Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço

UTFPR preenche 56,6% das vagas após as três chamadas do Sisu

A partir de agora, a instituição será responsável pelo preenchimento das 1.170 vagas restantes

Após as três chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conseguiu preencher 56,6% de suas vagas. Entre os estudantes convocados em todo o país, 1.526 já garantiram sua matrícula na instituição pelo sistema, o que significa que ainda há 1.170 vagas a serem prenchidas. A partir de agora a própria UTFPR ficará responsável pelas chamadas.

Para o professor Jair Almeida, presidente da Comissão de Processos Seletivos da UTFPR, o número de matriculados é visto de forma positiva. "Estamos numa situação mais confortável que no início do ano, em que começamos as aulas com menos de 50% das vagas preenchidas e em que o cronograma foi muito apertado. Ainda temos um tempo para o início das aulas, em 9 de agosto", diz ele, que afirma ainda que "enquanto houver carteiras vazias haverá chamadas", como no primeiro semestre, em que todas as vagas foram preenchidas, mesmo depois do início das aulas.

A partir de agora, serão as próprias instituições que deverão fazer as chamadas complementares, com base em uma lista de espera que será fornecida na próxima segunda-feira, dia 19, pelo MEC. Inicialmente, a UTFPR havia divulgado um cronograma com outras três chamadas, a primeira delas já no dia 20 de julho, mas pode haver outras, dependendo do número de vagas remanescentes. "Depois do início das aulas ainda temos um tempo para fazer as convocações. Como a lei prevê que o número de faltas não pode ser superior a 25% do número de aulas, temos cerca de quatro semanas após o início do semestre letivo", explicou.

O professor disse ainda que considera natural o preenchimento gradual das vagas. "É mais que normal que se chamem muitos estudantes e poucos façam realmente a matrícula, até pelo caráter lúdico do sistema, conforme o próprio ministro Fernando Haddad já ressaltou. É comum um jovem do Amazonas, por exemplo, se inscrever aqui e passar só para dizer aos pais: olhem, passei no Paraná", justifica.

Mesmo com a alta taxa de desistentes entre os aprovados de fora do estado, Almeida conta que já é possível sentir uma mudança no perfil dos estudantes da UTFPR. "Antes do SIsu os alunos vindos de outros estados eram cerca de 20% do total. Hoje, são 40%, aproximadamente", quantifica. Para ele, mais que normal, já que o sistema é aberto a todos os brasileiros, esta "invasão" é positiva. "Isso significa que estes alunos têm melhores notas. Os professores com quem eu tenho conversado, inclusive, falam que o nível dos alunos não caiu depois do Sisu".

Futuro

Em relação ao Sistema, Almeida considera que ele ainda está em fase de testes e que esta segunda etapa já mostrou avanços. "Em relação à primeira etapa, no primeiro semestre, já vemos melhoras, principalmente em relação à mudança nas inscrições", diz, referindo-se à alteração do MEC, que no segundo semestre permitiu uma única inscrição com duas opções, ao contrário de antes, em que o estudante podia se inscrever três vezes em apenas uma opção. "Mas ainda há melhoras a serem feitas, como a exclusão da segunda opção", opina.

Números gerais e lista de espera

O Ministério da Educação ainda não divulgou quantas vagas foram realmente preenchidas pelo Sisu nas três chamadas relizadas. Segundo a assessoria do órgão, o balanço só será feito após a divulgação da lista de espera, o que deve ocorrer no dia 19 de julho.

O prazo para se inscrever na lista de espera termina nesta quarta-feira, dia 14. Podem participar os estudantes que não foram classificados em nenhuma das duas opções nas três chamadas já realizadas e aqueles que foram aprovados apenas na segunda opção, mesmo os que efetuaram a matrícula. Quem passou na primeira opção e não fez a matrícula já está fora do processo de seleção.

Para confirmar seu nome na lista, basta acessar o site do Sisu e informar seus dados cadastrais.Siga o Vestibular no Twitter!

Passou na UTFPR ou vai tentar entrar pela lista de espera? Conte sua história para o Vestibular!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.