• Carregando...

Antes das provas de conhecimento específico, optar por um curso é a primeira pergunta difícil de todo vestibulando. Definir a carreira é uma questão de múltipla escolha em um ambiente marcado pela crescente diversidade de profissões. Especialistas dizem que a decisão deve equilibrar afinidades e projeções de mercado, como o salário e a oferta de empregos.

"Uma das maiores dificuldades que [os jovens] costumam apresentar é não conseguir resistir às pressões familiares", alerta Maria da Luz Calegari, autora do livro Temperamento e Carreira. De acordo com ela, a melhor saída é optar por uma carreira que traga realização pessoal. "Ao longo do tempo, as profissões mudam, se transformam, evoluem, se desdobram em outras", diz.

A psicóloga Regina Gattas ressalta que é preciso levar em conta a remuneração da carreira pretendida. "Cada um deve se perguntar: quanto quero e preciso para viver?", afirma. "Mas o dinheiro não é tudo", adverte. Segundo Regina, outro passo importante é pesquisar e imaginar as possibilidades de atuação dentro de cada campo de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]