i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Nenhum prefeito e 29 vereadores: dividido, Novo se frustra com desempenho no 1º turno

  • PorAndrea Torrente, especial para a Gazeta do Povo
  • 25/11/2020 20:18
Plenário da Câmara de Curitiba: na capital paranaense, vereadora do Novo destoou dos colegas de partido e foi a candidata mais votada
Plenário da Câmara de Curitiba: na capital paranaense, vereadora do Novo destoou dos colegas de partido e foi a candidata mais votada| Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Uma das revelações das eleições 2018, quando elegeu o governador mineiro Romeu Zema e a primeira bancada no Congresso, o partido Novo teve suas expectativas frustradas nas eleições municipais desse ano. Dos 30 candidatos a prefeito – todos em chapas puro-sangue –, apenas um está no segundo turno: Adriano Silva, em Joinville (SC).

Ao todo, o partido lançou 620 candidaturas para os cargos de prefeito, vice e vereador. Dos 560 concorrentes a vereador, 29 foram eleitos em 19 cidades, todas no Sul e Sudeste do país. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha eleitoral do Novo custou R$ 23 milhões, todos oriundos de doações privadas.

Em Minas, onde Zema se elegeu com quase 72% dos votos dois anos atrás, o partido conquistou três vereadores em Belo Horizonte e um em Poços de Caldas. A expectativa era obter cadeiras também em Juiz de Fora e Contagem. Em São Paulo, o Novo passou de um vereador para dois. No Rio, a legenda conquistou apenas uma cadeira na Câmara Municipal.

O sentimento geral é de decepção, apesar do avanço em relação a 2016, quando o partido participou pela primeira vez das eleições. Há quatro anos, o Novo se apresentou em cinco municípios e elegeu quatro vereadores. Dois deles foram reeleitos nesse ano: Janaína Lima, em São Paulo; e Felipe Camozzato, em Porto Alegre.

O presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, vê o copo meio cheio, graças à eleição da vereadora Indiara Barbosa, a mais votada em Curitiba, e de representantes em todos os municípios de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul onde o partido apresentou candidatos. No total, são 16 eleitos em quatro cidades gaúchas e seis catarinenses.

“Em São Paulo e no Rio de Janeiro ficou a sensação de que nós poderíamos ter ido um pouco melhor. Mas, para aquilo que nos propusemos a fazer, foi dentro do esperado, que era eleger entre 25 e 40 vereadores. A sociedade tinha uma expectativa maior pela exposição que o Novo teve em 2018, mas as eleições municipais são diferentes”, avalia Ribeiro.

São Paulo foi palco de um dos piores desfechos para o Novo. O candidato a prefeito da legenda, Filipe Sabará, se envolveu em várias polêmicas e acabou expulso do partido sob acusações de ter fraudado o currículo escolar apresentado no processo seletivo. Em Natal, Fernando Pinto desistiu da disputa para tratar uma pneumonia decorrente da Covid-19.

Um dia após o primeiro turno, o fundador e ex-presidente do Novo, João Amoêdo, não escondeu o desapontamento com o resultado do pleito. “O nosso desempenho em 2020, diferente das duas eleições anteriores, ficou aquém daquilo que se esperava do Novo. Isso não tira o mérito e os parabéns aos eleitos e aos candidatos alinhados com os valores da instituição, mas deve servir como alerta e reflexão”, escreveu no Twitter.

Após crescimento, Novo enfrenta divisão interna

Em entrevista ao portal O Antagonista, Amoêdo apontou qual seria a causa do mau desempenho. “Eu não estou mais no comando do Novo. O partido decidiu adotar uma postura de independência em relação a Bolsonaro. Eu tenho adotado uma linha de clara oposição, porque acho que a gestão dele é muito ruim para o país”, disse o fundador da legenda.

Segundo o cientista político Christian Lohbauer, que foi candidato a vice-presidente na chapa de Amoêdo em 2018, a postura do fundador é mais um sinal de que o partido carece de unidade. Hoje, de acordo com Lohbauer, há pelo menos três focos de opinião no Novo: Amoêdo, que é crítico de Jair Bolsonaro; a bancada de deputados, que vota de acordo com os princípios partidários; e Zema, que é alinhado ao governo federal.

"O maior problema que temos hoje é de governança interna. Nosso diretório nacional está muito distante das bases. Temos dificuldade em estabelecer essa comunicação. Não há um sentimento de unidade, de fazer parte de um grupo de iguais: é um 'receba ordens e faça'. Não é um partido que acolhe”, afirma Lohbauer.

Segundo ele, a falta de debate interno começou depois das eleições de 2018, quando a organização cresceu. As decisões hoje são tomadas pelo diretório nacional, no qual Amoêdo tem um peso muito grande. A solução, de acordo com Lohbauer, seria criar um conselho político que trace a linha do partido e dialogue com a base.

A visão não é compartilhada pelo presidente da legenda. “Vejo pessoas em situações diferentes que compartilham dos mesmos princípios e valores, mas que têm algumas visões e intensidade de críticas diferentes”, afirma Ribeiro.

Articulações para 2022: partido pode ter candidatura própria

Ainda é cedo para dizer o que será do Novo nas eleições de 2022. O que é certo é que as articulações já começaram. Amoêdo já conversou com os ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta (DEM). Moro, por sua vez, já se reuniu com Luciano Huck. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), sugeriu a criação de uma frente ampla que englobe a centro-esquerda para derrotar Bolsonaro.

“No Brasil, a gente sempre cai naquela armadilha de ‘vamos procurar alguém conhecido, alguém que seja viável eleitoralmente'. Aí, quando consegue eleger, tem uma gestão ruim. O país não avança, não faz reformas, não consegue crescer”, disse Amoêdo na entrevista concedida para O Antagonista. Segundo ele, o risco de uma frente ampla é criar “uma junção vazia”.

O presidente do partido, Eduardo Ribeiro, que também se diz receoso sobre essa possibilidade, pende para que o Novo dispute sozinho a presidência. “[Geraldo] Alckmin (PSDB) foi uma frente ampla e foi um fracasso [em 2018]. A prioridade do Novo é lançar uma candidatura própria a presidente. Falta definir o rito para escolher o candidato”, afirma.

A posição é compartilhada por Lobahuer. Segundo ele, a escolha do nome deve passar por um debate interno. A opção por uma candidatura de Zema é sem dúvida a mais forte, mas o governador ainda não deu sinais de que deseja concorrer. Além disso, uma eventual reeleição de Zema ao governo mineiro seria útil para eleger mais deputados federais.

Outro opção sugestiva é a do deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Marcel van Hattem, o mais votado do partido. Mas há dúvidas se não seria cedo lançar um candidato que, apesar de ser considerado uma promessa do partido, tem apenas 35 anos. Outras opções não se vislumbram no horizonte. "Se não tiver um rearranjo rápido, não vamos nos preparar para 2022", arremata Lohbauer.

55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cecília

    28/11/2020 0:47:58

    o Novo ficou velho rápido. Não soube passar uma mensagem simples e tem muitas brigas internas. Em Belo Horizonte não gostam do Mateus Simões, não pode ser candidato a Deputado em 2018 e nem candidato a Prefeito em 2020. Foi um dos melhores vereadores que BH já teve, mas o NovoVelho não quer ele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JULIO

      26/11/2020 15:28:26

      Tira o Amoedo do partido que as coisas andam . Van Hattem JÁ.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Rodrigo

        26/11/2020 14:24:42

        VAN HATTEM 2022 POR FAVOR!!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • U

          Uwe Radloff

          26/11/2020 14:13:29

          Com o João Amoedo fazendo comentários ridículos, o Novo apenas continuara sendo mais do mesmo, menos algo NOVO!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo César de Castro Silveira

            26/11/2020 14:05:54

            Gente jovem e novos na política neste partido NOVO. É ótimo porque significa menos gente se identificando e menos gente entrando para o PT e seus puxadinhos. Que não desistam - continuem abominando o PT.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • W

              WesFig

              26/11/2020 13:55:24

              Tanto Zema quanto Marcel são bons caras e bons nomes. Chamar o Novo pra "aliança de centro-esquerda" é uma debilidade mental típica do Dória. O Novo deve manter a postura de apoiar o presidente quando certo e não apoiar quando errado, o que aliás, é a postura que qualquer político que ame seu país deveria adotar. O Marcel contaria não somente com meu voto mas com minha entusiasmada campanha!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                joao cesar reinert

                26/11/2020 13:50:38

                BEM FEITO !

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  AMAURI

                  26/11/2020 16:46:44

                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • E

                    Emerson

                    26/11/2020 13:26:00

                    Mais um partido que é "novo" apenas no nome e nada mais pois o eleitor cansado de "novidades" prefere a podre mesmice de sempre e ponto final.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • B

                      Bruno Santos Teles

                      26/11/2020 13:24:36

                      quem escolhe a sorte dos filhos são os pais, mas ninguém gosta de ouvir isso, tão pouco a proposta de um partido que não deseja tutelar e nem ser paternalista com o povo. é fácil falar que não existe meritocracia em um ambiente onde as pessoas não se cansam de fazer filhos que não podem sustentar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • R

                        Robson Eduardo

                        26/11/2020 13:06:50

                        Amoedo precisa se calar ou girar uns 90 graus à direita. Zema precisa focar na gestão de Minas e numa reeleição. Precisa entregar o estado com a cara do partido em termos de gestão e resultados. A posição mais correta é a da bancada do partido mas é preciso construir pontes, não com Moro que está respingado depois de sua entrada e saída do governo. Muito menos com Mandetta. Esse afunda o partido.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • B

                          BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

                          26/11/2020 12:59:00

                          Perfeito mmMarcos, disse tudo. Sou filiado ao NOVO aqui no Rio desde sua fundação. Temos excelentes deputados federais mas esse presidente do partido me decepcionou. Ele não percebe que estamos numa guerra e que devemos abraçar o Bolsonaro, com todos os seus defeitos. Desmontar essa máquina estatal, esse câncer não será fácil. E TB em vez de da força ao Salles tiraram ele do partido e o jogaram aos leões. Mas o que deixou mais indignado foi o Amoedo dar declarações no grupo globo que o ignorou nas eleições pra presidente. Ele realmente é uma decepção.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Alexander Cainzos

                            26/11/2020 12:58:49

                            A bancada do novo no congresso tem trabalhado bem. O problema do novo é o Amoêdo. Gosto muito do Prof. Christian, era meu candidato ao senado por SP. Desistiu da candidatura para apoiar o João na corrida presidencial. Uma pena. Para mim, o Christian representa melhor a diretiva inicial do partido. Acho que devem focar no legislativo, alinhado às ideias iniciais voltadas às reformas estruturais. Não existe força política para um cargo de expressão no executivo. Mas para isso, o Amoêdo deve sair de cena, ele é tóxico, um ditadorzinho com bandeira de centro direita.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcos eisenschlag

                              26/11/2020 12:48:29

                              Novo se perdeu porque o cacique Amoedo quer replicar a velha politica e ser "dono" do partido e os integrantes que ate defendem ideais liberais se veem sem um lider ideologico, ja' que o mesmo e' claramente um defensor da centro-esquerda. O apoio "retirado" ao ministro Salles e' um exemplo claro de como as convicoes do Novo logo se prostram ao politicamente correto. O ministro defende desburocratizacao da pauta ambiental e o Novo cai na conversa de ONGs e abandona suas conviccoes no primeiro embate.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                MARCO ANTONIO PIVA DE LIMA

                                26/11/2020 12:45:23

                                moro em uma cidade que elegeu dois vereadores pelo NOVO, e o resto do estado não elegeu mais por duas questões, Amoedo saiu da presidenta mas ainda fala pelo partido e o presidente, que é de SC, se cala, não fala pelo partido. Um erro. Outro é ele, João, se posicionar com traidores de JB que tem alto índice de aprovação em SC. Se alinha com Moro, um traidor, com tucanos e Hulk da Globo.. O Brasil inteiro desaprova essa posição de Amoedo e o partido é que sofre, Ele é o problema, e hoje o certo, é a neutralidade dos deputados federais

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  Wallace Lobo

                                  26/11/2020 12:31:40

                                  Discordo da avaliação da jornalista. Apesar de esperar um desempenho melhor, não considero frustrado com o resultado. O caminho escolhido e defendido pelo Novo não é fácil, levará algum tempo para que se convença as pessoas de que é preciso inovar na política. Continuo achando o Novo o único partido com o qual me identifico, que possui uma ideologia e busca seguir esta ideologia. Algumas diferenças internas de pensamento são saudáveis e bem-vindas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • R

                                    Rubens Albuquerque

                                    26/11/2020 14:17:29

                                    Sou filiado do NOVO no Rio de Janeiro e achei o resultado um verdadeiro desastre.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • W

                                  WILSON ZETI

                                  26/11/2020 12:21:56

                                  Como filiado acho que o Novo deve se manter fiel aos seus princípios, sem coligações e apoiando medidas que condizem, não importa o sucesso imediato, logo os eleitores começarão a entender que é a melhor opção. www.novo.organização. br

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    Walter

                                    26/11/2020 12:20:06

                                    Amoedo, com seu posicionamento, se mostrou totalmente despreparado para enfrentar essa velha politicagem. Falta "jogo de cintura"...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      PicaDasGaláxias

                                      26/11/2020 12:19:16

                                      O Amoedo é a grande pedra no sapato do Novo. Criticou o governo por não ter "dialogo" com o Congresso, agora critica por ter o tal "dialogo". Todos sabem o diálogo que o Congresso quer. E na sua campanha disse q ditaria o tom com o Congresso, sem se vender. Muito bonito, mas faltou explicar como seria a mágica tendo 8 deputados e nenhum senador. Sou filiado do Novo, o partido com os melhores deputados, vereadores e governador. Mas infelizmente o Amoedo vem acabando com o partido com essa birra constante com o Bolsonaro. As atitudes do Zema são muito mais acertadas apoiando o que tem de bom no Governo Federal, e nas polêmicas criadas pelo Bolsonaro fica de fora.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        mauricio kuhnen

                                        26/11/2020 12:17:05

                                        O Amoêdo envelheceu o NOVO...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • K

                                          KLEVERSON ALVES DE OLIVEIRA

                                          26/11/2020 12:01:08

                                          O NOVO perdeu a oportunidade de realmente ser novo, atualmente ele não agrada a esquerda e desagrada os mais liberais, virou um PSDB. O partido só irá crescer a hora em que decidir o que realmente ele defende, enquanto estiver em cima do muro, será o que é hoje.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • W

                                            WILSON ZETI

                                            26/11/2020 12:16:16

                                            Leia os princípios do partido www.novo.organização, br.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JOSÉ IVALDO

                                          26/11/2020 11:50:09

                                          O problema do Amoedo é que ele fala em liberdade mas nunca leu Mises, Hayek, Ayn Rand

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • J

                                            JOSÉ IVALDO

                                            26/11/2020 11:51:15

                                            E acabou virando um tucaninho lavrador politicamente correto, tem dinheiro mas tem convicções de GELEIA.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Ana Freut

                                          26/11/2020 11:49:14

                                          Eu gostava do novo até a pandemia, agora não voto mais. Minha liberdade não termina onde começa o medinho do outro.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • J

                                            JOSÉ IVALDO

                                            26/11/2020 11:48:59

                                            Marcel Van Hattem é maior que o Novo, pois é o único com verdadeiros fundamentos liberais, vejo no novo uma corja de oportunistas, e o governo Zema é uma baita decepção. Não enxugou em nada o governo de minas. Fracasso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              JOSÉ IVALDO

                                              26/11/2020 11:45:27

                                              Marcel Van Hattem é maior que o Novo, pois é o único com verdadeiros fundamentos liberais, vejo no novo uma corja de oportunistas, e o governo Zema é uma baita decepção. Não enxugou em nada o governo de minas. Fracasso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                AMAURI

                                                26/11/2020 11:39:14

                                                Novo é igual ao Bozo, JÁ JÁ SOME.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Araucária

                                                  26/11/2020 11:26:16

                                                  O problema do Novo é ser meio bipolar...O Amoedo se mostrou bem esquerdinha em alguma declarações.....principalmente em relação a Covid....

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    GIKARNEIRO

                                                    26/11/2020 11:20:56

                                                    Discordo. Discordâncias são normais em qualquer instituição, mas o cerne permanece, ou seja, o ideal de correção, honestidade, Basta ver o desempenho dos oito deputados federais eleitos, do governador Zema, dos vereadores já em exercício. E o crescimento veio nestas eleições, sempre com muita qualidade, como se viu aqui em Curitiba, com duas excelentes vereadoras eleitas, uma delas a mais votada. Boas perspectivas para o Novo e consequentemente para o Brasil.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      Pedro

                                                      26/11/2020 11:18:05

                                                      Votei no João Amoedo em 2018, e não me arrependo. Era o melhor nome que tínhamos. Porém, se tornou um oportunista. Essa oposição burra do Amoedo ao Governo Bolsonaro só fez queimar o partido.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Roque Hulse

                                                        26/11/2020 11:16:17

                                                        Para um partido que se propõe a defender ideias, a posição correta é a da corrente que se mantém neutra. Dessa forma pode apoiar os temas que o partido defende. O eleitor do novo vota nas ideias. Fazer oposição ou apoio sistemáticos, prejudicam a defesa dos ideais do partido (justamente seu diferencial).

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • A

                                                          AMAURI

                                                          26/11/2020 16:46:48

                                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            AMAURI

                                                            26/11/2020 16:46:52

                                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            3 Respostas
                                                            • A

                                                              Araucária

                                                              26/11/2020 11:27:17

                                                              Falou o fã do molusco presidiário, rei das serenatas nos acampamentos do Atuba....

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • N

                                                              Nekara

                                                              26/11/2020 10:57:33

                                                              Seu achismo é bastante engraçado. Vai se decepcionar.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • T

                                                              TIAGO

                                                              26/11/2020 10:55:30

                                                              rsrsrsr falando muita abobrinha vai morder a língua, Amauri

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Philipe Anibal Leão

                                                            26/11/2020 10:50:36

                                                            Faltou na reportagem ser de fato clara do porque do desempenho. O novo se tornou um partido irrelevante, sem identidade. A oposição quase que burra do Amoedo contra o governo federal levou a isso. Não só persegue o governo de forma bem tucana mas reprimi quem claramente quem não pensa dessa forma. Amoedo chegou a criticar não só o governo mas os bolsonaristas, como se alguém que apoia o governo fosse um gado burro. Essa estratégia colocou o partido em um vácuo que ninguém se identifica. Marcel Van hatem é uma ótima opção, coerente e claramente mais conservador. Se Amoedo quer continuar a criticar, pare de generalizar, pare de se calar quanto a coisas sérias que ocorrem e pare com as pucuinha

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • Y

                                                              Yuri Pimenta Caon

                                                              26/11/2020 10:49:13

                                                              Essas lideranças não mudam de postura. Mais do mesmo. O que fizeram com o candidato a prefeito em SP foi um absurdo.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • G

                                                                Gonzaga

                                                                26/11/2020 10:47:20

                                                                Se lascou o novo partido Novo. E o Amoedo se fazendo de cacique como na velha política até que foi bem demais. Sinta na pele o que Marina vem sentindo com sua Rede...total esquecimento

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  elias a reinaldin

                                                                  26/11/2020 10:43:22

                                                                  Foi bem demais, pra quem é a nova esquerda

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  3 Respostas
                                                                  • T

                                                                    TIAGO

                                                                    26/11/2020 12:07:34

                                                                    Nekara: Nova esquerda são os defensores da ONU e do progressismo. NOVO está MUITOOOO alinhado com o PSOL nas pautas sociais e muito alinhado com Bolsonaro nas pautas econômicas; tanto que parece base do governo na câmara.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • T

                                                                    TIAGO

                                                                    26/11/2020 12:07:34

                                                                    Nekara: Nova esquerda são os defensores da ONU e do progressismo. NOVO está MUITOOOO alinhado com o PSOL nas pautas sociais e muito alinhado com Bolsonaro nas pautas econômicas; tanto que parece base do governo na câmara.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                  • N

                                                                    Nekara

                                                                    26/11/2020 10:59:11

                                                                    Nova esquerda? Risos. Nota-se que vc nunca acessou o programa do partido e os ideiais. São exatemente o oposto do que prega a esquerda. Pare de propagar desinformação.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                • S

                                                                  Sr. Walker

                                                                  26/11/2020 10:37:19

                                                                  Graças a Deus nem sei o que é esse partido NOVO. Vou esperar uns quatorze anos e aí vou dar uma olhada. Quem sabe ele seja mesmo algo novo. Quem sabe...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • V

                                                                    VBSB

                                                                    26/11/2020 10:29:14

                                                                    Esquerda em cima do muro, não tem nada de novo...Ameboedo capacho de progressistas internacionais, não convence que o governo atual não é bom para o Brasil quando na verdade ainda é a melhor (única) opção!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • F

                                                                      Francisco Krupa

                                                                      26/11/2020 10:27:17

                                                                      De novo só o nome

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • O

                                                                        Oirad Ojuara

                                                                        26/11/2020 10:12:54

                                                                        No mês passado desfiliei-me do NOVO. Havia me filiado quando da sua criação, para que minha contribuição mensal pudesse ajudar um partido que tinha a liberdade como o lema maior. Mas nos últimos tempos o Amoedo vem convertendo o NOVO para um partido de centro esquerda. É um PSDB em um novo embrulho! Aderiu totalmente à pauta do politicamente correto. Não serve para mim! Agora vou tentar ajudar na criação do Aliança para o Brasil. Nosso país precisa de um partido conservador. As pessoas passam mas as ideias ficam.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        1 Respostas
                                                                        • N

                                                                          Nekara

                                                                          26/11/2020 11:00:56

                                                                          O NOVO é um partido e não tem nada a ver com centro esquerda. VocÊ afirma isso em razão as críticas bem fundamentas contra Bolsonaro? A verdade dói às vezes. Ah! O Aliança do Brasil nunca será um partido. Não sairá do campo das intenções.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • T

                                                                        TIAGO

                                                                        26/11/2020 9:56:17

                                                                        Amoedo não tem visão, é um lacrador capacho das instituições mundiais como ONU e OMS, mas o NOVO tem bons deputados.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • G

                                                                          Gabriel Alves Pereira Junior

                                                                          26/11/2020 6:26:11

                                                                          Gostava do NOVO e via em Amoedo ideias liberais para construir um novo partido e um novo país.Que nada, revelou-se um tirano, preocupado com ideias meramente progressistas voltadas para sua bolha do eixo Rio-SP, distanciando-se daqueles que poderiam ajudá-lo a fortalecer o partido. Estes, hoje e sempre sem opções que reflitam suas crenças, estão no interior do SE e Sul, e em todo o CO.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • D

                                                                            Danilo Maciel

                                                                            26/11/2020 4:09:00

                                                                            Resultados oriundos da maratona diária do NOVO contra o Gov. Federal, representado pelo Amornoedo, além de um candidato a prefeitura de SP beirando ao ridículo. Troféu banana política do ano

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • R

                                                                              RoAm

                                                                              26/11/2020 3:19:58

                                                                              O problema dos partidos são as bolhas que querem impor sua visão de mundo. Quem segue tem apoio, quem discorda recebe um apelido. Grupos de apoiadores em vez de provocar o debate passaram a recriminar quem pensasse diferente. Deu no que deu. Em vez de pavimentarem o caminho para as ideias liberais, estão em busca de aceitação da sociedade. “Somos gente de bem.” É um partido pequeno dividido. A turma da rua de cima e da rua de baixo. Ou estão comigo ou contra. Ainda acho o mais coerente partido, o mais sério e único verdadeiramente liberal. Mas só tem um único caminho pra crescer na eleição: explicar ao povo brasileiro porque o liberalismo diminui a pobreza e leva ao progresso.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • R

                                                                                Rafael Bassoli

                                                                                26/11/2020 2:47:43

                                                                                "Deste" ano, não "desse" ano...

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                Fim dos comentários.