• Carregando...

É comum que o calouro se sinta um pouco perdido com tantos departamentos diferentes e serviços que a universidade oferece. No começo ele pode se assustar ao ver os veteranos falando tantos nomes e siglas. Por isso quem passou por esta situação recomenda que nas primeiras semanas os novos acadêmicos façam um tour pelo câmpus, sem pressa e sem constrangimento, para conhecer os departamentos, bibliotecas, laboratórios e salas de aulas. "A gente sempre se sente perdido no começo, isso é normal. Mudança de ambiente é estranho, você fica ao mesmo tempo livre, mas sem rumo, sem alguém para te explicar como tudo funciona, dizer onde você reclama da matrícula, por exemplo", diz Juliano de Mattos Oliveira, estudante de jornalismo da PUCPR.

Em algumas universidades, na primeira semana cada coordenação faz uma apresentação de como funciona o curso e os departamentos a que o aluno vai recorrer mais. Segundo o coordenador de permanência do Núcleo de Assuntos Aca­dêmicos (NAA) da UFPR, Robson Tadeu Bolzon, essa atitude depende de cada curso, já que não é obrigatória.

Adaptação

O estudante que não conseguir conhecer tudo nos primeiros dias não precisa se preocupar. Ao longo da graduação ele vai precisar recorrer a vários departamentos, desde o que controla estágio ao que faz ajuste de matrícula, ou até mesmo ao responsável pela mobilidade acadêmica – que é o intercâmbio com outras instituições, inclusive de outros países. "Realmente é uma mudança de ritmo, muito diferente do acompanhamento personalizado que o aluno teve até o ensino médio", diz Eduardo Damião, pró-reitor acadêmico da PUCPR.

Confira alguns dos setores e serviços que a universidade oferece. As denominações da lista abaixo são da UFPR, mas de forma geral as outras instituições têm departamentos parecidos, mesmo que com outros nomes:

Reitoria

É o órgão principal da universidade, que toma as decisões máximas. A Reitoria é como a Presidência da República e o reitor como o presidente. É ele que bate o martelo em todas as decisões tomadas na instituição.

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae)

Cuida de assuntos ligados ao estudante, mas não necessariamente ligados ao ensino. Entre outros assuntos, acompanha e auxilia o aluno em relação à bolsa permanência – recurso financeiro destinado a alunos de baixa renda – moradia , como a Casa do Estudante, alimentação, transporte, auxílio psicológico e orientação profissional.

Pró-Reitoria de Graduação e Pesquisa (PRPPG)

Responsável pelas pesquisas – tanto de graduação como de mestrado e doutorado – feitas na universidade. Para que um professor desenvolva sua pesquisa ela deve estar vinculada a essa Pró-Reitoria. O aluno selecionado começa a participar no programa de iniciação científica. Alguns ganham bolsa, outros são voluntários.

Centro Acadêmico (CA)

Existe um CA em cada curso. É ele que representa os estudantes e faz reivindicações como de melhoria de estrutura, de professores e laboratórios e até dos programas das disciplinas. Além disso, cuida de atividades esportivas, jogos entre os períodos, congressos e atividade de lazer, inclusive churrascos e festas.

Diretório Central dos Estudantes (DCE)

É o órgão máximo de representação dos estudantes, acima dos Centros Acadêmicos, que trata dos interesses comuns de todos os estudantes, não só de cada curso. O presidente é eleito anualmente por todos os acadêmicos da universidade.

Bolsa permanência

É um valor mensal que o estudante recebe para auxiliar nos gastos com o estudo, como fotocópia, transporte e alimentação. Na UFPR, hoje o valor é de R$ 315, para trabalho de 12 horas semanais na instituição. Para recebê-lo o aluno se candidata na Prae e se for selecionado trabalha em departamentos administrativos da universidade – como biblioteca – fora do horário de aula.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec)

É o departamento responsável pelos projetos de extensão – programas que levam o aluno a fazer atividades fora de sala de aula, geralmente ligadas à comunidade – e por projetos e cursos culturais, como o Festival de Inverno que é realizado todo ano na UFPR.

Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd)

É responsável pelo assuntos práticos da vida acadêmica, como estágio, correção de matrículas, faltas e notas. Mas o aluno só recorre à ela quando tem algum problema pelo procedimento normal, que geralmente é pela Coordenação do curso ou Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), que é o setor que a faz a primeira matrícula do calouro, que emite o histórico escolar e tranca a matrícula quando o estudante solicita.

Coordenação de Curso

Cada graduação tem uma coordenação na qual o coordenador é a autoridade máxima. É ela a responsável pela estrutura pedagógica, como a grade curricular. Também faz os horários de cada período ou ano, organiza a matrícula a partir do segundo período e divulga o calendário de avaliações.

Mobilidade Acadêmica

É o departamento que cuida do intercâmbio dos alunos para outras instituições, seja ele nacional ou internacional. Para conseguir a mobilidade o estudante passa por um processo seletivo e deve ter concluído no mínimo um ano de curso. Fontes: Robson Tadeu Bolzon, coordenador de permanência do Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) da UFPR, Eduardo Damião, pró-reitor acadêmico da PUCPR e Manual do Aluno 2011 da UFPR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]