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Com um método de avaliação semelhante ao usado pelo Exame Nacional do Ensino Médio – a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – o Colégio Marista Santa Maria garantiu a melhor média entre as escolas particulares do Paraná no Enem 2009. O Vestibular conversou com o diretor da instituição, Gerson Carassai, que avalia o bom resultado:

Como foi o desempenho do Colégio Marista Santa Maria?

Nós fomos os primeiros colocados entre as escolas particulares de todo o Paraná, com média de 673,33. Dos 126 alunos, 104 fizeram o exame.

Como analisa os resultados?

Primeiro com uma satisfação enorme. O MEC insiste em dizer que o Enem não é uma avaliação institucional, mas a segurança que os resultados transmitem é inegável. É uma sensação de dever cumprido, mas agora também vem a responsabilidade de se manter entre os melhores, não podemos nos acomodar.

A que atribui esse desempenho?

Na Rede Marista se discute a avaliação há muito tempo. Po­­demos falar na proposta pedagógica, mas a maneira como en­­tendemos a avaliação, mais como um processo de regulação da aprendizagem, é importante. Ela é um instrumento para a correção de rumos.

Como é feita essa avaliação?

Há três anos fazemos as avaliações internas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo sistema usado pelo Enem. O Sima (Sistema Marista de Avaliação) nos dá dados muito pontuais, mostra onde estão as dificuldades dos alunos. A escala tem estatísticas que levam em conta várias considerações, a prova é balizada e comparada ano a ano. Por isso podemos comparar os resultados ao longo do tempo, a evolução e se as ações surtiram efeitos ou não. Essas avaliações são aplicadas aos alunos das séries finais, ou seja, para as quartas e oitavas séries do ensino fundamental e para o terceiro ano do ensino médio.

O método de avaliação é suficiente para garantir os resultados?

Claro que ele não está sozinho neste processo. Mais do que a avaliação, a rede discute educação há muito tempo. Mas não basta ter documentos, tem de ter a adesão e o comprometimento dos professores e de todos envolvidos na aprendizagem.

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