i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
2º turno

As pesquisas de véspera acertaram? Veja comparação com os resultados nas capitais

  • PorGazeta do Povo
  • 29/11/2020 20:59
João Campos (PSB) foi eleito prefeito no Recife com mais folga do que apontavam pesquisas.
João Campos (PSB) foi eleito prefeito no Recife com mais folga do que apontavam pesquisas.| Foto: Divulgação

Os resultados do segundo turno das eleições municipais nas capitais brasileiras apresentaram surpresas. Na véspera do pleito, realizado neste domingo (29), institutos de pesquisas apontavam cenários de votação que não se confirmaram após a apuração das urnas.

A situação que parecia imprevisível em algumas capitais, como Porto Alegre, Recife e Vitória, apontou vitória mais folgada do candidato eleito. E em cidades onde se projetava um triunfo tranquilo, a disputa foi mais apertada, casos de Fortaleza e Goiânia.

A Gazeta do Povo selecionou dez capitais onde institutos divulgaram pesquisas no sábado (28) para mostrar o que as projeções indicavam e o que de fato ocorreu nas urnas.

Os dados de metodologia de todas as pesquisas citadas estão listados abaixo.

1. São Paulo

Bruno Covas (PSDB) foi reeleito prefeito na maior cidade do Brasil com 59,38% dos votos válidos. O adversário, Guilherme Boulos (Psol), ficou com 40,62%.

Pesquisas divulgadas no sábado anterior à votação já apontavam vitória de Covas em São Paulo. O Ibope dava 57% dos votos válidos para o atual prefeito e 43% para o psolista, ficando dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais.

Por outro lado, o Datafolha projetava o tucano com 55% dos votos válidos. Pela margem de erro de 2 pontos percentuais, porém, ele chegaria no máximo a 57%. Boulos, por sua vez, poderia teria no mínimo 43%.

2. Rio de Janeiro

Eduardo Paes (DEM) foi eleito prefeito do Rio de Janeiro ao obter 64,07% dos votos válidos, enquanto Marcelo Crivella (Republicanos) ficou com 35,93%.

Na véspera do segundo turno, as pesquisas apontavam um cenário muito próximo do que acabou ocorrendo neste domingo. Tanto Ibope como Datafolha, que divulgaram levantamento no sábado, apontavam Paes com 68% dos votos válidos e Crivella com 32%.

No entanto, o resultado ficou fora da margem de erro das duas pesquisas. Pelo Ibope, Crivella chegaria a até 35%. Já de acordo com o Datafolha, ele teria no máximo 34%.

3. Porto Alegre

A pesquisa Ibope divulgada na véspera da eleição apontava um empate técnico entre Manuela D’Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) em Porto Alegre. De acordo com o levantamento, a candidata liderava numericamente com 51%, contra 49% do adversário. Levando em conta a margem de erro de 3 pontos percentuais, o candidato do MDB chegaria no máximo a 52%.

Neste domingo, entretanto, o resultado na urna mostrou um cenário distinto. Após a apuração, Sebastião Melo foi eleito prefeito da capital gaúcha com 54,63% dos votos válidos, enquanto Manuela D’Ávila ficou com 45,37%.

4. Recife

No Recife, onde as pesquisas apontavam uma disputa bastante acirrada e que poderia ser decidida voto a voto, a realidade das urnas foi para outro lado. Na véspera, tanto Ibope como Datafolha davam empate numérico entre João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), com 50% dos votos válidos cada.

No dia seguinte, a diferença entre os candidatos foi superior a 12%. O candidato do PSB, o prefeito eleito mais jovem entre as capitais, com 26 anos, ficou com 56,27% dos votos válidos. Já a petista somou 43,73%.

5. Fortaleza

O resultado do segundo turno em Fortaleza foi muito mais apertado do que as pesquisas indicavam na véspera da votação. Sarto (PDT) foi eleito prefeito com 51,69% dos votos válidos, enquanto Capitão Wagner (Pros) somou 48,31%. A diferença foi de 3,38 pontos percentuais.

No sábado, o Ibope dava 61% das intenções de votos válidos para o candidato do PDT, apoiado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes. Do outro lado, Capitão Wagner teria 39%. Dentro da margem de erros da pesquisa, de 3 pontos percentuais, o candidato derrotado chegaria no máximo a 42% e o prefeito teria no mínimo 58%.

6. Goiânia

Internado e sedado em São Paulo para tratamento da Covid-19, Maguito Vilela (MDB) foi eleito prefeito de Goiânia com 52,6% dos votos válidos, enquanto seu adversário Vanderlan Cardoso (PSD) teve 47,4%.

A vitória do emedebista, porém, foi conquistada com uma vantagem menor do que apontavam as pesquisas. O levantamento do Ibope da véspera da votação dava 59% dos votos válidos para Maguito e 41% para o candidato do PSD.

7. Vitória

A vantagem que Delegado Pazolini (Republicanos) abriu para se eleger prefeito de Vitória foi maior do que as pesquisas indicavam. Eleito com 58,5% dos votos válidos, viu o adversário João Coser (PT) somar 41,5%.

Segundo o Ibope, em pesquisa divulgada na véspera, no sábado, os candidatos estavam empatados numericamente, com 50% dos votos válidos cada. A margem de erro do levantamento era de 4 pontos percentuais, o que dava um patamar máximo de 54% para cada. No fim, a vantagem de Pazolini foi de 17 pontos percenruais.

8. Belém

Na véspera da eleição, o Ibope apontava vitória relativamente tranquila de Edmilson Rodrigues (Psol), com 58% das intenções de votos válidos, contra 42% do Delegado Federal Eguchi (Patriota).

Neste domingo, Edmilson confirmou a vitória, mas ela foi muito mais apertada do que o Ibope projetava. Ele foi eleito com 51,76% dos votos válidos, enquanto Eguchi ficou com 48,24%, uma diferença inferior a 4%.

9. João Pessoa

Cícero Lucena (PP) foi eleito prefeito de João Pessoa com 53,16% dos votos válidos. Ele venceu a disputa do segundo turno sobre Nilvan Ferreira (MDB), que acabou com 46,84%.

Na véspera, o Ibope apontava vitória de Lucena com 58% dos votos válidos, enquanto Nilvan teria 42%. No fim, o resultado acabou ficando dentro da margem de erro da pesquisa, de 4 pontos percentuais.

10. Teresina

O Ibope no sábado indicava que Dr. Pessoa (MDB) teria uma vitória tranquila em Teresina. Segundo o levantamento, ele tinha 68% das intenções de votos válidos. Já Kleber Montezuma (PSDB) chegava a 32%.

No domingo, o emedebista confirmou a vitória com folga, mas fora da margem de erro da pesquisa de 4 pontos percentuais. Ele somou 62,31% dos votos válidos e Montezuma teve 37,69%. Pela pesquisa, Dr. Pessoa venceria com no mínimo 64%.

Metodologia das pesquisas citadas

São Paulo

  • Sob encomenda da TV Globo e do jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores de São Paulo entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-02990/2020.
  • Sob encomenda da Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 3.047 eleitores de São Paulo entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-02945/2020.

Rio de Janeiro

  • Sob encomenda da TV Globo, o Ibope ouviu 1.204 eleitores do Rio de Janeiro entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-05249/2020.
  • Sob encomenda da Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.786 eleitores do Rio de Janeiro nos dia 27 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RJ-07737/2020.

Porto Alegre

  • Sob encomenda da RBS, o Ibope ouviu 805 eleitores de Porto Alegre entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação RS-05561/2020.

Recife

  • Sob encomenda da TV Globo e do Jornal do Commercio, o Ibope ouviu 1.204 eleitores do Recife entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-02002/2020.
  • Sob encomenda da Folha de S. Paulo e da TV Globo, o Datafolha ouviu 1.760 eleitores do Recife no dia 27 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PE-08731/2020.

Fortaleza

  • Sob encomenda da TV Verdes Mares, o Ibope ouviu 805 eleitores de Fortaleza entre os dias 26 e 27 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação CE-06026/2020.

Goiânia

  • Sob encomenda da TV Anhanguera, o Ibope ouviu 602 eleitores de Goiânia entre os dias 26 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação GO-05266/2020.

Vitória

  • Sob encomenda da TV Gazeta, o Ibope ouviu 602 eleitores de Vitória entre os dias 26 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação ES-00047/2020.

Belém

  • Sob encomenda da TV Liberal, o Ibope ouviu 602 eleitores de Belém entre os dias 26 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PA-05866/2020.

João Pessoa

  • Sob encomenda da TV Cabo Branco, o Ibope ouviu 602 eleitores de João Pessoa entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PB-00983/2020.

Teresina

  • Sob encomenda da TV Rádio Clube de Teresina, o Ibope ouviu 602 eleitores de Teresina entre os dias 26 e 28 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PI-08340/2020.
35 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 35 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Eduardo Carvalho

    ± 2 minutos

    Por que os orgãos de mídia insistem em levar essas pesquisas à serio? É falta de assunto?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Luiz

      ± 2 horas

      Pesquisas claramente mau intencionadas ... não vamos esquecer disso nas próximas eleições

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        F.Neto

        ± 4 horas

        Fake polls.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Rui

          ± 4 horas

          Quem acredita? Jornalismo, urnas, pesquisas, stf, tse,.....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            Josmar José dos Santos Júnior

            ± 5 horas

            Engraçado como o erro é só para o candidato à esquerda na situação... Seria melhor proibir essas pesquisas de uma vez...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              Pedro Zanoni

              ± 5 horas

              o que acontece quando a pesquisa erra muito ??? Só ficam desacreditados ?? daqui a pouco ninguém mais vai querer saber porque eles ERRAM DEMAIS !!!!!!!!!!!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Maxwel de Souza Freitas

                ± 5 horas

                Prezados, a pesquisa do Ibope, bem como a do DataFolha, não são referências há muito tempo. No ES há um instituo de pesquisa sério, o Futura Inteligência, que cravou o resultado. Pela seriedade do trabalho deles, penso que mereciam pelo menos uma citação na matéria.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  marcello r

                  ± 5 horas

                  A extrema imprensa e os institutos de pesquisas cada vez mais desacreditados. Isto é ótimo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Renatoguz

                    ± 5 horas

                    Caso de Polícia.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      Roberto Garcia

                      ± 5 horas

                      Estranhamente o DataFolha acertava com margem de erro pequena e de uns tempos para cá erra em até 10 pontos, além de que certas pesquisas são capciosas o que leva o leitor à erro de dedução. É óbvio que alguma coisa está errada.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Pedro Piccoli

                        ± 6 horas

                        Das 10 capitais, em 9 o levantamento do Ibope apontou uma votação maior do que a real para o candidato da esquerda. Qual a chance disso ser “ao acaso”?????

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • H

                          Hélio

                          ± 6 horas

                          Nenhuma surpresa nos dados apresentados. Acontece com esses institutos de pesquisa o mesmo fenômeno que vemos em nossa extrema imprensa ou mídia podre, caso queiram um nome mais apropriado, Nenhuma credibilidade ! Até quando essa escória irá persistir na tentativa de enganar o povo ?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Ederson Batista

                            ± 6 horas

                            O que chama a atenção é que os erros privilegiam sempre um lado político... Só um otario pra não perceber que os institutos vendem o resultado que os clientes querem.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • O

                              Oirad Ojuara

                              ± 6 horas

                              Não consigo entender como certos institutos de pesquisa ainda estão conseguindo clientes se sempre erram feio nos diagnósticos. Você contrataria uma empresa que sempre erra ao fazer o serviço?!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • M

                                Mauricio M

                                ± 6 horas

                                Certamente! Contrataria para ela ajudar na campanha, induzido eleitores indecisos a votar "em quem está vencendo", ou "no candidato da virada". Bom "negócio"

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz Antonio Benfato

                              ± 7 horas

                              nao tem credebilidade estas pesquisas

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                joão José Augusto Mendes

                                ± 7 horas

                                Mostra claramente que os institutos não sabem montar uma população representativa e nem fazer a pergunta correta. Ou seja, não são confiáveis, ou se vendem para tentar influenciar os eleitores, que sempre tem aqueles que querem votar em quem vai ganhar.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  RAFAEL SCUSSEL MICHELOTTO

                                  ± 11 horas

                                  Duas coisas ficaram claramente provadas: 1- Institutos de pesquisa mal intencionados. 2- urnas 100% confiáveis.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    F.Neto

                                    ± 11 horas

                                    Ibope e Datafolha precisam fazer um alinhamento. Estão puxando muito para a esquerda.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • M

                                      Mauricio M

                                      ± 6 horas

                                      Vc diria que alguém que rouba precisa passar por um "alinhamento". Ou deveria simplesmente ser afastado da sociedade e ficar um tempo na cadeia? Essas empresas não tem credibilidade e deveriam sumir do mercado, mas estão cada dia mais ricas... Ótimo negócio

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JOSMAR PORTUGAL VAZ

                                    ± 12 horas

                                    DataFolha e Ibope torcem para a esquerda ....suas pesquisas são furadas ..

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • M

                                      Marçal

                                      ± 13 horas

                                      Em SP e no RJ, principais centros do país, ambos institutos de pesquisas ficaram bem próximos. Lembrando q amostragem é o que é, uma amostra, não é o todo. Quem não confia em pesquisa eleitoral ou de mercado, tenho a impressão, não confia tbem em urna eletrônica, em vacina, na ONU, OMC OMS, na ciência e nos cientistas, no Soros e Gates pois estes são comunistas q querem o fim do ocidente cristão. Confia no jb e família, no trump e no Olavo, na terra plana, defende a vida e a liberdade das armas e por aí vai... que venha o Iluminismo novamente p trazer a luz.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      3 Respostas
                                      • J

                                        Jeferson de Andrade Santos

                                        ± 9 horas

                                        Tenho a impressão de quem confia em pesquisa eleitoral idônea e urnas eletrônicas invioláveis é o mesmo pessoal que acredita que o socialismo pode dar certo, que o Lula foi condenado sem provas, que a Dilma foi vítima de golpe, que repete #fique em casa e viva a ciência sem apresentar uma evidência científica que justifique, a mesma lógica vale para as máscaras .. é o povo que acredita que se a OMS falou, então é ciência... É o mesmo povo que apoiou os "antifas" Black lives matter" ou qualquer outra hashtag da moda... Mas gado são os outros. Eles são os iluminados. É o povo que crítica Olavo de Carvalho e tem como grande expoente intelectual o Felipe Neto.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        RAFAEL SCUSSEL MICHELOTTO

                                        ± 11 horas

                                        Marçal, tbm acho que as coisa que vc citou são viagens de fanáticos Bolsonaristas (antes que me chamem de esquerdista quero Lula, Boulos e cia no quinto dos infernos). Mas com estes resultados, confrontados com as pesquisas, demonstram claramente má fé destes institutos. Não é possível que tenham errado tanto e sempre para o mesmo lado.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        F.Neto

                                        ± 11 horas

                                        Vc tá maluco. Disseram que a diferença em SP estava dentro da margem de erro e a diferença final foi enorme. Nem em termos qualitativos essas pesquisas servem.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Eduardo P.

                                      ± 13 horas

                                      Em geral erraram um pouco ou muito, em portoalegre por exemplo erraram o vencedor por quase 10 pontps, é muito erro, aposentem datafolha e ibope. Ah, e os erros foram sempre em favor de candidatos de esquerda, uma coincidência...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        F.Neto

                                        ± 14 horas

                                        Ibope e Datafolha deram aquela força para os candidatos de esquerda. E em alguns lugares pode ter inclusive levado à vitória, uma vez que a diferença de votos foi pequena.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • F

                                          F.Neto

                                          ± 14 horas

                                          Não seria o caso dos candidatos derrotados entrarem contra esses institutos de pesquisa, uma vez que está nítida a manipulação e criação de fake poll?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • W

                                        WMVIEIRA

                                        ± 15 horas

                                        Só mentiras, instinto de pesquisa no Brasil.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          Josias Cesar Almeida

                                          ± 15 horas

                                          Erraram feio na maioria dos casos.... Acho que li outra reportagem

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Franendireita Br

                                            ± 15 horas

                                            Gazetinha... isso não é matéria...desculpem mas devia ser publicado como óbvio ululante...pesquisas encomendadas por quem? data foice e globolixo ...que credibilidade têm? Senhor Deus...! Se vocês que, pretensamente, são uma revista de direita não sabem disso, que dirá o resto...! O comentário cabível seria todos os candidatos de direita ou de centro direita foram prejudicados nas pseudo pesquisas...TODOS... quando iam ganhar era por pouco, quando iam perder era por muito....podem olhar os resultados e as pesquisas.... O comentário honesto é: não confiem mais em absolutamente nada que esses **** dizem... simples assim! Tá falado!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • N

                                              Natan Monteiro

                                              ± 15 horas

                                              Ou seja, erraram feio na maioria das pesquisas. Como levar os institutos de pesquisa a sério?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcelo Saba

                                                ± 16 horas

                                                Um gráfico simples poderia ter ilustrado tudo de uma só vez... Fica a dica

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Araucária

                                                  ± 16 horas

                                                  Para surpresa de ninguém os institutos sempre dando uma puxadinha para os queridinhos da extrema imprensa, playboy sem teto em SP, a comunista de Poa, a petista de Recife, o poste dos gomes em fortaleza....naquela tentativa de influenciar o resultado....

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • G

                                                    Gabriel

                                                    ± 15 horas

                                                    Exatamente! Os erros foram todos para o mesmo “lado”..

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                Fim dos comentários.