• Carregando...

Na segunda-feira (4), o Vestibular publicou matéria com dicas para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e trouxe uma proposta de dissertação elaborada pelo professor Marlus Geronasso.

A leitora Tatiana de Meira, 17 anos, nos enviou uma redação para que fosse corrigida. Embora o texto não tenha seguido o tema proposto, ele foi encaminhado para a avaliação da professora Cleuza Cecato. Leia abaixo a redação da estudante e veja quais foram as considerações feitas pela professora.

Todos Pela Educação

Educação, prioridade em um mundo globalizado. E o Brasil, que por alguns, já é considerado "desenvolvido", ainda convive com altos índices de analfabetismo e alienação da população.

Fatos para comprovar nossa educação precária se encontram escancarados por aí. No ranking de desenvolvimento educacional, o Brasil está na 88° posição. O Plano Nacional da Educação apresenta 10% de analfabetos com 15 anos ou mais, no Brasil. E em um texto de Ronaldo França, "Longe da Excelência", nossa educação é comparada com países da África, um dos continentes mais pobres do mundo. No Rio de Janeiro, ainda este ano, a falta de informação e, a alienação, foiram fatais para muitos moradores do morro do Bumba, que antes de invadido, era um lixão aterrado. Os políticos, que em época de eleição vão até favelas prometer melhores condições de vida, simplesmente ignoraram o risco.

Melhorar a Eeducação do Brasil, é tarefa árdua para surtir efeito só daqui a muitos anos, com muito trabalho e dedicação de todos. Uma boa educação começa em casa, com a família ensinando valores, o que hoje é raro de se ver por aqui. A escola que parece ponto de encontro, deve cobrar disciplina e respeito, facilitando o seu papel principal; transmitir conhecimento. O maior passo para dessa melhoria, é com o governo, que promete mas não cumpre. Devemos, então, cobrar e exigir o que é nosso maior direito, uma educação de qualidade.

Correção

* "Alguns"não é uma boa forma de comprovar ou embasar uma afirmação. Você deveria mencionar quem ou que medida considera o país desenvolvido.

* Sua introdução ficou muito pequena. É, basicamente, uma afirmação. Procure acrescentar um pouco mais de conteúdo e texto a esse trecho.

* Seria preciso desenvolver um pouco mais o texto para evitar a sensação de "quebra" entre esses dois parágrafos

* Seu texto é, sem dúvida, bem elaborado. Mas, para que ele se destaque entre os demais, sugiro um pouco mais de cuidado na elaboração/organização das idéias (conforme indicações de correção) e na inserção de conteúdos fundamentais para essa discussão.

Boas leituras e boa sorte no ENEM!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]