i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

Com baixa rejeição, Martha Rocha se lança como alternativa a Paes e Crivella no Rio

  • PorGustavo Ribeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 11/10/2020 22:15
Eduardo Paes (DEM), Marcelo Crivella (Republicanos) e Martha Rocha (PDT) concorrem à prefeitura do Rio de Janeiro
Eduardo Paes (DEM), Marcelo Crivella (Republicanos) e Martha Rocha (PDT) concorrem à prefeitura do Rio de Janeiro| Foto: Reprodução/Facebook e Agência Brasil

Dois nomes bem conhecidos pela população da cidade do Rio de Janeiro largaram na frente na disputa pela prefeitura. O atual mandatário Marcelo Crivella (Republicanos) tenta a reeleição e tem como principal adversário o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), que comandou a cidade entre 2009 e 2017.

Ambos lideram a corrida eleitoral, de acordo com as pesquisas divulgadas até agora. No entanto, uma terceira força pode estar surgindo para embaralhar o cenário eleitoral na capital fluminense: a atual deputada estadual Delegada Martha Rocha (PDT).

Segundo pesquisa divulgada no dia 8 de outubro pelo Datafolha, Paes lidera a disputa com 30% das intenções de voto. Na sequência aparecem Crivella (14%), Martha Rocha (10%) e Benedita da Silva (PT, 8%), os três empatados tecnicamente – a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais.

Já de acordo com o levantamento Exame/Ideia, divulgado em 30 de setembro, a única adversária capaz de desbancar o ex-prefeito em um eventual segundo turno seria a candidata do PDT. No cenário em que os dois se enfrentam, ele soma 39% e ela, 34%, o que caracteriza um empate técnico dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Tradição do PDT no Rio pode beneficiar Martha Rocha

“Ela não é uma candidata nova, já é uma parlamentar e uma figura conhecida. Ela representa a candidatura de um partido muito importante e forte no Rio de Janeiro”, avalia o professor da FGV Direito Rio, Michael Mohallem.

Apesar de não colecionar vitórias importantes nos últimos anos, o PDT ainda carrega a lembrança de seu fundador Leonel Brizola, que foi governador do Rio nas décadas de 1980 e 1990. “[A candidatura dela] Nasce com uma viabilidade. Ela não é uma candidata para marcar posição, para pensar em outros cargos depois, esse não é o caso dela. É uma candidatura para essa eleição”, ressalta.

Martha Rocha é deputada estadual em segundo mandato – em 2014 somou 52.698 votos; quatro anos depois, amealhou outros 48.949 – e foi chefe da Polícia Civil no Rio entre 2011 e 2014, no governo de Sérgio Cabral. No primeiro mandato era filiada ao PSB, mas trocou de partido para a disputa de 2018.

A favor dela está a baixa rejeição – exatamente o que a torna competitiva em cenário de segundo turno. De acordo com o levantamento do Datafolha, 6% dos entrevistados disseram que não votariam nela de jeito nenhum. O número é bem mais baixo que os de Crivella (59%) e Paes (30%), e mesmo de Benedita da Silva (20%), próxima dela na disputa – Clarissa Garotinho (Pros) é a terceira com maior rejeição (29%).

Delegada mira nos eleitores de Paes para ir ao segundo turno

O sucesso dela na eleição depende de como vai conseguir receber, já no primeiro turno, votos de outras candidaturas – especialmente a de Eduardo Paes, que tem na classe média carioca seu principal nicho. Como aponta o cientista político e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Geraldo Tadeu, esse público é bastante sensível ao tema corrupção. E o ex-prefeito tem enfrentado problemas na Justiça.

Paes se tornou réu em 8 de setembro por supostos crimes de corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. A denúncia oferecida pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) em ação conjunta com o Ministério Público do Rio, e aceita pelo Tribunal de Justiça do Rio, aponta que o político teria recebido cerca de R$ 10,8 milhões em propinas de executivos da Odebrecht entre junho e setembro de 2012, para abastecer sua campanha de reeleição à prefeitura do Rio. Segundo o candidato, trata-se de uma "clara tentativa de interferência na eleição".

“Muitos eleitores estão votando no Eduardo Paes porque não querem votar no Crivella. É o eleitor católico e liberal, que não gosta da mistura entre religião e política. Esse eleitor é o eleitor da Martha. Ela tem um perfil de classe média muito nítido, nascida na Penha, moradora da Tijuca, católica, pessoa que fez toda a vida política naquela região da Zona Norte e ela não tem teto de vidro, não tem processo contra ela, então aparece como uma novidade”, analisa Tadeu.

“Em linhas gerais, a Martha Rocha teria que roubar votos do Eduardo Paes para crescer. E ela entendeu isso muito bem porque no debate ela confrontou o Eduardo Paes. É bem evidente que as chances dela consistem em desidratar o Eduardo Paes. Ela não disputa voto nem com o Crivella e nem com a Benedita”, argumenta o professor da Uerj.

No primeiro debate na televisão, realizado em 1º de outubro pela Band, a candidata escolheu o ex-prefeito como principal alvo. Em vários momentos, lembrou situações do governo de Paes para criticá-lo. “Quero te dizer, candidato, que o teu filme não vale a pena ver de novo. Você deixou essa cidade, com todo o investimento que recebeu, sem ser a referência na saúde e na educação no Brasil. Então, vou repetir, o teu filme não vale a pena ver de novo", chegou a disparar.

Esquerda pode ser segunda opção para Martha Rocha

Ao mesmo tempo em que há espaço para crescimento da campanha de Martha Rocha, o mesmo pode ser dito para o atual prefeito, Marcelo Crivella. Apesar de ter sido declarado inelegível pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) por suposto crime de abuso de poder, ele segue na disputa e deverá ter o seu nome na urna em 15 de novembro, data do primeiro turno. O Datafolha fez um cenário no qual Crivella estaria fora da disputa e, nele, Paes teria 28% das intenções de voto, à frente de Martha Rocha (12%) e Benedita da Silva (10%).

Dependendo de como correr a campanha, Crivella poderá contar com o apoio mais incisivo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro, ambos filiados Republicanos – o mesmo partido do prefeito carioca. Nos materiais de campanha, a figura do presidente é estampada sem freio, mas o apoio efetivo ainda não se concretizou.

Para Michael Mohallem, Crivella também pode acabar recebendo votos de outros partidos cuja atuação religiosa é bastante semelhante, a depender justamente do grau de participação da família Bolsonaro na campanha. Esse seria o principal obstáculo para Martha Rocha chegar ao segundo turno.

E, diante desse cenário, além dos votos dos eleitores de Eduardo Paes, a delegada precisaria amealhar parte do eleitorado da esquerda, hoje concentrado principalmente na campanha da petista Benedita da Silva, como consequência da decisão de Marcelo Freixo (Psol) de não tentar a prefeitura fluminense pela terceira vez consecutiva.

A candidata do Psol, Renata Souza, não conseguiu até agora ficar com os votos dos eleitores de Freixo – na pesquisa Datafolha ela aparece com 3% das intenções de voto. E Benedita da Silva não demonstrou também que poderá ser competitiva.

“O PT nunca foi um partido realmente forte no Rio de Janeiro. E esse espaço era ocupado pelo Psol. Com a decisão do Freixo de não ser candidato, foi lançada a Renata Souza, que é uma candidata que chegou há pouco tempo na Assembleia Legislativa, tem pouca experiência e não ocupa o mesmo espaço do Freixo. E a Benedita, por mais que seja ex-governadora e uma pessoa muito conhecida, por ser do PT colhe o desgaste do partido dos últimos anos”, analisa Mohallem.

Os eleitores da esquerda poderiam migrar para a candidatura de Martha Rocha, como um voto útil para tirar Crivella do segundo turno. Isso, no entanto, vai depender de como vai caminhar a campanha no Rio nas próximas semanas.

“Na véspera do primeiro turno, eleitores do PT e da Rede, talvez uma parte deles, pode ver a possibilidade de migrar o voto para a candidata do centro-esquerda para levar a disputa para o segundo turno”, aponta Mohallem, que adverte: “Ela precisa estar próxima suficiente do segundo lugar para esse movimento fazer sentido e desidratar outras candidaturas.”

Uma possível migração de votos da esquerda não seria tanta surpresa, já que a atuação da delegada e deputada Martha Rocha demonstra afinidade com questões importantes para esse grupo de eleitores.

“Ela preserva alguns valores fundamentais da esquerda, mas não é uma candidata radical nem que tenha compromisso com movimentos identitários. É uma pessoa que defende os direitos das mulheres, tem uma história nisso, que são causas históricas da esquerda. Ela é dos direitos humanos. Ela tem uma frase que diz que ‘bandido bom é bandido preso’”, diz Tadeu. “Ela tem essa vantagem comparativa. Está num partido de centro-esquerda, que faz um caminho independente do PT, então a pecha de esquerdista não pode ser colocada nela”, completa.

No entanto, a candidata do PDT não espera um apoio direto do PT em um eventual segundo turno. Em entrevista ao jornal O Globo, Martha Rocha criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Não me parece que o Lula fará qualquer gesto em direção ao PDT. Nem nós estamos fazendo este movimento. Pelo contrário. Nas eleições de 2018, o Lula fez tudo para desestabilizar a campanha do Ciro Gomes. Eu não faço política com o fígado, mas também não estou aqui buscando apoio dele", disse.

Metodologia das pesquisas citadas na reportagem

  • Sob encomenda do jornal Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 900 eleitores do Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 7 de outubro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-09140/2020.
  • A pesquisa Exame/Ideia ouviu 800 eleitores no Rio de Janeiro entre os dias 25 e 29 de setembro. O levantamento está registrado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-07280/2020. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
23 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 23 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • T

    TIAGO

    ± 0 minutos

    Quando olha os concorrentes das eleições do RJ se descobre pq é que tem um monte de gente presa. As escolas precisam urgente de uma disciplina sobre política pra fazer pessoas novas, diferentes se interessarem pq só tem salafrário, tá difícil.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      LC

      ± 1 dias

      Professor da canhota no Rio, FGV, na tentativa de passar mensagem subliminar de que a candidata é a menos pior. Os incautos acreditarão que Brizola não era comunista de carteirinha, que o PDT não é e, nunca foi o elo político mais forte do PT, a candidata é esquerdista moderada e, caso eleita não reunirá no secretariado asseclas do PT, PSOL e outros partidos de aluguel.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • S

        Salo

        ± 2 dias

        Triste votarem com os olhos ou com os ouvidos. Dai, a razão fica para depois e não adianta chorar.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • S

          Salo

          ± 2 dias

          Triste votarem com os olhos ou com os ouvidos. Dai, a razão fica para depois e não adiante chorar.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            Beto

            ± 2 dias

            Quem começou a afundar o RJ como estado e cidade foi um sulista: Leonel Brizola, liberou a vagabundagem, aumentou o nº de favelas. Enfim, transformou a Cidade Maravilhosa em terra de ninguém. Mas ainda com todas agruras, é a cidade brasileira que mais recebe turistas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • F

              Flavio Teixeira

              ± 2 dias

              E o carioca alegremente deu continuidade... ou seja, o povo de lá é o grande culpado. Que se f***.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos Ctba

            ± 2 dias

            Tudo esperado na terra de bandidos, melicias, traficantes, malandros, a maioria fazendo valer o voto . O Lixo de Janeiro continua com a fama de sempre Sodoma Brasileira.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz

              ± 2 dias

              Trambiqueiro corrupto em primeiro ... isto é o RJ !!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Curitibano

                ± 2 dias

                A cara de pau de Eduardo Paes é surpreendente até para a escória que são os políticos!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  Flavio Teixeira

                  ± 2 dias

                  O Rio de Janeiro continua lindo... só falta agora, a candidatura do Fernandinho, do Marcola...deve dar um empate técnico na liderança da eleição. O Povo carioca merece o que recebe.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Maquiavel

                    ± 2 dias

                    O pessoal do rio tem que aprender a votar ainda...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Rubens Farias

                      ± 2 dias

                      Eu vejo os comentários e fico pensando na estupidez das pessoas e como sempre tem uma dose de preconceito e não olham para seus umbigos (não sou do Rio de Janeiro, nunca morei lá), antes que falem algo. Parece que aqui no Paraná as pessoas sabem votar,elegem bem seus governantes.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • B

                        Beto

                        ± 2 dias

                        Excelente comentário !!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Mario José Javarys

                      ± 2 dias

                      O Rio definitivamente está acabado ,pois ainda Marta Rocha, como se não bastasse pdt .

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JOSMAR PORTUGAL VAZ

                        ± 2 dias

                        O Rio não tem solução! Candidatos ladrões ... fico imaginando essa Benedita da Silva governadora ....fim do mundo..

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          RPM

                          ± 2 dias

                          Fica difícil escolher! No Rio só tem ladrão.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • B

                            Beto

                            ± 2 dias

                            Tenho 100% de certeza que no seu Estado e Cidade também existem muitos ladrões.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Ana Luiza

                          ± 2 dias

                          O Paes ainda ser candidato explica o Rio.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Daniel M

                            ± 2 dias

                            Eduardo Paes deveria estar preso, um dos maiores bandidos do Brasil.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Divonzir

                              ± 2 dias

                              No mínimo é diferente. Vale a tentativa

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo Zuccato

                                ± 2 dias

                                Ótimo. Novidade é sempre melhor. Só é triste ela ser do PDT... bater continência para Coronel Ciro Gomes do Agreste é queima filme.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • B

                                  Beto

                                  ± 2 dias

                                  Nome do destruidor: Leonel de Moura BRIZOLA.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulo Roberto da Costa Brandão

                                  ± 2 dias

                                  Ela é de esquerda e pertence a um partido que destruiu o Rio.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              Fim dos comentários.