Celso Russomanno (Republicanos) em audiência pública na Câmara dos Deputados| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

Atualmente exercendo seu sexto mandato como deputado federal, Celso Russomanno (Republicanos), 64, tenta se tornar prefeito de São Paulo pela terceira vez. Para as eleições de 2020, a chapa foi formada tendo como vice o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, Marcos da Costa. Em 2016, Russomanno ficou em terceiro lugar na disputa pela prefeitura da capital paulista, conquistando 13,6% dos votos válidos (quase 790 mil votos).

CARREGANDO :)

Como deputado, a principal bandeira de Russomanno é pelo direito do consumidor. Além de exercer o mandato na Câmara, o parlamentar também é apresentador de televisão. Em seu currículo, Russomanno tem vários programas policiais. Atualmente, comanda o quadro "Patrulha do Consumidor", na TV Record.

Em 2017, dois delatores do Grupo Odebrecht, Benedicto Barbosa da Silva Júnior e Carlos Armando Paschoal, afirmaram, no âmbito das investigações da Operação Lava Jato, que Russomanno teria recebido R$ 50 mil em recursos não contabilizados, durante a campanha eleitoral de 2010. Ele nega.

Publicidade

Russomanno é casado, tem três filhos e dois netos.