Dos 43.839 inscritos no vestibular 2011 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), pelo menos 2.083 já estão eliminados do processo seletivo. Segundo Raul von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, estes candidatos não imprimiram seu comprovante de ensalamento. "Sem o documento não é possível nem ao menos saber o local de prova", explica. O número corresponde a 4,75% do total de inscrições.
Ainda segundo o coordenador, o número total de candidatos ausentes está sendo levantado e será divulgado no meio da tarde deste domingo, 14, dia em que estão sendo aplicadas as provas da primeira fase do vestibular da UFPR.
Os candidatos concorrem 5.540 vagas em 95 opções de curso. Neste ano, a UFPR vai destinar 10% das vagas em cada curso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação, que classifica candidatos a instituições públicas exclusivamente pela nota do Exame Nacional do ensino Médio (Enem). Além disso, o Enem terá peso de 10% na nota final dos estudantes que fizerem o vestibular. Mesmo com os problemas encontrados no exame, a Federal disse que pretende manter o uso do exame em seu processo seletivo.
A prova
A prova da primeria fase traz 80 questões de múltipla escolha, todas valendo um ponto. São nove questões de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Língua Portuguesa e Literatura e oito questões de Língua Estrangeira.
-
Quem ganha em MG vence a eleição? O que Bolsonaro e Lula fazem para conquistar os mineiros
-
Quem é Alexandre Padilha, escalado por Lula para dialogar com empresários
-
Começa a era 5G no Brasil: como fica o cronograma de implantação em todo o país
-
Pacheco lê requerimento da CPI do MEC, mas instalação fica para depois das eleições