• Carregando...

Se você pensa em estudar fora fique atento às oportunidades de intercâmbio na Rússia e no Canadá.

Na Rússia, a Universidade Estatal de Belgorod (BelGu) está com vagas abertas para brasileiros interessados em cursar graduação e pós-graduação em direito, relações internacionais e turismo no exterior. São 20 vagas, as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho e o embarque dos alunos está previsto para outubro.

Os candidatos – que serão selecionados pela Aliança Russa de Ensino Superior, entidade que representa as universidades no Brasil – frequentarão durante nove meses a Faculdade Preparatória (FP), em que aprenderão os termos técnicos do idioma aplicados à área escolhida e receberão aulas de russo básico para se comunicar no dia-a-dia. Além disso terão aulas de Física, Química, Biologia, História, Geografia, Política e Matemática. Depois disso, ingressam no primeiro ano de graduação.

Para saber mais sobre o intercâmbio e para fazer sua inscrição acesse o site da Aliança Russa.

Pós-graduação

No Canadá, a oportunidade é para quem já tem uma graduação no currículo. O Programa Entendendo o Canadá, da Embaixada canadense, oferece bolsas em cinco modalidades, destinadas às áreas de ciências sociais e humanas.

A Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses visa a apoiar professores universitários e pesquisadores, com formação mínima de mestrado, que busquem realizar pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá e publicação em revistas acadêmicas especializadas. A Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses tem como objetivo fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a professores universitários na elaboração de cursos sobre o país, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina. A Bolsa para Pesquisa de Doutorado visa a promover o conhecimento e a compreensão sobre o país e fomentar a pesquisa sobre temas canadenses, através do apoio a estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e desejem realizar sua pesquisa em instituições canadenses. O prazo para apresentação de candidaturas a esses três primeiros programas encerra-se em 14 de novembro.

Há ainda a Bolsa Canadá - América Latina – Caribe, para pesquisadores de universidades ou institutos de pesquisas da América Latina e Caribe no desenvolvimento de trabalhos de curta duração e as Redes Internacionais de Pesquisa, que favorecem a colaboração internacional e o apoio a equipes de pesquisadores do Canadá e de outros países, com o intuito de organizar seminários ou outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa. Para estes programas, o prazo para inscrição vai até 24 de novembro. Para todos os programas, os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês. As diretrizes específicas de cada programa e os formulários de inscrição podem ser acessados no www.iccs-ciec.ca.

Siga o Vestibular no Twitter!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]