i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Eleições 2020

O que disseram as urnas: o Psol é o “novo PT”? E Boulos pode se tornar o “novo Lula”?

  • Brasília
  • 30/11/2020 09:06
Boulos - PSOL
Guilherme Boulos sai das eleições com a projeção nacional que pode impulsionar o Psol na política| Foto: Reprodução/Facebook

O Psol conquistou a prefeitura de uma capital no segundo turno das eleições municipais: Belém (PA), com a vitória de Edmilson Rodrigues. E, embora tenha perdido em São Paulo, o desempenho de Guilherme Boulos colocou o Psol na vitrine política do país. O próprio Boulos se tornou um ator mais importante na esquerda brasileira. Ainda assim, não se pode dizer que ele é um "novo Lula" e que o Psol é o "novo PT" – ou seja, o personagem e a sigla em torno da qual a esquerda orbita.

Mas a derrota de Boulos para Bruno Covas (PSDB) estrategicamente pode ser boa para o Psol. Boulos não terá a obrigação de cuidar de São Paulo. "Livre" em 2022, ele poderá ser o cabo eleitoral que puxará votos para candidaturas do Psol de norte a sul do país. E não enfrentará o desgaste natural de administrar a maior cidade do país.

“A derrota de Boulos em São Paulo não é uma derrota, é uma vitória política. Ele era uma pessoa que ninguém dava nada”, diz o sociólogo e cientista político Paulo Baía, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Baía destaca que a candidatura de Boulos em São Paulo ganhou projeção nacional. Ele obteve o apoio, por exemplo, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); dos presidenciáveis do PDT e da Rede em 2018, Ciro Gomes e Marina Silva; e do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). “Em várias cidades, as pessoas declararam apoio ao Boulos. Isso tem um significado para o futuro, sobretudo em um partido como o Psol, que está em processo de afirmação há, pelo menos, 10 anos”, diz o professor da UFRJ.

Apesar disso, Baía alerta que a união de lideranças da esquerda em torno de Boulos em São Paulo não o alça ao posto de alguém que vai unir esse polo político em 2022. “Hoje, nós não temos elemento para dizer isso.” O cientista político aposta que as eleições de 2022 serão muito parecidas com as de 2018, com a pulverização partidária para a disputa de presidente da República. “Os partidos têm projetos [próprios]. Falar em união da esquerda é traçar uma ideia que não existe”, diz Baía.

Primeiro, o Psol tem de se manter vivo

O Psol, como qualquer partido, também tem seu projeto. Para o cientista político Paulo Baía, o grande objetivo do partido para 2022 deve ser eleger deputados federais para evitar sua "extinção" por causa de uma recente mudança na legislação eleitoral.

Em 2017, o Congresso aprovou e o ex-presidente Michel Temer sancionou a Emenda Constitucional (EC) n.º 97, que estabeleceu a chamada cláusula de barreira – instrumento criado para reduzir o número de partidos no país.

Legendas que não alcançarem nas eleições para deputados um determinado desempenho ficarão impossibilitados de receber recursos do Fundo Partidário e terão restrições no acesso ao tempo de rádio e TV.

Para 2022, a exigência é de 2% dos votos válidos para deputado federal ou a eleição de 11 deputados distribuídos em, pelo menos, nove estados. Com base nos resultados da votação para vereador nestas eleições municipais, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) calculou que, dos 33 partidos que lançaram candidaturas, 18 partidos atingiriam 2% dos votos válidos considerando os votos nominais e de legenda. O Psol figura entre os 15 que não alcançariam a meta.

Além da cláusula de desempenho, a EC n.º 97/17 também acabou com as coligações partidárias em eleições proporcionais, ou seja, para vereadores, deputados estaduais e federais. Análises das eleições de 2020 mostram que isso beneficiou os partidos grandes e reduziu o número de vereadores eleitos por siglas médias e pequenas.

“Minha lógica para analisar 2022 está em como os partidos vão se comportar para eleger os deputados federais dentro de um cenário com cláusula de barreira e sem a possibilidade de fazer coligações para deputado federal”, explica. E o Psol hoje é um partido com um grande risco de perder os recursos do Fundo Partidário e ter restrições na propaganda eleitoral de rádio e TV após 2022.

Psol ainda não tem musculatura política

Além da busca pela sobrevivência num projeto próprio, o Psol não tem musculatura partidária para liderar a esquerda no país – por mais que agora tenha em Guilherme Boulos um ator de peso.

No primeiro turno, o partido havia conquistado apenas quatro prefeituras nos mais de 5 mil municípios brasileiros. Foram 100 vereadores. O PT, só para comparar, fez 179 prefeitos no primeiro turno e 2,6 mil vereadores. Levantamento do cientista político Jairo Nicolau mostra que, nas cidades com mais de 500 mil habitantes, o PT foi o partido com o maior percentual de votos. O Psol, apenas o sétimo.

Isso mostra que os petistas dificilmente cederiam sua vaga numa disputa presidencial para o Psol.

E Boulos: é o "novo Lula"?

O cientista político Paulo Baía afirma que também é muito prematuro comparar Boulos com Lula. “Boulos não é o ‘novo Lula’. Ele ainda precisa de alguns testes eleitorais. O Lula, para ser o que ele é, precisou de quatro eleições presidenciais, de 1989 a 2002”, diz o cientista político. “ Mas Boulos está seguindo a trilha do Lula. (...) Boulos e o Psol começam a pavimentar uma trajetória de maior projeção nacional. Sobretudo após ele dizer que não se governa sozinho, que são necessárias alianças e acordos. O Boulos começa a dar uma inflexão do líder sem teto para um político que coloca seu nome para gerir uma cidade como São Paulo, um estado como São Paulo, ou o país.”

Por isso, Baía identifica que o objetivo do Psol e de Boulos deve ser mais voltado em como utilizá-lo como cabo eleitoral em 2022 da própria legenda. “Ele vai ser um símbolo do partido. (...) Boulos vai facilitar uma campanha do Marcelo Freixo, no Rio, vai facilitar a campanha de nomes em São Paulo e em outros estados. Em vários estados veremos nomes que surgirão como deputados que terão o ‘emblema Boulos’ para facilitar suas ações nas bases eleitorais”, aposta o especialista.

O lançamento de Boulos como candidato a presidente da República pode ser uma estratégia para puxar votos em diferentes estados e, assim, superar a cláusula de barreira. Mas, também, pode ser estratégico lançá-lo para o cargo de deputado federal ou governador em São Paulo, para garantir o coeficiente de votos válidos exigidos, diz o cientista político Geraldo Tadeu, coordenador do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia (Cebrad), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Partido terá de acenar ao centro se quiser crescer

Independentemente da escolha, Tadeu acredita que o Psol não poderá abdicar de sua história política na busca de ampliar sua projeção pelo país. “O partido nasceu como um partido de intelectuais, de artistas, de funcionários públicos. É um perfil do grupo que fez nascer o PT, com exceção dos sindicalistas, formado por uma elite intelectual”, explica. Por isso, Tadeu entende que, para atingir suas ambições, a legenda precisará focar centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas (SP), Belo Horizonte, Belém, além das regiões metropolitanas de Porto Alegre e Curitiba.

A estratégia de crescimento e ascensão do Psol passará, inevitavelmente, por uma concentração em áreas onde as pessoas são mais sensíveis ao discurso da legenda e junto ao eleitorado de centro-esquerda. “Não dá para o partido achar que vai ganhar as eleições nos rincões do Brasil e só falando só para o pessoal dele [mais à esquerda]. Tem que falar para o pessoal que vai decidir a eleição [eleitores de centro]”, sustenta Tadeu.

Mas o partido terá de fazer acenas ao centro se quiser crescer mais. O professor cita um estudo do Instituto Datafolha de 2017 que aponta que 30% do eleitorado brasileiro está mais à centro-esquerda e 10% está na esquerda. O Psol, diz Tadeu, está mais à esquerda. E, se deseja desbancar o PT em projeção nacional, vai ter que crescer para o centro. “O próprio Boulos, agora, faz alguns acenos ao centro. Porque é a lógica do processo eleitoral”, explica. Para o seu público atual, entretanto, a estratégia do Psol se mostra bem sucedida.

Dentro do espectro da esquerda, o Psol está, paulatinamente, disputando a hegemonia, afirma Tadeu. Ele cita que, no Rio de Janeiro, nestas eleições a legenda conquistou 11% dos para vereador. A esquerda inteira fez 17% dos votos.

No acumulado deste pleito com as eleições de 2016 e 2012, o Psol passou de 7,5% para quase 11% dos votos para vereador. Enquanto isso, o PT caiu de 7% para 4,4%. O PDT recuou de 4% para 2,3%. “O Psol anda está longe de ser o novo PT, mas vem crescendo e ganhando corpo”, diz Tadeu.

38 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 38 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JOAQUIM DIAS

    ± 0 minutos

    A esquerda tem projetos interessantes, assim como a direita. O problema está no extremismo de uns e outros. Se fosse possível unir a realidade de um e outro lado o Brasil e o mundo teriam muito a ganhar. O que não se concebe são discursos vazios de um e outro como estatização ou privatização absoluta, por exemplo. Não resolve, nunca resolveu. URSS e EUA são exemplos suficientes de que extremismos de um sistema econômico ou outro não dão bons frutos. A União Soviética foi derretida em setenta anos, os Estados Unidos sofreram sérios solavancos em 1929, 1987 (títulos podres) e 2008 com a fantasia hipotecária desmedida. Basta fazer as contas e ver o caminho da conciliação.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Milton Chicoli

      01/12/2020 14:14:48

      As pessoas precisam entender que Boulos não ganhou por si a vaga do segundo turno, mas sim, foi projetado para ela. Estas eleições de São Paulo foram um show de horrores. A impressão que ficou é que os partidos se esforçaram para não ganhar. Muita gente que conheço acabou votando no Boulos para enfraquecer o Covas. Isso é ridículo! O que faltou foram bons candidatos e na falta de qualquer coisa melhor, foi corrida de pangarés e o PSOL acabou encontrando um espaço.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Carlos Costa

        01/12/2020 11:00:07

        O Psol nunca vai ser o novo PT. Agora já existe vacina pra esse vírus que fez o PT crescer.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • J

          João Carlos RIGODANZO

          01/12/2020 19:57:13

          Verdade no grande interior do Brasil ninguém conhece o PSOL por portanto para presidente é outra coisa. PSOL o pra presidente ficará em último. PSOL só em SP E RJ outras partes do Brasil esse partido é nulo

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • J

        Jared280

        01/12/2020 1:00:56

        1Nosso futuro Presidente!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • I

          IvoHM

          01/12/2020 11:47:24

          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • P

        PAULO MARQUES CARVALHO

        30/11/2020 23:58:19

        Boulos fala bem, bom de debate, linguagem popular. É bom ficar de olhos abertos!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • J

          João Carlos RIGODANZO

          01/12/2020 19:57:21

          Vc quer dizer mente bem

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcio Martins Cordeiro

        30/11/2020 22:18:06

        boulos poderá ser comparado ao seu guru lula, mas só no quesito criminal, quando incentiva invasão de propriedade pública e privada, quebradeira, bloqueio de vias públicas para protesto, impedindo as pessoas de se deslocarem. No que diz respeito a ser um grande líder, nem com todo o apoio da mídia comunista interesseira em dinheiro público.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Carvalhaes

          30/11/2020 21:11:50

          Com o apoio da mídia e dos professores da rede pública, “até eu Tadeu”!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            joão José Augusto Mendes

            30/11/2020 20:18:43

            Ninguém viu o recado das urnas, que mostrou que com isso que os partidos apresentaram, foi melhor não votar.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              RUY

              30/11/2020 19:54:02

              Boulos não é o novo Lula. Ele é outro Lula. Não trabalha e politicamente explora a desgraça da população menos protegida, ao invés de lutar por seus eleitores. Farinha do mesmo **** .

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Mendonça

                30/11/2020 19:42:06

                Psol e Boulos são restos da esquerda que morreram domingo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Joaquim

                  30/11/2020 19:23:45

                  A corja da esquerda gastou muito dinheiro pra colocar esse neonazista no segundo turno.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Freitas

                    30/11/2020 19:21:51

                    As urnas claramente disseram: FORA PT e FORA AMIGOS DE MILICIANOS.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • I

                      IvoHM

                      01/12/2020 11:48:54

                      Após o novo emprego do marreco, como ficará a Chapa Parque das Aves?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Daniel M

                    30/11/2020 19:00:19

                    E pra que um novo Lula? Pra nos roubar de novo?

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      F.Neto

                      30/11/2020 18:38:21

                      Boulos é o novo Freixo. Só isso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz

                        30/11/2020 18:20:28

                        Boulos o novo Lula? kkkkkkkkkk só com muita risada enlatada, e, claro, muito ENGOV antes. Ambos são o pior que existe na politica. São hipócritas. Vivem do discurso falso que defende pobres e oprimidos. Que nada. Usam dos desvalidos e mais humildes pra seu projeto de poder. A esquerda é vigarista, vaga bun da em qualquer luga do mundo. Precisa dos idio tas úteis de sempre. S. Paulo e P. Alegre são currais dos vermelhinhos. Mas não levaram. Então são perdedores. E para o bem do Brasil.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulo César de Castro Silveira

                          30/11/2020 17:33:56

                          a conta tá errada. O PT foi um fracasso para vereador. EM dez com segundo turno no estado de SP nao elegeu nenhum vereador. onde elegeu foi só um ou 2 de camaras com um total de 21 vereadores para mais.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Dylan Rees

                            30/11/2020 16:59:20

                            Boulos não é um novo Lula porque não atende a mística de esquerda: ser operario, ser do Nordeste, ser pobre. Marx prometia um profeta como Lula mas nunca um bispo como Boulos. Na nova esquerda identitária fragmentada Boulos pode ter espaço num quadradinho contando que deixe de lado os sem teto ( pobres, sub-operarios, nordestinos).

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • S

                              SERGIO RODRIGUES MARTINS

                              30/11/2020 20:41:02

                              Assino embaixo, saiu dos grandes centros paulista não vota em arruaceiro comunista!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              SERGIO RODRIGUES MARTINS

                              30/11/2020 20:39:54

                              Boulos foi mais votado pela esquerda caviar! Os pobres não querem saber dele!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Armando

                              30/11/2020 18:05:44

                              Boulos teve 1.230.000.hum milhão e 300 mil votos em SP.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • M

                            mezz

                            30/11/2020 16:35:20

                            Lula gourmetizado, supostamente alfabetizado, de origem rica e com todos os dedos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              ALINE DE CARVALHO ABDELNUR

                              30/11/2020 16:02:21

                              Hahahahah. Quero ver ele tentando o governo do estado de SP. Não ganha nunca. Acha que paulista é trouxa? Paulistanos, principalmente a elite acadêmica e de Pinheiros e de "artistas" podem ser. Não vai nem para o 2o turno no estado

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • S

                                SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                30/11/2020 20:41:52

                                "Assino embaixo, saiu dos grandes centros paulista não vota em arruaceiro comunista!"

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Afonso Celso Frega Beraldi

                              30/11/2020 15:54:57

                              Depois Bolsonaro eh que eh radical. Vem um tal de Boulos, terrorista de esquerda, invasor de propriedades publicas e privadas, a chamam isso de "nova esquerda"? Fim dos tempos

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                PEDRO PRIMITIVO GIRARDI

                                30/11/2020 15:40:06

                                KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK...ESSA PIADA FOI BOA...AGORA CONTA A DO PAPAGAIO COM BICO AMARELO...........

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  PastorRosevaldo

                                  30/11/2020 14:27:59

                                  Psol é a velha e conhecida "esquerda caviar" (professores das federais, artistas decadentes, escritores que ninguém lê, jornalistas "ex-petistas" e "ex-comunistas") dando suporte a alguns doidos radicais como esse Boulos que dá a cara pra bater na política da rua. Não irá a lugar nenhum, pela própria natureza... teve um destaque agora por conta das falências da "cosa nostra" petista e do bolsonarismo mais maluco. O que ninguém fala é que juntando abstenções, brancos, nulos etc. a maioria não votou. Tá na hora de acabar com essa tal "obrigatoriedade", criar voto distrital, restringir esses partidos fictícios etc.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • G

                                    gazetaideal

                                    30/11/2020 14:14:05

                                    A CRUZ SAGRADA SEJA MINHA LUZ, NÃO SEJA O DRAGAO O MEU GUIA. RETIRA-TE SATANÁS, NUNCA ME ACONSELHES COISAS VÃS. É MAU O QUE TU ME OFERECES. BEBE TU MESMO O TEU VENENO.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JOSE Z. NETO

                                      30/11/2020 13:55:02

                                      Este é pior que o original. Basta ver as pautas que eles propõem no supremo! Com um governo destes malucos o Brasil viraria um inferno.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        marcelo bergerson

                                        30/11/2020 13:49:30

                                        AH! Vai ter que roubar muito ainda para ser comparado ao sapo original.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marlon Nadal

                                          30/11/2020 13:49:23

                                          Claro. Vai ser preso também!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Diego Matos

                                            30/11/2020 13:26:15

                                            Deus nos livre kkkkkkk

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Emerson

                                              30/11/2020 13:20:37

                                              Os políticos de carreira que se cuidem pois quem olha para o PT de hoje percebe o quanto as coisas mudaram. Se tal "marolinha" continuar teremos uma cartola de surpresas logo ali na frente.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • K

                                                Klin

                                                30/11/2020 12:24:42

                                                Mandando invadir prédios desocupados, não vai a lugar nenhum!. É uma "M-a-r-o-l-i-n-h-a!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • S

                                                  SERGIO RODRIGUES MARTINS

                                                  30/11/2020 20:43:05

                                                  "Assino embaixo, saiu dos grandes centros paulista não vota em arruaceiro comunista!"

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.