• Carregando...

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Estadual de Maringá (UEM)aprovou alteração na prova de Conhecimentos Gerais do Processo de Avaliação Seriada (PAS), forma alternativa de ingresso na universidade na qual os estudantes fazem três provas, uma ao fim de cada ano do ensino médio.

A nova determinação permite que até 50% da prova tenha questões de conteúdo único referente à série e não mais 100% de conteúdo interdisciplinar. A pró-reitora de Ensino da UEM, Ednéia Rossi, explica que a medida foi adotada a pedido da banca elaboradora da prova. que alegou dificuldades em fazer todas as questões interdisciplinares sem abordar conteúdo de outras séries.

Segundo a professora, a decisão não muda nada para os alunos e o princípio do PAS -de cobrar apenas o conteúdo da série em que o candidato está matriculado - será mantida.

O PAS destina-se, exclusivamente, a alunos regularmente matriculados em escolas de ensino médio, públicas ou privadas. Seus objetivos são ampliar as possibilidades de acesso aos cursos de graduação da UEM; estabelecer uma relação mais intensa entre a universidade e as escolas de ensino médio, permitindo ações que visem a um maior aprimoramento e à interação entre ambas; selecionar, de forma gradual e sistemática, os alunos-candidatos, valorizando e estimulando um processo contínuo de estudo; e permitir, por meio de informações detalhadas de desempenho do candidato, que tanto os alunos quanto as escolas tenham a oportunidade de monitorar esse desempenho ao longo do ensino médio.

O ingresso nos cursos de graduação no PAS se dá por meio de provas, aplicadas no final das séries do ensino médio em que o candidato se encontra matriculado. A classificação dos candidatos só ocorre no final da terceira prova de cada edição do PAS. São destinadas 20% das vagas de cada curso, disponíveis no ano de ingresso na UEM, para os candidatos selecionados pelo processo.

A avaliação referente a cada série é constituída das provas de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Matemática, Química, Artes, Filosofia e Sociologia); Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Redação e Língua Estrangeira; e Conhecimentos Específicos (apenas referente à terceira série).

A aprovação da alteração da prova de Conhecimentos Gerais está contida na Resolução 003/2011-CEP, de 4 de maio, cujo prazo recursal terminou no dia 30. As inscrições para o PAS devem ser feitas de 1º a 21 de setembro. As provas serão aplicadas no dia 20 de novembro. Outras informações no site www.pas.uem.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]