A primeira fase do projeto, que inclui o planejamento da obra e sua construção, deve ser concluída ainda neste mês| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Com o objetivo de envolver diversos cursos no desenvolvimento de projetos sustentáveis, a Universidade Tec­­no­­lógica Federal do Paraná (UT­­FPR) desenvolve o projeto do Escritório Verde – uma casa planejada para ser a mais correta possível em termos de preservação ambiental.

CARREGANDO :)

O planejamento da obra e sua construção fazem parte da primeira fase do projeto e deve ser concluída ainda neste mês. A segunda fase, começa imediatamente após a construção do escritório ser concluída – quando o local passará a ser usado por alunos e pesquisadores da UTFPR como um centro de estudos e laboratório para novos produtos e tecnologias de sustentabilidade. Com isso, o local passará a abrigar o Centro Regional de Integração em Expertise de Edu­­cação para o Desenvolvimento Sustentável (Crie-Curitiba).

Cinco áreas da universidade estão envolvidas diretamente no projeto: Engenharia Civil, Ele­­trônica, Eletrotécnica, Química e Design, e a interdisciplinariedade é uma das bases do programa. "É a partir disso que a troca de experiências é possibilitada e gera projetos mais completos e assertivos", afirma Eloy Casagrande Júnior, professor da UTFPR e coordenador do Escritório Verde.

Publicidade

De acordo com ele, outro dos objetivos do projeto é mostrar ao mercado que, mesmo com investimentos iniciais maiores, projetos ambientalmente sustentáveis podem ser economicamente vantajosos a longo prazo.

Veja também
  • Marxismo e ecologia no pensamento de Michael Löwy
  • Livro sobre sustentabilidade e liderança é lançado em Curitiba
  • Coral Timbra da UTFPR se destaca no programa da Xuxa