• Carregando...
O aluno de Design Gráfico Miquéias Josué Stacke foi um dos responsáveis pelo cartaz de divulgação |
O aluno de Design Gráfico Miquéias Josué Stacke foi um dos responsáveis pelo cartaz de divulgação| Foto:

As pesquisas de opinião realizadas durante a Feira de Profissões da UFPR ajudam os organizadores a aperfeiçoarem a estrutura das edições futuras e revelam algumas surpresas. No ano passado, por exemplo, o relatório final da Assessoria de Comunicação Social da UFPR mostrou que, embora 70% dos visitantes cheguem ao evento de ônibus, a maior parte do público (60%) estuda em escolas particulares.

Os dados também desmentem mitos como o de que se trata de uma feira para vestibulandos. Ainda que 63% pretendam se inscrever em alguma prova de seleção neste ano, significativos 37% não farão vestibular em nenhuma instituição e comparecem por lazer, curiosidade ou acompanhando estudantes que ainda farão sua escolha profissional.

No perfil dos visitantes consta ainda o fato de preferirem ir acompanhados de amigos (54%) a ir sozinhos (12%). Um quarto deles vai com a própria turma da escola, em excursões organizadas por professores e a menor parte vai junto dos pais ou irmãos.

Segundo o coordenador-geral da feira, Mário Messagi Júnior, há algum tempo o planejamento do evento procura focar não só na exposição dos cursos disponíveis na UFPR, mas sim em todas as possibilidades de vivência acadêmica do ensino superior. "Há espaço para apresentarmos políticas de bolsa, empresas júniores, meios de intercâmbio, biblioteca e outros instrumentos formativos da universidade", diz.

O dono da imagem

O cartaz de divulgação da Feira de Cursos e Profissões da UFPR foi elaborado pelos alunos de Design Gráfico Miquéias Josué Stacke e Mariana Silva, que venceram o concurso anunciado em maio pela UFPR. Segundo Miquéias, o que guiou o conceito foi a analogia entre a universidade e uma árvore frutífera. "É como se as profissões fossem os frutos e a UFPR o que dá sustento às suas escolhas", explica. Os vencedores levaram R$ 3 mil em compras nas Livrarias Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]