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 | Henry Milleo / Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milleo / Gazeta do Povo

50,32% dos convocados

para a segunda etapa do vestibular da UFPR são sexo masculino. Entre os 14.087 classificados, 454 são treineiros, pouco mais da metade tem entre 18 e 19 anos e 15% têm mais de 23 anos. Cerca de 11 mil são paranaenses, 81,7% do total.

De olho

Fique atento aos detalhes do concurso para não sair prejudicado:

No dia

No domingo e na segunda-feira, os portões serão fechados às 13h30 e a prova começará às 14 horas. Além do comprovante de ensalamento, que deve estar disponível hoje no site do Núcleo de Concursos, o candidato deve levar documento de identidade, caneta esferográfica com tinta preta e escrita grossa, lápis ou lapiseira e borracha.

Desenho

Quem está tentando vaga em Arquitetura e Urbanismo ou Design deve levar lápis ou lapiseiras com grafites de diferentes graus de dureza, preferencialmente da série "B", borracha, jogo de canetas ou marcadores coloridos, jogo de lápis de cor, estilete, apontador ou lixa, esfuminho ou algodão.

Pontuação

A prova de Compreensão e Produção de Textos vale 60 pontos e cada prova específica vale 40 pontos. Para os cursos de Estatística, Matemática e Matemática Industrial, que ainda participam de uma terceira fase durante o primeiro semestre letivo, cada disciplina a ser cursada vale 100 pontos.

Enem

O desempenho final é composto pela nota do vestibular (90%) mais a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 10%.

Resultado

Até o dia 10 de janeiro de 2014 será divulgada a lista dos aprovados no vestibular. De 27 a 31 de janeiro, os classificados deverão efetuar o Registro Acadêmico para garantirem as vagas.

INTERATIVIDADE Preparação

Como está a sua preparação para o vestibular? Que assuntos você espera que caiam na prova de Redação? Deixe seu comentário abaixo.

Discursivas As temidas específicas

Professores de cursos preparatórios de Curitiba afirmam que os candidatos podem esperar provas específicas com questões de alto nível de complexidade. Confira os assuntos que merecem uma última revisão:

Alto nível

O nível da prova discursiva de Física costuma ser um pouco mais elevado que o da 1ª fase. Não dá para deixar de rever alguns temas: refração da luz (lentes esféricas e olho humano); funcionamento de motor elétrico (fenômeno da indução eletromagnética); associação de resistores; energia potencial elétrica e deduções de fórmula.

Figuras carimbadas

Há assuntos que não deixam de ser cobrados nas provas. Progressões aritmética e geométrica em Matemática; Aristóteles, Descartes e Nietzsche em Filosofia; e meio ambiente em Geografia – no ano passado metade das questões tinha relação com ecologia.

O entorno

Além das questões sobre ecologia, a prova de Biologia costuma abordar o controle genético das atividades celulares (síntese proteica), a histologia e a reprodução vegetal, a fisiologia humana e os quadros comparativos da evolução dos organismos (Zoologia).

Sem medo

A prova de Química costuma ser apontada como a mais difícil do vestibular. A dica para não marcar bobeira é relembrar conceitos de equilíbrio químico, cinética química, eletroquímica, química orgânica e cálculo estequiométrico.

Raciocínio

A tendência do vestibular é avaliar o raciocínio lógico do aluno diante de textos, dados e problemas. Na prova de Matemática, pode pintar mais de um assunto em uma questão. Procure identificar os assuntos e analisá-los com cuidado. Sempre que possível, faça um desenho ou esquema para direcionar o raciocínio.

Fontes: professores Tamajoara Proença (Decisivo); Wallace Stocco (Expoente); e Wilmar Martins, Osvaldo Campos, Luiz Roberto de Lima, Cláudio Lovato, Ricardo Deps e Paulo Sérgio Maniesi (Dom Bosco).

No próximo domingo, os 14.087 convocados para a segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estarão a postos para encarar mais desafios. Desta vez, sem questões de múltipla escolha. Todos terão de mostrar habilidade para responder a prova de Compreensão e Produção de Textos. No dia seguinte, parte deles continua a maratona diante das questões abertas das provas específicas, que exigem conhecimento mais aprofundado, fôlego e concentração para discorrer sobre os temas propostos.

A prova de Redação será composta por cinco questões discursivas que somam 60 pontos. Com exceção dos candidatos a 29 graduações e ao Curso de Formação de Oficiais, o restante dos estudantes ainda terá pela frente, na segunda-feira, uma ou duas provas específicas – de Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Design e/ou Arquitetura –, cada uma valendo 40 pontos e com dez questões discursivas.

O vestibular costuma cobrar do candidato posicionamento para problemas sociais e soluções para eles. Diante disso, para a Redação, os professores entrevistados apostam em temas como corrupção, maioridade penal, investimentos na Copa do Mundo, pichação e mobilidade urbana. Outros temas recentes, como a espionagem dos Estados Unidos e as manifestações que tomaram conta do Brasil, também podem aparecer.

Cuidados

De acordo com Iara Bemquerer Costa, coordenadora da elaboração de provas do Núcleo de Concursos da UFPR, os candidatos devem respeitar o espaço sugerido para as respostas em todas as provas e questões. "Quando é previsto um espaço de três linhas, por exemplo, é porque o que se espera é algo que pode ser dito em três linhas. A pessoa acha que, se escrever dez linhas e usar as margens, vai ter avaliação melhor, mas acaba se prejudicando. Quem ultrapassa as linhas mostra que não é capaz de apontar o essencial e, com isso, perde pontos", afirma.

A partir dos textos produzidos, a UFPR avalia a intimidade do candidato com diferentes gêneros textuais, a organização das ideias, a coerência, a coesão, o domínio da língua e o respeito às normas ortográficas. Quem é bom leitor acaba se dando bem, segundo Cleuza Cecato, professora de Redação do Colégio Bom Jesus, que sugere que estudantes treinem pesado nestes dias que antecedem a prova. "É interessante ler em voz alta o que escreveu, se perguntando se completou o raciocínio ou se algum trecho ficou vago", diz.

Outra dica é cuidar com a letra. "Havia um mito de que não podia letra de forma, mas o aluno é livre. Tem de escrever com o tipo de letra que se sinta à vontade para o texto ficar agradável, legível e bem articulado", conta Cleuza, lembrando que é preciso sempre diferenciar maiúsculas e minúsculas.

Gêneros: o que deve pintar

No site do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br), estão disponíveis as últimas provas e os critérios de correção das questões. Iara Bemquerer Costa recomenda que os estudantes confiram os critérios do último concurso do Litoral por estarem mais detalhados. Confira os gêneros mais cobrados:

Transposição de discurso

Geralmente a partir de uma entrevista, o estudante deve contar o que foi dito, usando verbos declarativos, como "afirmou", "esclareceu" ou "argumentou". Segundo Cleuza Cecato, é preciso atenção ao enunciado, que pode pedir a transposição de toda a entrevista ou a reprodução só da opinião do entrevistado.

Opinião e progressão textual

Um dos mais recorrentes nas provas, o texto opinativo pode exigir um texto completo, com a opinião do candidato, ou a complementação de uma ideia inicial. Na progressão textual, é preciso sustentar o estilo do texto prévio e seguir a redação conforme as ideias apresentadas. Se o texto é mais irônico, mais debochado ou mais sério, deve-se manter o mesmo nível de linguagem, mesmo que não concorde com o que foi dito.

Resumo

As ideias principais precisam ser reescritas de forma breve e fiel, mas sem copiar frases inteiras do texto original. É indispensável fazer referência à fonte das informações. O crédito pode aparecer no início e ser retomado ao longo do texto, ao enfatizar alguma ideia.

Tirinha e charge

Recursos como ironia, ambiguidade e paradoxo costumam rechear as tirinhas e cabe ao estudante identificar a intenção do autor e a relação entre o recurso exposto e o cenário político, cultural ou econômico retratado. "O aluno tem de ver publicações em jornais e ir percebendo qual linguagem os chargistas usam, como se posicionam, como fazem com que o desenho assuma um sentido figurado e critique um assunto sério", diz Cleuza.

Carta

O enunciado pode pedir uma carta para alguém da própria família, um governante ou até para um veículo de comunicação. O importante é conversar com naturalidade ao longo do texto. O fechamento deve ter ideia de despedida, exigência de providências, ou agradecimento pela atenção. É necessário colocar sempre o vocativo, mas a assinatura não deve conter o nome do aluno.

Gráficos e tabelas

A interpretação de gráficos, tabelas ou mapas serve para testar se o aluno sabe fazer constatações e projeções a partir dos dados apresentados. É bom ter cuidado ao detectar o tema do gráfico e o que ele indica, além de ter uma boa articulação sintática, com um texto fluído e bom de ler.

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