i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Abstenção aumenta em 54 das 57 cidades em que houve segundo turno. Goiânia lidera

  • 30/11/2020 10:57
Urna eletrônica
| Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Os índices de abstenção nas eleições de 2020 cresceram no segundo turno em quase todas as capitais. A que teve o maior aumento foi Boa Vista, em que 31,38% dos eleitores não compareceram para votar neste domingo (29). No primeiro turno, haviam sido 23,93%. Porto Velho aparece em segundo lugar quando o assunto é aumento da abstenção: o índice passou de 27,58% para 34,18%.

Na sequência, em Goiânia 36,75% do eleitorado não compareceram ao segundo turno, contra 30,72% do primeiro turno. A cidade foi a campeã de abstenção entre as capitais na segunda etapa do pleito, seguida pelo Rio de Janeiro (35,45%) e por Porto Velho (34,18%).

Entre as 18 capitais em que houve a realização do segundo turno, só em Porto Alegre houve queda no índice. A diminuição, porém, foi tímida, e o percentual de eleitores que não foram às urnas foi alto: 32,76%, contra 33,08% no primeiro turno.

Goiânia também lidera a abstenção considerando todas as 57 cidades em que houve a realização do segundo turno neste domingo (29). Na sequência aparecem Petrópolis (RJ, 35,65%); Governador Valadares (MG, 35,61%); e Ribeirão Preto (SP, 35,61%). Tiveram abstenção inferior a 20% os municípios de Feira de Santana (BA); Caucaia (CE) e Vitória da Conquista (BA).

Além de Porto Alegre, só Vitória da Conquista e Feira de Santana tiveram queda na abstenção de um turno para o outro. Considerando todo o país, a abstenção foi de 29,47%. No primeiro, o índice foi de 23,14%.

Veja os dados completos da abstenção no segundo turno:

2 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 2 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

    ± 0 minutos

    Porque o eleitor está cansado do mais do mesmo. Voto facultativo já. O povo não quer votar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      joão José Augusto Mendes

      ± 2 horas

      Não foi a pandemia, foi a porcaria das opções impostas ao eleitorado, haja vista São Paulo, onde a opção era um invasor de casas ou um moleque que caiu de paraquedas na cidade, quando o prefeito Dória fugiu de suas responsabilidades. embora dissesse que iria até o final do mandato.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      Fim dos comentários.