos vão desde consultor até gerente e presidente.

Todo começo do ano é feita uma seleção, com entrevista, análise de currículo e dinâmica de grupo. Todos os alunos dos cursos envolvidos podem participar, principalmente os calouros. "Nos anos superiores os alunos tendem a ir para estágios fora da universidade, pois têm mais conhecimento. Então, enquanto estão no começo do curso, participar da JR é uma forma de praticar o conhecimento teórico e enfrentar desafios", diz Suelen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]