• Carregando...

Quem não passou ainda pode entrar pelo Enem

Nem tudo está perdido para quem não encontrou o nome na lista de aprovados da PUCPR. A lista de espera de todos os cursos foi divulgada ontem pela instituição.

Além disso, 851 vagas serão preenchidas exclusivamente pela nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 785 vagas referentes aos cursos tradicionais de graduação e 66 aos tecnólogos. As regras dessa nova seleção estarão em um edital específico, ainda não divulgado pela PUCPR.

O Enem 2010 será aplicado nos dias 6 e 7 de novembro e o gabarito das provas objetivas deve ser liberado até dois dias úteis após a realização do exame. Mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), responsável pelo Enem, ainda não anunciou quando sairão os resultados individuais dos estudantes.

Outra forma de entrar na PUCPR é pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas parciais e integrais em instituições particulares de ensino superior e também seleciona os candidatos pelo Enem. A PUCPR destinou 1.033 vagas para o ProUni, 956 para os cursos tradicionais de graduação e 77 para os cursos superiores de tecnologia. Não é preciso ter feito o vestibular para participar do programa, mas o estudante deve apresentar renda familiar por pessoa de até três salários mínimos por mês e ter cursado o ensino médio em escola pública (ou em particular como bolsista integral).

Foi debaixo de sol forte e com a animação de um trio elétrico embalado pela banda Anauê que aproximadamente 3,5 mil estudantes receberam ontem, em Curitiba, o resultado do vestibular de verão 2011 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Organizada pela PUCPR em parceria com o Vestibular da Gazeta do Povo, a festa dos aprovados foi realizada pela manhã no estacionamento da universidade, com direito a banho de lama e distribuição de brindes. Dos quase 19 mil inscritos nas cinco cidades onde a PUCPR está presente (Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá), 7.705 conquistaram uma vaga na instituição.

Veja a lista de aprovados

Quem inaugurou a piscina de lama foi a estudante Geórgia Zanini, 17 anos. Ela soube do resultado antes mesmo de conseguir uma edição extra do caderno Vestibular da Gazeta do Povo, que trouxe os nomes dos aprovados e foi distribuída durante a festa. "Meu tio viu meu nome na internet e me ligou. Passei em Engenharia Civil", disse. Mesmo com a notícia antecipada, Geórgia fez questão de encontrar o seu nome no papel. "Passei", gritou pela segunda vez, após percorrer os olhos pela lista de novos calouros.Filmou a comemoração? Suba o vídeo no Youtube e mande o link para vestibular@gazetadopovo.com.br que nós colocamos ele no site do Vestibular da Gazeta do Povo.

Simone de Oliveira, 24 anos, não tinha esperança de passar e ficou surpresa com o resultado. "Esse é o primeiro vestibular que faço. Fui aprovada em Nutrição", disse. Ela também vai prestar vestibular na Universidade Federal do Paraná (UFPR), mas conta que planeja estudar na PUCPR por causa do horário do curso. "Na UFPR as aulas são de manhã e à tarde, enquanto na PUC elas são apenas de manhã. Como eu trabalho à tarde, não tenho como estudar na Federal", afirmou.

Primeiro lugar

Para Heloísa Zimmermann Faggiol, 18 anos, a comemoração foi dupla. Além de passar em Medicina, um dos cursos mais concorridos, a estudante conseguiu a primeira colocação geral no vestibular da PUCPR. Como premiação, ganhará da universidade uma bolsa integral de estudos. "Das 80 questões, acertei 69. Meus amigos não tinham conferido o gabarito, por isso não tive como comparar o meu resultado. Estava até em dúvida se iria passar", disse ela, que festejou a aprovação com a mãe e o irmão.

"A PUCPR nos ligou ontem (quarta) à noite e pediu para estarmos aqui hoje pela manhã. Mas não nos disseram o porquê", contou Ana Tereza, 54 anos, mãe de Heloísa. Pouco antes da divulgação dos aprovados, a estudante participou de uma cerimônia com o reitor da PUCPR, Clemente Ivo Juliatto, o vice-reitor, Paulo Mussi, e pró-reitores da universidade, quando foi informada da classificação e do prêmio. Ela conta que vai prestar vestibular em mais três instituições: UFPR, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade de São Paulo (USP). Segundo Heloísa, a garantia de uma vaga na PUCPR fará com que ela resolva as outras provas com mais tranqüilidade e segurança.

Tecnólogos

As vagas nos cursos superiores de tecnologia da PUCPR não foram disputadas no vestibular de outubro, cujo resultado a universidade divulgou ontem pela manhã. As inscrições para o processo seletivo dos tecnólogos estão abertas e podem ser feitas até 19 de novembro pelo site da instituição (www.pucpr.br).

Até o dia 31 de outubro, a inscrição custa R$ 50. Após esta data, o valor será de R$ 90. A prova será realizada no dia 27 de novembro, das 14h às 18h. A PUCPR oferece uma opção de tecnólogo em Londrina e nove em Curitiba, entre elas Gastronomia, Jogos Digitais e Gestão de RH.

Passou? Comente abaixo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]