• Carregando...

O Vestibular de Verão 2011 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) registrou 16.634 inscrições para concorrer às 1.514 vagas oferecidas para mais de 60 cursos. Os cursos mais concorridos são medicina, com 137,6 candidatos por vaga; arquitetura e urbanismo (52,6); engenharia civil no campus sede (38); direito (noturno) (35,3) e odontologia (33,4).

Em 2010, foram 18.591 inscritos, o recorde da instituição, com 10,5% mais candidatos do que neste ano. Emerson Arnault de Toledo, presidente da Comissão do Vestibular Unificado (CVU), explica que, no ano passado, o número de vestibulandos foi maior porque havia uma demanda reprimida para cursos como engenharia elétrica e comunicação social – multimeios, cujas primeiras vagas foram ofertadas no Vestibular de Verão 2010.

Apesar do decréscimo de inscritos, a relação média de candidato por vaga aumentou porque, segundo Toledo, parte das cadeiras dos novos cursos já foram ofertadas no Vestibular de Inverno 2011, realizado no meio deste ano. Com isso, o número de vagas para o próximo concurso diminuiu, aumentando a concorrência. No ano passado, o número geral de candidatos por vaga era 8,39 e neste ano, 10,99.

PAS 2011

O Processo de Avaliação Seriada (UEM), outro concurso para o ingresso na universidade, recebeu 22.893 inscrições para as três etapas – a terceira será realizada pela primeira vez neste ano. O programa, um sistema de avaliação dos alunos nos três anos do Ensino Médio, começou em 2009 e destina 20% das vagas de cada curso, disponíveis no ano de ingresso na UEM, para os candidatos selecionados pelo processo. Neste ano, os alunos incluídos no PAS podem se candidatar a 750 vagas nos mais de 60 cursos

São 3.628 inscritos na terceira etapa, resultando numa relação média de candidato por vaga de 4,84. Os cursos mais concorridos são medicina (48,3 candidatos por vaga), arquitetura e urbanismo (23,8) e engenharia mecânica (16).

Para a primeira etapa são 12.194 inscritos, quantidade 11,85% maior do que a registrada no ano passado. Já para a segunda etapa, são 7.071 estudantes, número 21,03% do que o de 2010.

No total, 18 cursos apresentaram número de inscritos inferior ao número de vagas ofertadas pelo PAS, como filosofia, pedagogia (noturno) e química (licenciatura). Nesses casos, os candidatos precisam apenas não zerar as provas de alternativas múltiplas e conseguir, no mínimo, 24 pontos na redação para serem aprovados.

No PAS, a primeira etapa é disputada por estudantes do primeiro ano do ensino médio; a segunda etapa, por alunos do segundo ano; e a terceira etapa, por matriculados no terceiro ano.

Provas

As provas do Vestibular de Verão 2011 vão ocorrer de 11 a 13 de dezembro. No primeiro dia, os candidatos vão responder as questões de conhecimentos gerais (alternativas múltiplas). Já no segundo dia, serão testes de língua portuguesa, língua estrangeira, literatura e redação. No último dia, serão aplicadas provas de conhecimentos específicos (alternativas múltiplas) sobre duas matérias, de acordo com o curso escolhido.

As provas do PAS serão realizadas em uma única tarde no dia 20 de novembro. Os candidatos da terceira etapa respondem questões de alternativa múltiplas e redação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]