Atual prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD) busca a reeleição no comando da capital mineira. A chapa terá como vice Fuad Noman, que foi secretário de Fazenda da gestão de Kalil. O vice também atuou como secretário no primeiro mandato de Aécio Neves (PSDB) como governador de Minas Gerais (2003-2007). A candidatura foi confirmada em convenção com a presença do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab.
Kalil, de 61 anos, elegeu-se em 2016 dando ênfase à sua experiência como empresário. Ele também foi presidente do Clube Atlético Mineiro. À época, o atual prefeito foi questionado por ter dívidas com a própria prefeitura, pelo não pagamento do IPTU de imóveis. Depois de eleito, Kalil prometeu quitar os débitos – mas, conforme revelou o jornal Folha de S. Paulo, a dívida só cresceu nos últimos anos. Agora, o montante chega a R$ 243 mil.
Questionado pelo jornal, Kalil afirmou que conseguiu pagar apenas parte dos débitos em 2016. "Isso porque não roubei, não enriqueci na prefeitura nem usei do cargo para me beneficiar. Estranho seria se as dívidas tivessem desaparecido. Nenhum tratamento especial foi dado a mim", disse.
Durante a gestão de Kalil, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou o Plano Diretor do município, que se arrastava em discussões desde 2015. A aprovação foi vista como fruto da articulação promovida pelo prefeito.
Entre as medidas previstas no Plano está a proibição da canalização de córregos – importante para evitar episódios como os do início deste ano, em que bueiros explodiram por conta das fortes chuvas. As enchentes de janeiro, aliás, foram um dos principais problemas enfrentados por Kalil à frente do Executivo. Naquele mês, 13 pessoas morreram na capital por conta dos alagamentos.
Partidos iniciam estratégias para eleições presidenciais de 2026 apesar de cenário turbulento
Congressista americana diz que monitora silenciamento da liberdade de expressão pelo STF
Com Milei na presidência do Mercosul em 2025, vitória da esquerda no Uruguai alivia Lula
China vai chegar a 48 mil km de trilhos de trens de alta velocidade, mas boa parte ficará ociosa
De político estudantil a prefeito: Sebastião Melo é pré-candidato à reeleição em Porto Alegre
De passagem por SC, Bolsonaro dá “bênção” a pré-candidatos e se encontra com evangélicos
Pesquisa aponta que 47% dos eleitores preferem candidato que não seja apoiado por Lula ou Bolsonaro
Confira as principais datas das eleições 2024
Deixe sua opinião